A dama das camélias

A dama das camélias conta a história de uma cortesã que se apaixona por um rapaz mais jovem, e é correspondida. Um romance de Alexandre Dumas Filho, adaptado para o teatro pelo próprio autor, além das adaptações para o cinema e o ballet. Também deu origem à ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi. A história é linda e triste.

Ballet de John Neumeier, música de Chopin.

Agnès Letestu e Stéphane Bullion, Ópera de Paris

Li a versão teatral há alguns anos e lembro claramente de algumas cenas. Eu me emocionei demais. Fiquei muito feliz quando descobri a versão para o ballet. Por mais belas que sejam as jovens bailarinas, A dama das camélias é feito para bailarinas mais velhas. Só uma mulher para expressar o tormento de Margarida.

*
Quem quiser ler o livro, ele já faz parte do domínio público, clique aqui.
Quem quiser o ballet completo, pode comprar aqui.

8 comentários sobre “A dama das camélias

  1. acabei de assistir o pas de deux de A Dama das Camélias por Aurélie Dupont e Manuel Legris e concordo c/ o q vc disse sobre eswte balé ser interpretado por uma mulher mais velha,e acrescento q de preferência uma profissional impecável pq a coreografia é complexa,difícil…mas eu qse me emocionei assistindo,é o pas de deux mais lindo que jpa vi na vida…Muito cheio de emoção,a dança representa muito bem os sentimentos de amor e tristeza…é intenso e lindo.. Se vcs n assitiram ainda,estão perdendo muito : http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iojH-N-xx6c ] bj bj

  2. Thays, olha, se eu fosse rica e pudesse abrir uma empresa só de DVDs de ballet, tenha certeza que eu abriria. DVDs e livros, ah, a gente sofre muito para conseguir material. Sobre o Torrent, eu nem sei como funciona, mas tenho um programa chamado Ares. Ele é ótimo! Baixe, instale, e qualquer dúvida eu te ensino a usar.

    Grande beijo.

  3. Já li a peça há alguns anos e fiquei curiosa quanto ao ballet… mas caramba, como é complicado e caro conseguir dvd de ballet :(

    (E até hoje não aprendi a fazer o torrent funcionar ¬¬’)

  4. Carol, acho que foi a primeira vez que parei para ver Agnes Letstu dançando. Maravilhosa e com esse carão e essa expressividade. Há um punhado de bailarinas que deveriam aprender com ela.

    *

    Simoní, mas tudo o que tem palco, parece ser encantador para quem vê, mas só quem faz sabe que não é. Quando fiquei em cartaz no teatro, um dia eu parei para pensar nisso: nós lá nos alongando, falando amenidades, arrumando o figurino, e o pessoal esperando lá fora, pronto para entrar “num mundo de sonho”, sem saber que a gente tinha cochilado lá mesmo, hehehe. Muito obrigada pelo comentário, de coração.

    *

    Sabrina, procure sim que vale a pena.

    *

    Cosette, eu achei bem por acaso. Lindo, né? Concordo, deveria ter mais vídeos, e até para achar o DVD é difícil. Mas parece que é um ballet encenado volta e meia pela maioria das grandes bailarinas. Se a gente tiver pesistência, talvez encontremos muita coisa bacana sobre esse ballet.

    Grande beijo.

  5. Lindo!
    Adorei a música, adorei a história..
    Fiquei realmente encantada!

    Eu não fazia ideia que existia a versão em Ballet!
    Gostei mesmo muito! Quem me dera que no youtube houvessem mais vídeos dessa actuação!

  6. Já conhecia a história mais ainda não tinha visto a versão para o Ballet; a história por si já é emocionante, transformada então ficou lindo, adorei o vídeo.

    *

    E sobre o seu post de ontem estava lendo, é comum nos sentirmos desanimadas e desmotivadas, já passei por momentos assim de me desiludir pelo ‘mundo do Ballet’ que não é tão encantador quanto parece. Mas isso passa, sabemos que não é nada fácil, e que sempre vamos passar por provações, mais a vontade de Dançar e expressar o que realmente somos vai além de todas as dúvidas, cobranças, e pelo pouco que ‘conheço’ sobre você lendo seu blog, me parece que és uma pessoa de muita garra, dedicação, uma aluna super aplicada, e que lutou e luta muito para chegar onde está, isso serve de exemplo para todos que buscam o Ballet com o coração, com a alma, com sentimento, é algo a mais do que ser a 1ª bailarina, ter o melhor físico, a melhor técnica, é algo simples mais Verdadeiro, coisa que é difícil vermos hoje em dia neste ‘mundo’.

    Beijos ^^

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

