Um pequeno cuidado

Com exceção da época em que eu usava uniforme, nos outros lugares não era raro eu encontrar alguma bailarina fazendo aula sem meia-calça. Eu mesma já fiz várias vezes, inclusive na minha primeira aula de ponta. E nem falo das perneiras e polainas, mais raras ainda.

Em contraponto, sempre vi bailarinas profissionais com meias, perneiras ou polainas. Na minha cabeça, era porque elas trabalham basicamente em países onde há baixas temperaturas. Até o dia em que assisti ao documentário do Royal em Cuba, e lá estava Tamara Rojo totalmente coberta durante os ensaios. Só então percebi que não é raro a minha professora usar perneira mesmo no verão.

Pronto, aprendi a lição: as meias, perneiras e polainas são imprescindíveis para manter as pernas aquecidas e evitar lesões.

Parece óbvio? Pelo número de bailarinas que não se atém a isso, com certeza não é…

Foto: ©Daria Klimentova. Tamara Rojo ensaiando no Royal Ballet.

Daqui em diante, aulas só usando meia-calça. Polainas ou perneiras nas aulas mais puxadas. Um descuido, que parece uma bobagem, uma lesão séria depois e lá se vai muito tempo de tratamento e recuperação. É sempre melhor se cuidar.

Anúncios

14 comentários sobre “Um pequeno cuidado

  1. Tb acho a meia indispensavel. Nao consigo fazer aulas sem. Agora as polainas e perneiras tb achava q eram por conta do frio… ms ficam lindas!

  2. polaina e perneira eu uso de vez em quando, mas meia calça…Deus do céu! não vivo sem, acho que nunca conseguiria fazer aula sem o uniforme tradicional mesmo, só collant, meia calça e sapatilha, no máximo uma saia…

  3. Nossa que legal, vou comentar isso com minha professora, eu acho tão lindo, quando puder vou comprar uma sim, é um charme, além de fazer bem rs ^^

  4. Cássia, vc fez uma bela descoberta. Minhas alunas usam meias calça sempre, nesse verão abri um excessão pra elas e as deixei fazer aulas sem a meia. Como ficaram felizes……..tava muito quente, aulas as 5 da tarde com horário de verão e tb as aulas no inicio não são puxadas, por isso deixei.

    Mas…

    Não deixei de ensinar isso que vc aprendeu………………faz parte do trabalho do ballet……………….e o que a Carol falou é verdade, elas se sentem desprotegidas na hora do alongamento sem as meias…………e ai perceberam a importancia da meia, ela tem um porquê.

    Vivenciando e aprendendo :)

  5. Nao sei se é assim mas pq bailarinos homens nao ficam na ponta? E se ficam pq nao é com tanta frequencia igual as mulheres?

    Adoro seu blog, sabia q ele fez minha mae entender q nao sou velha demais para o ballet…tenho 15 anos e sempre quis fazer, penso igual vc, nem toda bailarina tem q ser profissional, pode ser so uma atividade.

    Beijo Flor!

  6. Nossa é verdade.
    Eu nem dava tanta impotância pra isso,achava que era só pra gente ficar mais bonita nas aulas,mas depois que vi o quão necessário é a meia,as perneiras e polainas,já adotei o uso.
    Além da beleza a gente fica sempre aquecida mesmo estando parada e olha que até fica mais fácil de treinar.

    Bjs*

  7. Cássia,

    quando eu faço aula sem meia uso sempre legging e agora vou passar a usar polainas também. Uma única vez inventei de participar de um ensaio sem meia-calça e shorts e foi suficiente pra nunca mais repetir a dose, me senti horrível.

    Bjs

  8. Bom, eu não gosto de fazer aula sem meias! Pra fazer barra é ruim, sem falar que aparece todas as celulites hahaha E também você se sente melhor pra alongar… Acho que ninguém deveria fazer sem meia. Mesmo no calor do Rio, eu uso. As vezes, só rasgo no pé pra poder levantá-las até a canela, algo assim…

    Polainas eu nunca usei. Aqui realmente faz muito calor, então, nem sei se meu corpo pediria, sentiria necessidade. Talvez quando eu estiver dançando e ensaiando muito mais…

    Beijo!!

  9. Oi Cássia,

    Nossa, nem consigo me imaginar indo pro ballet sem a minha meia rosa linda…rs
    E sobre a perneira e polainas, achava que era só pro inverno, que também não vejo a hora de começar, só pra poder usar (comecei o ballet em outubro passado, e ainda não usei).
    Mas acho o uniforme da bailarina, essencial, e um charme só!!!

    Bjuu

  10. Cássia,
    não sabia disso, mas acho que faz todo sentido. Não faço aula de perneira (a não ser quando começa a esfriar), mas nunca fiz aula sem meia calça. Costumo carregar perneiras na mala qualquer dia, para usar na hora de escorregar na barra (acho que incomoda muito fazer sem).
    Não tenho uniforme, mas busco usar os itens básicos pelo menos…
    Beijos
    lelê

    PS> tb não gostei da atriz do Amor nos tempos do cólera. Meu noivo até comentou que a maquiagem ficou péssima, visto que usaram a mesma atriz para todas as fases. Ela com 70 e poucos anos, estava mais para 40 e poucos com o cabelo bem grisalho… rs.

  11. Na minha classe faço a aula inteira com meia-calça e perneira. Uma perneira mais fina nos dias quentes, uma de malha grossa no inverno.
    Mas tenho colegas que apenas usam a perneira durante os exercícios de barra.
    Assim, como os casaquinhos, que uso durante toda a aula, e as colegas quando passamos da barra para o centro, retiram.

    1. Patrícia, eu já falei que tenho vontade de ir morar em Portugal e fazer aula na sua turma? Hehehe. Só fico imaginando uma sala cheia de bailarinas estilosas. Eu também quero fazer aula assim!

      Beijos.

  12. Ana, se a meia-calça pinica, já pensou numa polaina? Usar legging em vez de short, polaina em vez de meia, assim você ficará protegida sem ficar agoniada. =)

    Beijos.

  13. Já fiz aula sem meia, e confesso que com o calor atípico que está fazendo por aqui dá uma vontade imensa de fazer aulas sem meias, até porque agora até as de suplex me pinicam, é um incomodo. Enfim, vou me a ter a isso e quando sentir o incomodo da meia vou lembrar que uma lesão é muito pior. :)

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s