Janelas e sapatilhas

Não lembro quando assisti ao filme Fale com ela, mas sem dúvida foi antes de começar no ballet. É um dos meus preferidos, por mil motivos. A propósito, o filme começa com Pina Bausch no palco, no espetáculo Cafe Müller, e dois homens emocionados na plateia. E isso é apenas o começo…

O meu comentário é por outro motivo: a bailarina da história, Alicia, faz aulas numa sala incrível. Lembro do meu encantamento nas cenas em que a vemos diante de uma grande janela. Isso ficou no meu imaginário: escolas de ballet precisam de janelas e vidraças imensas.

Foto: Cena do filme Fale com ela

A minha primeira escola era numa casa adaptada. A barra ficava exatamente logo abaixo das janelas. Lembro de volta e meia olhar para o lado e perceber os olhares encantados das pessoas que passavam.

Foto: Stanislav Belyaevsky. Vaganova Ballet Academy. Olhem essa janela!

Na segunda, não era bem uma janela, mas uma vidraça. Fica numa esquina e eu sequer precisava parar e olhar o que estava acontecendo. Víamos tudo, sempre. Eu adorava ver o bairro no seu ritmo normal enquanto fazíamos nossos pliés.

Então, dia desses, eu encontrei esta foto.

Foto: Experience Parisienne. Chicago Ballet.

Meu coração amoleceu.

Anúncios

16 comentários sobre “Janelas e sapatilhas

  1. Eu SEMPRE quis fazer aula em uma sala com uma janela ENOOOOORME, tipo muito grande, acho que é pela sensação de fazer um grand jeté e ver a paisagem lá embaixo, é como se estivesse voando…..
    Espero que um dia minha prof mude a escola pra um lugar maior com uma janela imensa…
    Kkkkk, bjinhos.

  2. kkkk – Onde eu faço Ballet é no subterraneo e meio escuro e abafado não tem janelas mais é uma sala boa e bem espaçosa !

  3. Nossa, quando li seus comentários sobre a janela, achei especial… eu sempre passo por uma academia de ballet, já ha muitos anos, e toda vez fico olhando lá pra cima, para ver os bailarinos, acho lindo, tem algo que me encanta…
    Bjs,
    Carol.

  4. Oi..
    Cassia…
    Eu faço no SENAC….
    pode deixa irei aproveitar o maximo a escola !!!!
    Gosto de muito de lá….
    espero ficar bastante tempo…
    Você podia fazer uma visita…. matar as saudades
    ou fazer curso de ferias….!!!

    Fiquei sabendo essa semana….
    Curso de ferias !!! em janeiro…
    Até dia 12 sai os horarios, os cursos….ai coloco na comu !!!!

    Bem…. mesmo vc não tento janelas ….
    ainda sim é emocionante, digo o mesmo a vc…
    Aproveite ao maximo…!!!

    bjs..^^

  5. Tb sou apaixonada por janelas imensas, deve ser uma delícia fazer aulas em sala assim. Sempre quis fazer aula em um lugar assim, onde já fiz aula e onde faço atualmente não tem, pena. Beijuus

  6. Brenda, então, o que você está esperando para começar? ;)

    *

    Carol, a minha sala atual também não tem. E Fale com ela é belíssimo! Mas não é um filme sobre dança, mesmo estando inserida no contexto do filme.

    *

    Dumay, talvez seja isso mesmo, um convite nosso a essas pessoas. Adorei o seu comentário.

    *

    Thaís, Fale com ela é um dos meus filmes preferidos há bastante tempo. Não apenas pelo Almodóvar, mas pelo o que me diz cada vez que assisto. Há muito mais bailarinas apaixonadas por janelas imensas do que você imagina… É só pensar que elas existem em quase toda companhia de ballet. ;) E, nossa, a sua escola deve ser linda! Porque, realmente, uma janela imensa assim faz toda a diferença.

    *

    Patrícia, nem poderia trocar a sua pelas minhas… Quem quer trocar sou eu! Hehehe. Eu já queria ir para Portugal por causa do frio, agora você conta sobre a sua sala com as janelas, as árvores enormes, o piano… Ai ai.

    *

    Leticia, é mesmo, para você é um duplo encanto! E você consegue escutar as músicas da sua garagem? Mas que encantador isso, eu adorei. :D

    *

    Tays, a minha mãe fez curso de enfermagem e passaram esse filme na aula também, e pelo mesmo motivo, mostrar a conduta do enfermeiro. Será que é o mesmo lugar? E, sim, você acertou: você está onde eu estava! Hehehe. As pessoas ficam mesmo olhando, não é? Preste atenção que, do outro lado da rua, volte e meia alguém fica plantado assistindo à aula. Uma vez, nós nos juntamos e ficamos dando tchau para quem passava. Eu estudei lá um ano e meio. Aproveite bastante a escola, viu?! Além de ser excelente, o “clima” em si é muito bacana. Eu sinto saudade de lá!

    *

    Suelen, você tem a vista de um jardim e ainda faz os exercícios de barra de frente para o vidro! Deve ser lindo!

    *

    Ana, prédios antigos são realmente lindos. Mas será que não dá para pintar essa mureta? Fazer um grafite incrível? Tudo bem, não é a mesma visão de uma cidade vista de cima, de um jardim, de árvores, mas mesmo assim ficaria muito legal.

    Beijos.

  7. Tenho paixão por janelas e vidraças! Principalmente se for em lugares altos, adoro olhar a paisagem de cima hehehe.
    Na escola onde faço ballet a barra fica logo abaixo da janela também, o problema é que não tem vista nenhuma, já que as janelas ficam em frente a uma mureta. A construção é antiga, fica prócimo ao centro histórico da cidade, provavelmente não se pode ,mexer na faxada do prédio. Porém, mesmo que desse pra ver alguma coisa a visão não ia ser lá muito bonita, infelizmente essa parte da cidade anda meio descuidada, o que acho uma pena porque adoro todos aqueles prédios antigos.

  8. Lindo….lindo…lindo!!!!
    Faço ballet em um clube….e nossa sala fica de frente para o jardim da piscina….e faço os exercícios de barra na parede de vidro….é lindo com todo aquele verde de fundo!!!!
    Beijos meninas!

  9. Oi..Cassia…

    Primeiro….eu vi esse filme semana passada na aula no curso Enfermagem….me apaixonei….
    pela vidraça…kkkk…. filme emocionante…

    E todos na sala…. falando “Olha a Tays fazendo ballet” rsrsrs….

    Que coincidência… (1)
    O filme foi passado, para mostrar a conduta dos técnico de enfermagem (dos profissionais da saúde) no hospital….

    Sobre a Janela….

    Que coincidência… (2)

    Onde eu faço ballet tbm tem uma vidraça para a rua…
    e andei lendo uns topico antigos da comu de ballet adulto….

    Que coincidência… (3)

    Eu faço ballet ..onde você fez… “sua segunda escola”

    Resumindo…..

    AMO JANELA……

    as pessoas ficam olhando, com cara de…” Olha uma bailarina”

    e também….pq fica uma sensação emocionante, enquando faço plié fico olhando para a janela, tudo fica mais leve !!!

    Bjs…^^ LINDO POST !!!

  10. Como arquiteta, adoro “me relacionar” com a cidade, as ruas e tudo mais. A primeira escola que frequentei (foram só 3 meses) tinha uma janela imensa… era ótimo fazer a aula com a brisa entrando. A atual, não tem janelas para a cidade, é uma casa adaptada, mas com janelas pequenas… pena.
    Passo por uma escola, que é do lado da minha “futura casa”, com janelas imensas. Tem um farol demoradíssimo na frente da escola… eu sou a única motorista que não se incomoda de ficar parada no farol… fico escutando a música e vendo as aulas! Amo! Melhor de tudo é que consigo escutar todas as músicas da garagem. É inspirador!
    Beijos
    lelê

  11. A minha sala de aula tem janelas corridas em duas das paredes… quanto às vistas nada tem a ver com as descritas aqui, pois o edifício é rodeado de árvores enormes (Plâtanos), o que a torna lindíssima quer de inverno, quer na primavera.
    No bom tempo é uma imagem de frescura, no inverno o som das chuva e do vento nas folhas mistura-se com a música do piano.
    Acho que não troco pelas suas, querida Cássia ;)

    beijnhos

    ps: depois de duas semanas sem ballet…. acho que hoje vão ter de me arrastar de lá :D

  12. Primeiro: Fale com Ela é um dos meus filmes prediletos! Simplesmente AMO Almodóvar!

    Segundo: Pensei que só eu fosse apaixonada por salas de aula com janelas enormes. Que bom saber que várias bailarinas compartilham do mesmo sentimento!

    Terceiro: Minha sala de aula hoje é muito muito parecida com essa aí do Chicago Ballet. Só tira Chigado e coloca São Paulo na paisagem. E diria mais: foi um dos principais motivos pelo qual escolhi minha escola.

    Beijão, Cassinha!

  13. A minha sala fica num terraço com uma janela enorme!

    Como estão construindo prédios ao lado, os trabalhadores param e ficam olhando.

    Fico imaginando o que aquele monte de pedreiro deve ficar pensando, se acham bonito ou se simplesmente não entendem.

    Mas nós, aspirantes a bailarinas, ficamos até com um certo orgulho de poder parar pessoas em seus afazeres e assim, silenciosamente, no ritmo dos pés e das sapatilhas, convidá-las a entrar num mundo de cor, forma e som.

  14. Lindooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Inspirador esse seu post.

    Sempre me imaginei fazendo aulas de ballet em grandes salões com barras em enormes janelas.
    É até mais motivadora e encantedora a aula.Parece que estamos naqueles grandes teatros de ópera e ballet.Faz com que a gente se sinta uma bailarina muito importante.
    É como nos filmes de dança.

    Toda bailarina ama salas de aula assim.

    Muito lindas as fotos
    Fiquei*** E*N*C*A*N*T*A*D*A***!!!!!!!!

    Até outro post.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s