Maquiagem de palco II

Segundo post da série, o que é necessário para realizar uma maquiagem básica de palco. Nesse caso, eu dividi os produtos em básicos (pincéis, primer, base, corretivo, sombra, rímel, blush e batom), adicionais (iluminador, pó bronzeador e pó facial) e opcionais (delineador e cílios postiços).

Pincéis
Pincéis de qualidade fazem uma grande diferença no resultado. Não é necessário comprar um kit completo. Para mim, o coringa é o duo fiber, pois funciona para aplicar base (seja líquida, cremosa ou em mousse), blush, pó bronzeador e iluminador. Basta limpar com um lenço umedecido entre um uso e outro. Se quiser mais pincéis, compre de blush, pó e sombra arredondado. Os demais, só se você virar fã de maquiagem.

Primer ou pré-base
Conhece aquela história de passar gelo no rosto para fechar os poros? Esqueça. Use um primer, produto específico para diminuir os poros, uniformizar a pele e fazer a maquiagem durar mais. (Quem ainda insiste que é bacana passar gelo no rosto antes da maquiagem, um post da maquiadora Vanessa Rozan sobre o assunto, aqui.)

Base
Há vários tipos, mas as bases mais comuns são as líquidas, cremosas, em mousse e em pó. Para escolher, leve em consideração o seu tipo de pele, a sua necessidade e a sua preferência. Eu tenho a pele oleosa, preciso de um produto que diminua essa oleosidade e prefiro base líquida, por exemplo. Sobre a cor, não experimente passando o produto no dorso da sua mão, mas no seu rosto. (Para aprender como escolher o tom da base, um vídeo do maquiador Sadi Consati, aqui.)

Corretivo
O corretivo serve para camuflar as olheiras e as demais manchas do rosto. Use no tom da sua pele, caso contrário, você ganhará duas manchas mais claras logo abaixo dos olhos. (Para ter uma aula sobre corretivo com a Vanessa Rozan, aqui.)

Sombra
Eu não acho legal inexperiente em maquiagem usar três cores e olho esfumado, porque em vez de um olho bem-feito terá um borrão. Sou a favor de uma única sombra aplicada corretamente em toda a pálpebra móvel (essa parte do seu olho que se mexe quando você o fecha). Para definir a cor, siga as orientações da sua professora. Se nada for estipulado, escolha um tom do seu figurino ou uma sombra bege iluminadora. Mesmo assim está com medo de errar? Use sombra marrom e seja feliz.

Rímel
Ou máscara de cílios. Use na cor preta para dar aquela dramaticidade necessária. Não precisa ser à prova d’água, que depois é um tormento para tirar. Estamos falando com aquelas pessoas que sequer têm demaquilante específico para a área dos olhos, lembram?

Blush
Em pó, creme, líquido, mousse e stick, tem para todos os gostos. A cor depende do seu tom de pele. Na dúvida, fique com o blush cor-de-rosa em pó. Tons fechados para as peles mais escuras e abertos para as mais claras. Fácil! (Uma aula sobre blush rosa, com a editora de beleza Vic Ceridono, aqui e aqui.)

Batom
Escolha uma cor que combine com o restante da maquiagem e com o que você irá dançar. Batom vermelho apenas se sua professora indicar ou você fizer uma personagem mais forte, como Odile. Novamente em dúvida? Rosa e coral e seus diversos tons. Algum ficará bem em você.

Iluminador
Eu sou uma fã confessa de iluminador. É o detalhe, ninguém o vê e faz toda a diferença. Aplique nas têmporas e no canto externo da sobrancelha. (Para aprender mais sobre ele, post da Vic Ceridono, aqui.)

Pó bronzeador
Também chamado de bronzer. Não é fundamental, mas também faz diferença. É utilizado para dar um ar bronzeado (dã!) ou para corrigir alguns detalhes do rosto, como dar a impressão de rosto mais magro ou nariz menor, por exemplo. (Para aprender como afinar o rosto com o Sadi Consati, aqui.)

Pó facial
Só no final? Sim. Ao contrário do senso comum, ele deve ser passado depois da maquiagem pronta. É uma espécie de “selador” da maquiagem. Pode ser compacto ou solto, você escolhe. (Aprendi no blog da Vanessa Rozan há bastante tempo e não encontrei o post.)

Não se esqueça
A sobrancelha é uma moldura para os seus olhos. Se não sabe como desenhá-las, tire apenas o excesso de pelos ao seu redor. Só. Não invente moda, nem faça como eu que uma vez tirei metade da sobrancelha esquerda porque me empolguei!

O que todo mundo adora e eu não

Delineador
Eu acho que é um produto para especialistas no assunto. É raro encontrar quem tenha experiência e mão firme o suficiente para fazer um traço bem-feito. Se realmente tiver de usar e não sabe como, substitua pelo lápis preto. Ou você acha que alguém da plateia vai notar a diferença? (Se mesmo assim você quer aprender, a Vanessa Rozan ensina aqui.)

Cílios postiços
Para quem gosta, pode usar sem medo. É seguro e fica lindo, mas eu tenho verdadeiro pavor disso nos meus olhos. Já tentei usar e não consegui. Podem usar todos os argumentos possíveis, mas não dá. (Para aprender a colocar, a Vic Ceridono ensina aqui.)

Para finalizar
Depois da apresentação, hora de tirar a maquiagem. Use um bom demaquilante ou lave o rosto com xampu Johnson’s.

Próximo post: Indicação de produtos bons e baratos.

Anúncios

4 comentários sobre “Maquiagem de palco II

  1. Oi Cassia eu também adoro maquiagem e gostaria de saber se você indica algumas marcas de cílios postiços ???

  2. Adorei, Cássia! Dos produtos que você falou os únicos que eu não uso são Iluminador e Pó bronzeador, mas quero aprender a usar, vou ler os links que você deixou, mas vou esperar pra comprar depois do próximo post! hehe Cílios postiços também não gosto, sempre achei meus cílios grandes demais, usando só rímel já fica bom.
    As dicas estão ótimas, vou fazer uns testes!! hehe Beijos

  3. Estou amando!! sua postagem sobre Maquiagem de palco!! e RElembrando meus tempos de Apresentação, que eu sai pra lá e pra cá com uma malinha da maquiagem da angélica XD’

    o Post está Maravilhoso!!

    Parabéns!

    Beijos

    Su.

  4. Olá, Bom Dia !

    Ainda não tive tempo, mas vou ler com toda a atenção, muito provavelmente imprimir e partilhar com as minhas colegas de Ballet, devidamente identificado como seu.

    beijinhos :)

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s