Maquiagem de palco I

Uma leitora pediu para eu falar sobre o assunto e percebi que um post não seria suficiente. Acabei dividindo em cinco posts: a minha visão do assunto, o que é necessário para fazer uma maquiagem básica de palco, indicação de produtos bons e baratos, exemplos de maquiagem e fontes de consulta.

É fácil encontrar material sobre o assunto. O difícil é conseguir realizar tudo o que é proposto. Por quê? Porque existem vários níveis de conhecimento sobre maquiagem. Uma coisa é a bailarina profissional que pisa em um palco, no mínimo, duas vezes na semana. Outra é a bailarina estudante que se apresenta apenas no final do ano.

Sendo assim, acho um despropósito dizer que temos de fazer um olho com três sombras, delineador, cílios postiços e iluminador, por exemplo. E em um contexto fora do comum: dez meninas em um camarim pequeno disputando um único espelho, além do nervosismo normal pela própria situação. Tem de ser ninja para ficar impecável.

Podem discordar à vontade, mas salvo nos casos de personagens específicas, a maquiagem é um complemento do figurino e o seu objetivo é nos deixar lindas. E isso não acontece com uma maquiagem malfeita.

A maquiagem de palco entrou na minha vida antes da maquiagem diária. Hoje eu saio de casa maquiada (corretivo, blush e rímel sempre), mas antes eu não sabia nada. E fui bem enrolada quando precisei comprar produtos para me apresentar pela primeira vez.

Antes da dança, eu só conhecia maquiagem de teatro. Nesse caso, a ideia é outra, tudo depende da sua personagem. Além disso, cada ator tem a sua maleta e é responsável por ela. E por que cada bailarina não tem a sua? É comum na dança todo mundo compartilhar maquiagem. Disciplina também tem de existir nesse caso.

Outro ponto importante: acho desnecessário gastar tanto dinheiro em maquiagem se a pessoa usar apenas uma vez por ano. Se você ama maquiagem, invista naquilo que usará sempre. Caso contrário, compre produtos de qualidade sem gastar muito. “Ah, Cássia, mas eu sou rica e quero comprar tudo do melhor!” Gastar muito no que ficará encostado faz de você uma pessoa rica, mas nada inteligente.

Resumindo, acho que maquiagem de palco para estudantes deve ser fácil de fazer, reluzir no palco e com produtos bons e baratos. Dá para ser assim? Dá.

Próximo post: O que é necessário para fazer uma maquiagem básica de palco.

Anúncios

8 comentários sobre “Maquiagem de palco I

  1. Tenho um grupo de Ginástica Artística e caio nessa que vc falou que a maquiagem tem que ser boa e barata e tbm é compartilhada pelo grupo (acaba rápido) mas ainda não descobri uma marca que fique bonito e seja de fácil aplicação pois temos sempre pouco tempo para a maquiagem do grupo. O que vc indicaria? (privanni_sports@yahoo.com.br – http://tiladetudoumpouco.blogspot.com.br)
    Obrigada

  2. Oii Cássia!

    Eu adoro maquiagem… e não é de se admirar que eu seja maquiadora (: trabalho nesse ramo desde 17 anos, porque minha mãe é esteticista… aí já viu né, peguie jeito pela coisa…
    mas as maquiagens que eu faço são em suma as sociais, aí uso Catherine Hill, MAC, Urban Decay , Mary Kay e outras marcas. Mas sei que pra maquigem artística tem que usar aquelas maquiagens mais pesadas, com mais brilho, aí , nem me meto a maquiar…
    oehoohehoeohoe

    Mas acredito que dá sim pra fazer maquiagens lindas com maquiagem comum… já maquiei pra desfiles, mas pra apresentação de dança, nunca!

    Vai ser óoootimo aprender!
    beijos ;**

  3. AAAAAHHH! Agora falamos do que mais gosto MAQUIAGEM!!
    Gostaria de fazer como adendo as moças bailarinas que leem aqui que o demaquilante bifásico da Vult também é ÓTiMO e custa no máximo 15 reais. Recomendo também , principalmente pra quem é de São Paulo os pincéis Klass Vough, eles tem kit inteiros de viagem que vem com 5 ou 6 bons pincéis e sai por uma média de 50 reais, tem na liberdade, só não sei se é na Ikesaki , na Audrey ou na Ludovicus, ams como todas ficam pertinho uma da outra vale a visita… meninas lá é o paraíso das makes!

    Beijos Cassia e parabéns por tudo o blog continua o máximo!

  4. Ah, eu adoro maquiagem! E venho melhorando. A minha última me deu bastante orgulho! Mas os produtos tem que ser bons, porque sombra fraca, do palco, ninguém vê… E aí que fica caro rs

    Beijo beijo!

  5. Muito bom esse primeiro post e adorei que você vai falar sobre isso, Cássia! Eu adooro maquiagem, uso todos os dias e também consigo fazer algo mais elaborado para sair, mas não tenho a menor ideia de como deve ser uma maquiagem de palco, até porque nunca me apresentei. Vou adorar aprender e testar tudo que você postar aqui! haha Beijos

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s