As fadas da Bela Adormecida

Primeiro, eu me interessei por uma das variações da própria Bela Adormecida. Depois, me apaixonei pela Variação da Fada Lilás, até conhecer o Conjunto das Fadas e as variações de cada uma. Agora eu nem presto mais atenção na Aurora.

São seis fadas e as variações aparecem nesta sequência:

Candide – Fada da Pureza
Migué – Fada do Encanto (também conhecida como Fleur de Farine)
Miolo de Pão – Fada da Fartura
Canário – Fada da Alegria
Violente – Fada da Energia (também conhecida como Fada dos Dedos)
Lilás – Fada da Sabedoria

Os nomes mudam de uma pesquisa para outra, então, se alguém souber as diferenças, é só comentar.

Os vídeos são de duas versões realizadas pelo Royal Ballet, em 1994 e 2006. Das variações, eu quero dançar, na ordem: Migué, Miolo de Pão, Violente, Canário e Lilás. Essa última, só quando eu for livre-docente em ballet clássico, é muito difícil. Já a Candide não entra na lista porque não sou fã da coreografia.

Variações das Fadas, 1994.

Variações das Fadas, 2006.

Anúncios

25 comentários sobre “As fadas da Bela Adormecida

  1. Cássia, eu não entendo o “porquê” das fadas das pedras preciosas! Ainda não assisti o ballet inteiro, mas não entendo de onde elas surgem! Eu sei que é no 3º ato, onde todos se reúnem para comemorar o casamento de Aurora (inclusive personagens de outros contos), mas de que conto elas são? A única coisa que descobri foi o nome delas: Ouro, Safira, Prata e Diamante! Estou totalmente apaixonada por esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=E8O5ulysjlU

  2. oie!!! lembra que me sugeriu a variaçao do passaro azul? eu comecei a ensaiar e ficou muito lindinha!!! obrigada pela ajuda!!! beijinhos

  3. queria saber… você conhece alguma variaçao “fofinha” que possa ser adaptada à meia ponta? ou alguma fácil na ponta? é que eu acabei de começar na sapatilha de ponta e preciso aprender uma variaçao em um mês. se puder me ajudar…comente :D beijinhos

    1. Izzy, um mês de ponta não é tempo suficiente para dançar uma variação, hein?! Ainda mais em um mês. Se for na meia-ponta, será melhor. Procure pela Variação do Pássaro Azul, de A Bela Adormecida.

      Grande beijo.

  4. Ah !! Essas fadas são a minha paixão !! Atualmente estou dançando a fada lilás e a aurora( em dias alternados) só que eu danço a variação da fada lilás do kirov, que é tecnicamente um pouco mais fácil . Amo todas as fadas, cada uma tem seu estilo próprio. Para te falar a verdade eu gosto mais de fazer a fada lilás do que a própria aurora, por que o que seria dela se não fosse a fada lilás neh ?? kk um beijo :*

  5. Ana, mas se é uma companhia profissional, podem vir várias elencos, né? Tem de manter a qualidade, como você bem disse, não justifica.

    *

    Júlia, é que cada companhia, no fim das contas, acabam fazendo a sua interpretação do ballet. Daí, sabe-se lá, alguém decidi picotar o que quer. E não precisa chorar, elas têm direito de achar chato. Há pessoas que amam futebol, por exemplo, e eu cochilo nos primeiros 15 minutos.

    *

    É mesmo, vocês duas não conseguem ficar quietas, vou montar um fórum só para vocês falarem sempre, hehehehe.

    Beijos.

  6. Olha, eu não sei porque elees ‘picotaram’ as fadinhas! Eu sei que eu as acho uma das coisas mais graciosas que A Bela Adormecida tem para oferecer e fui ansiosa em ve-las!
    Também não consigo ficar quieta Ana. Assim que vi que era uma cia russa pensei ‘Oh, vamos ver de perto qual a mágica tão misteriosa que o ballet russo tem’
    As mães das meninas que foram comigo (e grande parte das meninas também) sairam dizendo que o ballet era chato e tudo o mais, já estava me dando vontade de chorar!! haha
    beijocas!

  7. Hum, acho que o que atrapalhou um pouco a atuação dos bailarinos foi que eles vieram apresentar dois espetáculos com o mesmo elenco. Os bailarinos principais se revezavam nos papéis, então eu não sei se a fada Lilás que dançou aqui em Curitiba é a mesma que dançou em outras cidades. Porém, não justifica a péssima atuação. Aqui o cenário chegou a falhar no meio da apresentação.
    Bem, essa companhia perdeu a credibilidade pra mim, infelizmente, e não só comigo, pois as críticas dos jornais locais foram bem severas.
    Eu já tinha comentado a respeito, mas resolvi complementar. Não aguento ficar quieta hehehe.

  8. Júlia, a Ana assistiu em Curitiba. E como assim eles pularam a variação das fadas? Não importa a procedência da companhia, é preciso ter muito cuidado para “picotar” um repertório dessa forma. E você pode julgar sim! Não apenas como bailarina, mas como espectadora. Você saiu da sua casa, pagou pelo espetáculo, ficou quase duas horas no teatro, tem o direito de dizer o que achou, certo? ;)

    Beijos.

  9. Agora que eu vi um comentário sobre a atuação do Grand Moscow Classical Ballet em A Bela Adormecida na sua turnê pelo Brasil resolvi comentar também
    Não sei onde a Ana viu o ballet, mas na cidade onde eu vi, em POA/RS eu achei o seguinte: a fada lilás era muuuito mais linhuda e elegante do que a aurora (Marina Rzhanikova)- aliás, se alguém souber o nome dessa fada lilás e pudesse falar haha eu to atrás de saber quem é ela desde que vi o espetáculo! Tiveram pontos muito fortes na montagem, o casal de pássaro azul (que literalmente voava no palco!) e princesa florine, uma das valsas mais lindas que já vi nesse ballet, a adição de mais um dos personagens dos contos encantados e a atuação de carabosse; por outro lado achei algumas coisas imperdoáveis, como: pular o prólogo e começar a apresentação do adágio da rosa o que implicou em pular todas as variações das fadas menos a lilás.. e também a exclusão do pas de quatre do ultimo ato.. aqueles que não conheciam a história do ballet devem ter ficado bem perdidos..
    De qualquer modo, posso estar errada pois quem sou eu pra julgar uma montagem russa hehe, essa foi apenas minha humilde opinião!! hahaha

  10. Ana, você tem toda razão. Por ser uma companhia profissional e ainda por cima o ingresso ser uma fortuna, errar coreografia não pode acontecer. E, nossa, bailarina cair nos fouttés… sinto muito. Se não consegue fazer, mudem a bailarina. Se quer ser profissional, tem de aguentar a responsabilidade, certo?

    Grande beijo.

  11. Fiquei decepcionada com a atuação do Grand Moscow Classical Ballet, o ingresso foi uma fortuna, e a atuação péssima. A única que mostrou uma excelente atuação digna das russas foi a bailarina quer fez Carabosse, a fada malvada.
    O casal do gato de botas foi muito fofo, o pássaro azul o piá desbancou a guria, o bailarino foi mil vezes melhor, a valsa dos arcos foi bonita. As fadas foram péssimas, perderam o equilíbrio nas piruetas, erraram a coreografia. Fiquei revoltada!
    Bom, ano passado foi a mesma coisa com o Lago dos Cisnes, a bailarina que fez Odette caiu nos fouetés, tudo bem que é difícil, mas tem que estar preparado pra pisar no palco.

  12. Ana, eu nem poderia pensar em comprar nesse momento, porque não sou mais estudante há oito anos, hehehe. Teria de comprar inteira, e para ver de longe nem vale. Aproveite muito, preste atenção em tudo e depois me conte como foi. ;)

    Grande beijo.

  13. Apesar de quase me quebrar esse mês comprei o tão sonhado ingresso, terei uma visão privilegiada da primeira fileira num poltrona no meio bem em frente ao palco.

    Ai ai que coisa ruim! hehehehe

  14. Como diria meu avô com a sua teoria da conspiração, é por isso que esse país não vai pra frente ueheuheuehueheuehe.

    Infelizmente esse tipo de espetáculo ainda é muito elitizado né? Quem que pode desembolsar 100 reais pra assistir a um balé sem se preocupar com o orçamento no fim do mês???

    Ok, eu vou parar por aqui, antes que me torne adepta da teoria da conspiração do meu avô hehehe.

  15. Heydi, são realmente lindas! Muito bacana as suas meninas serem as fadas, hein?! Eu quero ver! :D

    *

    Ana, talvez as fadas chamem mais atenção porque realmente são mais legais que a Aurora. E o alto valor do espetáculo não tem a ver com o teatro daí, viu?! Em São Paulo, em Brasília, em Salvador, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Juiz de Fora e em Belo Horizonte está caro do mesmo jeito.

    Meu problema com a Fada Canário são as bailarinas que interpretam, elas fazem umas caras de abobadas e mexem os dedos descompassadamente. E adorei a sua explicação sobre a Fada Lilás, hehehe. Assista à versão de 1994, a bailarina não segurou não. Só a Marianela que conseguiu fazer com tamanha tranquilidade.

    *

    Sério, Carol? Geralmente, eu prefiro as montagens da Ópera de Paris, mas da Bela Adormecida eu achei bem ruinzinha. Realmente, do Royal é a mais bonita e bem-feita. Bem mais.

    *

    Lindo mesmo, Clarissa!

    *

    Eu também amaria, Leticia. Ou amarei, vai que eu danço um dia?

    *

    Cá, é linda mesmo. Eu adoro as duas entradas, na verdade!

    Beijos.

  16. Olha eu aqui outra vez…

    Ai ai, to dizendo adeus a todas as personagens principais dos balés mais famosos, Giselle já era, Kitri um abraço, e agora Aurora, e viva a Mirtha, o Cupido, e a Fada Lilás…

    Se bem que eu adorei a Fada Canário, mas não faz meu estilo… E Fada Lilás não precisa de quase nada, só um arabesque maravilhoso, um attittude estupendo, virar uma prirueta tripla como se fosse a coisa mais normal do mundo, um equilíbrio nas ponta que não exige quase nada de autocontrole, mais alguma coisa??? Ah sim, sorrir como se aquilo fosse tão natural como caminhar…

    Facinho, facinho… Nóis tira de letra euheuehuehueheuehue

    Beijos

  17. Já vi as variações e gostei muito da Fada Lilás, mas faz tanto tempo que vou ter que assistir de novo só vai ter que esperar pelo meus óculos novo, porque o que eu to usando é só pra não ficar vendo borrões não adianta pra muita coisa…

    E não sei porque as variações das fadas sempre me chamaram mais atenção do que a própria Aurora, enfim…

    Ahhhhhhhhh eu quero assistir ao vivo!!!! Quero comprar meu ingresso hoje ou amanhã, o mais rápido possível, mas aquela desgraça ta dinheirista que só, pq o teatro ta jogado as traças graças ao ilustríssimo governo estadual, mas manifesto minha revolta em outra ocasião…

    Beijos

  18. Como são lindas as variações delas, né?

    Minhas meninas do 3º ano vão ser as fadas……….dançarão na meia ponta com alguns passinhos do repertório mais alguns passinhos de minha autoria, ui!!rs ………………Elas são lindinhas viu…

    Preciso postar fotos delas.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s