Resultado da pesquisa: O que vocês acham do blog?

As “jovens adultas”, mulheres na faixa dos 18 aos 30 anos, constituem 58% das leitoras do blog. As mulheres da minha faixa etária, 31 a 35 anos, constituem 9%. E as demais, dos 36 aos 45 anos, somam 6%. Depois dessa idade, não leem o blog (ou não quiseram responder). Ou seja, o Dos passos da bailarina realmente é constituído por bailarinas adultas. Já as adolescentes formam 27% das leitoras. Não são maioria, mas representam uma faixa significativa e pensarei em vocês com carinho daqui em diante.

38% começou ou voltou a dançar entre 18 e 25 anos. Somadas àquelas que começaram ou voltaram depois dessa idade, dos 26 aos 45 anos, podemos dizer que 63% das leitoras realmente se aventuraram no mundo do ballet quando já eram mulheres feitas. Mesmo assim, 37% estão na faixa antes dos 18 anos. Como as leitoras dessa idade correspondem a 27%, posso considerar que há quem tenha começado mais nova e continue sendo fiel às sapatilhas. Assim, pensei em outra pergunta importante, que deixarei como enquete daqui uns dias.

O Google é meu amigo, pois me trouxe 40% das leitoras. Outras 26% esbarraram comigo passeando pela internet. Já as companheiras de sapatilha foram responsáveis por 20% das leitoras (e o que estão esperando para me indicar os blogs de vocês?). Os demais – outros blogs, meus blogs, demais sites de busca – somam 9%. Outros meios correspondem a 5% e foram citados: comunidade Ballet Adulto do Orkut, indicação de amiga, indicação de professora e o blog da querida Letícia, o Casa de Catarina.

Foi essa pergunta que me disse algo importante: vocês querem ballet para valer. As informações técnicas correspondem a 18% da preferência, empatada com as informações diversas (filmes, músicas, moda, variedades) sobre ballet clássico. Os relatos das dificuldades em ser uma bailarina adulta corresponde a 16%, o que confere com o alto índice de mulheres que leem o blog. Vocês também adoram um questionamento e uma discussão, 16%. Já as minhas experiências correspondem a 12%. O ballet no palco também não é tão pop, 12%. Cursos então, apenas 5%. A beleza do blog, 3%, o que mostra que realmente nem todas o achavam tão lindo assim. Outro, 2%, e quem também escolheu esse item ou disse que gosta de tudo, ou que gosta dos meus textos (obrigada, meninas!).

Para a minha satisfação, 86% das leitoras disseram que gostam do blog como ele está. As insatisfeitas correspondem a 14% e as críticas, de maneira geral, não foram dirigidas ao blog, mas a minha pessoa. O que disseram: por vezes, que sou bruta; que sou extremamente teimosa e não aceito estar errada às vezes; que demoro para responder as dúvidas; que “às vezes, nos mostrar com defeitos nos torna mais humanas e nos aproxima dos leitores”. Vamos lá: Sim, às vezes eu sou bruta, e muito menos do que deveria. Sim, eu sou teimosa. Agora, volte e me conte quando não assumi o erro e falarei sobre isso publicamente, se quiser. Sim, eu demoro para responder as dúvidas porque eu tenho 31 anos e várias responsabilidades de uma mulher adulta. Já sobre a frase, a autora poderia vir me esclarecer. Concordo, mostrar nossos defeitos não nos aproxima apenas dos leitores, mas das pessoas de maneira geral. Só achei estranho, eu me mostro perfeita aqui no blog? É uma pergunta séria, não uma ironia. E há também uma importante questão: se o problema de alguém em relação a um blog é o autor, não há o que fazer. As demais críticas foram sobre o layout – ele já foi mudado –, assuntos repetitivos (para mim, há assuntos que não se esgotam em um post) e que poderia haver mais repertório. Uma leitora disse que, para ela, o blog é perfeito. E eu só posso te agradecer.

58% das leitoras não acrescentaria nada. Isso me mostrou uma coisa: tenho de pensar bem no que mexer, certo? Às vezes nos focamos em quem critica e não valorizamos quem gosta. Ou seja, para vocês, tudo o que já existia continuará aqui, firme e forte. As demais, 42%, acrescentariam uma porção de coisas. Daria para criar outro blog, sério. Achei importante para perceber o que vocês sentem falta de ler sobre ballet clássico. Eu anotei tudo. Várias coisas passarão a fazer parte de maneira fixa do blog, outras serão esporádicas e aquelas que não poderei suprir, vocês terão indicação de quem pode. Todas podem acalmar as sapatilhas que ninguém ficará em dúvida.

50% das leitoras deram nota 10 ao blog. É mais do que eu poderia esperar, obrigada! 23% deram nota 9. Olha, estamos bem, somando as duas dá 73%, alto índice de aprovação. 18% deram nota 8 e 6% deram nota 7. Ainda mantendo a média para passar (quando fiz faculdade, a média era 7, sem choro). As demais, 3% deram nota 6 ao blog. Estas realmente não estão muito felizes aqui.

Amanhã falarei sobre as novas seções. De maneira geral, só vou acrescentar o que vocês mais sentem falta. Não vou tirar nada. Fiquei feliz que a maioria das leitoras gosta do blog e que estou no caminho certo. Mas ainda assim, ele é aberto para vocês dizerem sempre o que querem, o que gostam, o que não gostam e o que sentem falta. Afinal, o Dos passos da bailarina é feito não apenas para satisfazer o meu desejo de pesquisar e compartilhar sobre ballet. É realizado para as bailarinas que me ajudam a construí-lo a cada dia.

Anúncios

3 comentários sobre “Resultado da pesquisa: O que vocês acham do blog?

  1. Cassinha, PARABÉNS!!!!
    Tá vendo? A pesquisa não mente: NÓS AMAMOS O SEU BLOG (que é um pouco nosso tbm!!)….hahahahaha
    Tô muito feliz pelo resultado, as minhas respostas estão com a maioria, então eu não viajo tanto…rs
    Amo muito poder estar aqui sempre, ler seus posts, que são ótimos!!
    Quanto às critícas, nem se preocupe, foque em quem te admira, e valoriza seu talento com as palavras, e claro, seu amor pelo BALLET!!

    Bjuu

  2. Olá, eu sou sou uma grande fã do seu blog e sou sua seguidora! Agora você está a fazer uma coisa que sempre adorei em blogs: posts diários. O seu blog é espectacular, é dos meus preferidos, e fui das que deu nota 10. Abaixo as insatisfeitas que criticam! kkkkkk Se quiser, passe pelo meu blog, é novo: http://balletdancandoparaoceu.blogspot.com/

  3. Oi Cassia,

    Parabens pelos resultados da pesquisa. Realmente voce esta no caminho certo e o blog eh um sucesso. Em relacao a pergunta “Voce acrescentaria…” eu esqueci de dizer na minha resposta que gostaria de um dia ver um post sobre bailarinos masculinos. Focamos sempre nas bailarinas por ser a nossa natureza e consequentemente podermos compartilhar mais. Mas um post sobre bailarinos seria interessante. Claro que temos as lendas do Ballet como Nureyev, Baryshnikov, Vladimir Vasiliev, Fernando Bujones e grandes coreografos como Bejart, Roland Petit, etc. Mas geralmente sabemos sobre os bailarinos quando fazem par com bailarinas famosas. Temos agora o Ivan Vasiliev do Bolshoi que danca com a Natalia Osipova. O homem so falta voar.

    Outra coisa, adorei seu post de quando voce falou do ballet e a tristeza. Gostaria de ver um post tambem quando tambme o ballet pode usado como exemplos de superacao. Ex. Alicia Alonso. Valeu a dica.

    Em relacao ao resto, voce esta de parabens. Keep going.

    Beijos,

    Juliana

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s