A questão do peso

Outro dia, indo para a aula de ballet, lá estava eu na lotação sentada ao lado da janela. Enquanto pensava na vida, ouvi duas meninas conversando lá no fundo. De repente, ouço isso: “Ah, mas fulana faz ballet? Imagina, para ser bailarina é preciso ser muito magra!” E seguiu-se uma série de análises sobre o fato da menina em pauta fazer ou não ballet.

A discussão aqui não é sobre bailarinas profissionais. Para começar, eu tenho 1,48m de altura. No máximo, seria uma cisne recém-nascida em O lago dos cisnes. Eu estou brincado para dizer o seguinte: cada coisa no seu lugar.


Cena do filme Fantasia, da Disney. Aqui é uma sátira ao ballet clássico.

Devemos nos preocupar com o peso por uma questão de saúde. Acho um absurdo essa neura de sermos magras demais, coisa que percorre todos os meios possíveis. Viver de regime é vida? Não é.

Mesmo quem nunca se preocupou com isso, começa a se questionar depois que começa a fazer ballet. A questão “Você engordou” ou “Você emagreceu” é proferida sempre. Eu já ouvi tantas vezes que perdi a conta.


Cena do filme Fantasia, da Disney. Aqui é uma sátira ao ballet clássico.

Parece que não, mas há uma linha tênue aí. A frase “Estou gorda” vira imperativo. Gente, sinto muito, não sou a primeira bailarina do Bolshoi. Estou feliz com a variação do meu peso entre 47kg e 48kg. Eu estava mais cheinha, nos últimos oito meses eu emagreci 7kg graças ao ballet. Consequência da dedicação, não deixei de comer nada. Não me puni pelo corpo que eu tenho.

Sejamos bailarinas felizes da maneira que somos. Cada qual com o corpo que tem. Também não deixe que ninguém, tampouco a professora, questione isso. A vida já tem problemas demais para eu me preocupar com o que meu collant quer mostrar ou esconder.

Anúncios

220 comentários sobre “A questão do peso

    1. Oi, tenho 13 anos e faço ballet desde que tinha 4 anos. Quando criança quase sempre fui meio gordinha, mas então à alguns anos emagreci e ano passado estava super magra. Porém, durante esse ano todo de 2016 estou com bastante dificuldade de emagrecer, sinto MT fome e como demais msm. Na vdd n me entendo direito pq começo a fazer dieta mas chega um dia em que como sem pensar e acabo colocando tudo a perder. Minha mãe e MT gente diz que tem uma fase da adolescência que é assim msm e que quase todo mundo passa.
      Ou seja, tenho 1.55m e peso 52kg, é e já sinto diferença no ballet principalmente por causa que tenho a coxa bem grossa e bastante bunda, tbm fico me sentindo mal quando vou para os festivais e vejo todas aquelas bailarinas secas. Além de sintir que as pessoas aparentemente n me levam MT a sério como bailarina por causa disso, pelo estereótipo de magreza.
      Gostaria de levar o ballet para toda minha vida, um dia entrar para uma escola maior e me profissionalizar nisso. Porém, sempre que vou pesquisar se alguma bailarina passa por situação parecida, de engordar algum momento da adolescência, nunca encontro nada, parece que sempre foram perfeitas e q sempre tiveram controle físico e emocional.
      Já sofri bastante por isso esse ano, mas cada vez que meio q me disispero acabo engordando mais. Vou me determinar agr, espero q seja uma fase msm, pq sei q infelizmente companhias ainda olham mt o peso e o típico físico das bailarinas. Mas além de desabafar um pouco, gostaria de saber se é normal passar por isso, se outras bailarinas passam ou ja passaram por fases de ganho de peso?

    2. Mariana, é supernormal sim, embora não digam isso em lugar algum. Você é adolescente e essa é uma fase turbulenta para todos nós, mas além disso, você ainda passa pela angústia de sofrer tamanha pressão por causa do ballet clássico. Não se sinta sozinha, é normal. Em relação ao seu peso, você tem passado fome e acaba comendo sem pensar por causa disso. Você não pode ficar sem comer, tudo bem? A dieta fará você perder peso em um momento e voltar a ganhar peso depois. Por isso, é importante você comer melhor, ou seja, comer alimentos saudáveis (arroz, feijão, legumes, verduras, frutas, iogurte, pão integral) e não comer alimentos processados (bolacha, salgadinhos, enlatados, embutidos). Assista a este vídeo de uma nutricionista falando sobre emagrecimento para adolescentes: http://www.youtube.com/watch?v=bKJKQrrxJRQ Se você seguir isso direitinho, não vai mais sofrer assim. Grande beijo!

  1. Oi, tenho 12 anos,queria fazer ginastica ritmica mas nunca fiz bale e tmb tenho dificuldades pra fazer estrelinha e coisas do tipo. Alguem poderia me responder se posso começar a fazer ginastica ritmica mesmo com todas as dificuldades que tenho pra movimentar em movimentos dificeis?

    1. Leticia, eu nunca fiz ginástica rítmica, mas acredito que você pode começar sim porque esses movimentos mais difíceis serão aprendidos nas suas aulas, na prática, com orientação profissional. Nem a melhor atleta da modalidade iniciou sabendo tudo, por isso, fique tranquila. Imenso beijo!

    2. Oi Leticia! Tudo bem? Fiz ginástica rítmica por um tempo e as aulas são muito instrutivas, além de serem feitas de acordo com o ponto em que você está, esses e outros movimentos serão portanto ensinados a você conforme suas condições! Boa sorte! :)

  2. Cássia, eu espero muito, muito, muito que você me responda.
    Bom eu me chamo Aylane , tenho 1,63 de altura e peso 77 kg :(.
    sempre quis ser bailarina, mas as condições não me permitiram. Até que com 17 anos ganhei uma bolsa através de uma amiga da igreja, e me matriculei em uma das melhores escolas daqui de São Luís. Fiquei 3 anos, apresentei espetáculos, mas sempre fui gordinha e não fazia ponta. Em casa eu era A bailaria, mas na minha escola de dança eu estava entre as piores da turma. E sempre me mandavam emagrecer, eu sentia aqueles olhares tortos sabe?mas não desistia. Até que por motivos de saúde tive que parar de dançar por 6 meses aí depois voltei mas nunca mais foi a msm coisa eu ia, mas me desanimava por me achar gorda, e eu tenho os seios muito grandes.
    Mas eu gostaria de voltar afazer ballet, na verdade ainda sonho muito em ser uma das melhores da turma, é sonho um dia poder ensinar ballet pq gosto muito da dança e principalmente do ballet clássico. Eu estou com 22 anos e gostaria que você me dissesse se ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo ou se devo desistir dos meus sonhos. Eu não sei o que farei se não der certo, pq eu amo arte! Eu queria muito viver de arte mesmo sabendo que o retorno não seria grande, mas queria poder fazer aquilo q amo. Por favor me diga algo Cássia !

    1. Aylane, talvez a coisa mais importante para você voltar ao ballet é: encontre uma escola que te acolha, te ensine, te motive e te respeite. Ser uma das melhores da turma é difícil em qualquer situação, mas nada impede que você consiga (aliás, uma das melhores bailarinas que já vi em aula estava bem acima do peso, a meu ver, ela era a melhor do estúdio). Você poderá sim estudar para ser professora, tanto em cursos de ballet quanto em uma faculdade de dança. Há um longo caminho de dança pela frente, mas escolha sempre quem te ajude, não quem te desmerece. Você não precisa disso. Grande beijo.

  3. Oi sou Hadassa,eu tenho 1,50 metro de altura e peso 60,0 kg e eu queria saber si posso entrar no balett e consigo emagrece auguns quilos ??

    1. Hadassa, você pode sim entrar no ballet, além de conseguir emagrecer alguns quilos dependendo da intensidade da atividade física (por exemplo, fazer aula três vezes na semana). Só preste atenção em uma coisa: escolha um bom estúdio de ballet, que não pressione as alunas para emagrecer. Grande beijo.

  4. Oi linda, bem eu sempre tive sonhos de ser bailarina clássica, sempre fiz aulas comigo mesma, tenho equilíbrio, consigo usar a sapatilha de ponta, tenho flexibilidade e força, mas eu faço outros esportes pesados, como: musculação, corro e faço trilhas de bike, então minha massa corporal é um pouco alta, eu tenho 1,62 de altura e peso 57kg, você acha que consigo me sair bem num treinamento para profissional? Eu tenho 19 anos :*

    1. Rhydryelle, primeiro, a grande questão: em algum momento da sua vida você estudou ballet clássico? Se a resposta for “não”, como você estuda sozinha, não só, usa sapatilhas de ponta? É importantíssimo a orientação de uma professora para isso. Estudar por conta própria APENAS se você estudou antes com orientação profissional. Em relação a sua pergunta, fisicamente você já tem todas as condições, mas somente nas aulas de ballet será possível saber, pois mais importante são o talento artístico e a técnica clássica. Beijos.

  5. Olá. Meu nome é Monique tenho 14 anos e meu peso muda em dias mas nunca passa dos 58 kg eu gostaria de saber se para dançar ballet eu preciso pesar entre 45 e 49 kg, pois uma escola me recusou por causa de meu peso. obrigada.

    1. Monique, se uma escola te recusou por causa do seu peso, errada é a escola, não você, tudo bem? Procure um estúdio acolhedor e que te respeite. Você pode sim fazer ballet clássico pesando 58kg, pode ficar tranquila. Imenso beijo!

  6. Olá Cássia, Tenho 13 anos, 1,65 de altura e peso 62kg.
    Bom!Queria saber se posso fazer ballet,Pois as pessoas ainda julgam pela minha altura.
    -Ah,mas você vai fazer ballet?
    -Com essa altura?
    -Ah mais você tem muito seio!
    Tipo assim,E fico meio constrangida e com medo de fazer por isso.Na verdade sei que a pessoa que prática ballet fica com postura,que o ballet é bonito,porém quero fazer por que ele é a base de todas as danças,Então para realizar meu sonho vou ter que passar pelo ballet.Gostaria muito que você me ajudasse respondendo,pois estou muito confusa em relação a isso.Grata! Bjs.😊

    1. Lethícia, há duas coisas distintas no seu comentário. Primeiramente, é comum dizerem que o ballet é a base de todas essas danças, mas isso não é verdade. Você não precisa saber ballet para dançar sapateado, flamenco, dança do ventre, dança indiana ou jazz, por exemplo. Há grandes bailarinas de clássico que são terríveis em outras danças. Agora, se você quer fazer ballet por essa dança em si, não há problema nenhum com a sua altura ou ou com o tamanho dos seus seios. Isso é preconceito das pessoas, pode fazer suas aulas tranquilamente! Grande beijo.

  7. Bom dia! Tenho 22 anos, 1,65 de altura e peso 64kg. Em relação à busto e quadril, sou bem grande, as vezes acho bonito, mas maioria das vezes morro de vergonha…
    Amo ballet, mas tenho medo de estar velha de mais pra começar. Sempre dancei na igreja, mas nunca tive técnica. Meu maior sonho é conseguir entrar no Etec de dança ou conseguir entrar no teatro municipal de São Paulo. Muitas pessoas me desmotivam dizendo que não tenho o padrão, nem idade certa e que pelo menos o básico eu preciso saber. Comecei a fazer ballet, mas me acho péssima dançando. Será que eu consigo fazer alguma coisa?

    1. Luana, em primeiro lugar, esqueça todas essas bobagens que disseram a você. Existe um padrão, mas existem bailarinas profissionais incríveis que fogem desse padrão; ele é necessário para facilitar a sua entrada na carreira, mas não para mantê-la, tampouco para te fazer dançar bem. Você está no começo, é normal sentir que nunca conseguiremos fazer nada. Mas ballet é a arte da paciência, precisamos de tempo para aprender e nos desenvolver. Aos poucos, você verá uma mudança. Sobre o seu sonho, você poderá sim entrar na Etec e até fazer faculdade de dança. Já em relação ao Municipal, pela sua idade, você só poderá fazer os cursos livres, o curso regular de dança é para as mais novas. Grande beijo.

  8. Olá Cássia, tenho 14 anos, 1,57 de altura e 54 kg, to fora do meu peso normal que é 52, e queria saber se eu posso fazer o balé, eu acho lindo e desde pequena eu fazia, mas aí eu tive que me mudar com a minha família e não tinha uma academia de balé, só na minha escola, e eu não confio muito em balé de escola, aí esse ano abriram uma academia de balé e eu queria muito fazer balé, mas o problema é que eu tenho muito busto, tanto por causa de genética e porque eu tive puberdade precoce, queria saber se eu posso fazer balé mesmo assim.

    1. Victória, o tamanho do seu busto não te impede de fazer as aulas. Basta você usar um top por baixo do collant, porque isso fará você se sentir segura durante os saltos, e está tudo bem. Beijos!

  9. Cássia, meu nome é Larissa. Tenho 15 anos, daqui a exatamente 16 dias irei para Santa Catarina fazer a audição para a escola de Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville. Então, tenho 1,60 e peso 49. Meu corpo é ideal para o ballet, sei que devo comer coisas saúdaveis mas as vezes não sei oque comer. Então me perco na minha dieta. Você conhece alguma dieta prontinha, só pra eu seguir? Que me faça manter meu peso, e ganhar mais massa muscular? Preciso muito de ajuda! Beijos.

    1. Larissa, não existem dietas prontas porque cada pessoa é única, por isso nutricionistas montam cardápios diferentes para duas pessoas, mesmo que elas tenham o mesmo peso e altura. A melhor coisa para você é ter acompanhamento com uma nutricionista. Se você passar no Bolshoi, todos os alunos têm esse acompanhamento, pode ficar tranquila. Beijos.

  10. Olá.Cassia vou fazer 16 anos nesse mes e meço 1.63 e meu peso e de 73.Queria saber se eu posso voltar a fazer balé.
    Pois so agora descubrir minha paixão pelo dança.
    Obrigada.

  11. Oi eu tenho 13 anos (daqui a uns meses 14) e tenho 1,74 de altura e peso 60 eu vivo pedindo para a minha mãe me colocar no balé ou ginástica artística mas ela não deixa porque diz que eu sou muito alta, sendo que eu já falei pra ela várias vezes que eu só queria fazer pra virar líder de torcida e que ninguém precisa me levantar eu posso levantar alguém mesmo assim ela não deixa, já contei pra ela sobre o pianista cego, arqueiro sem mãos, filósofo muito inteligente sem capacidade de se movimentar e mesmo assim ela não deixa. Tem algum exemplo de garota alta que eu possa usar e mostrar pra ela que não são só as baixas que podem fazer
    fazer isso.

    1. Eu tenho 11 anos, fiz ballet com 6, parei com 7 pois mudei de cidade. Tenho 1,48 de altura, e peso 50. Eu estou moooorta de vontade pra entrar de novo.. Mais devido ao meu peso, eu tenho um pouquinho de vergonha, mais oque eu quero saber mesmo, é se eu posso ou não fazer..???

    2. Lais, pesquise sobre as bailarinas Sylvie Guillem, Darcey Bussell, Agnès Letestu, Marie-Agnès Gillot, são apenas alguns exemplos de bailarinas da sua altura ou mais altas. Todas chegaram ao posto máximo das companhias nas quais trabalharam, ou seja, não há motivo algum para você não dançar. Grande beijo.

  12. Oi, eu tenho 14 anos, 1,65 de altura e em média 60 kg…e des dos meus 6 anos, mais ou menos, sempre quis fzr bale, mas… sempre me disseram que eu era gorda demais pra fzr e peguei trauma e meio que…toda vez que mencionam bale pra min eu fico mal… eu to pensando seriamente em começar agora…msm com todas as criticas…oq vcs acham?

    1. Ana Paula, você não é gorda para fazer ballet e, mesmo que fosse, poderia fazer as aulas tranquilamente. Só procure por um estúdio que te trate bem, te respeite e não fique falando o tempo todo do seu corpo. Grande beijo.

  13. Oi, tenho 13 anos, tenho 1,62 m de altura e peso 75 kg (estou acima do meu peso ideal, mas já estou cuidando da minha saúde :), continuando…) quero muito, muito, MUITO voltar para o ballet (fiz ballet por seis anos e quando fiz 11 anos, saí) mas tenho vergonha de dançar uma dança tao elegante, “leve” e pura com o meu estado físico atual, mas se fossemos medir minha vontade de voltar de 0 a 10 seria, 11!
    O que eu faço? Preciso de opiniões diferentes. Espero que alguém responda, um beijo e um queijo bailarinas.

    1. Maria Eduarda, você estudou ballet por seis anos e está parada apenas há dois anos. Tem tudo para voltar e logo retomar o mesmo ritmo. Sobre o seu peso, leveza não tem a ver com isso. =) Já vi muitas bailarinas magras muito pesadas em cena, como se tivessem chumbo dentro do peito e uma das bailarinas mais leves e técnicas que já encontrei estava acima do peso (é sério isso, não estou falando para te incentivar, é verdade!). O que você deve fazer? Volte ao ballet, mas em uma boa escola, onde acolham você com respeito e responsabilidade. Não estude onde você será destratada ou forçarão você a emagrecer. Você não precisa disso. Essa é a única, porque você continua sendo bailarina e tem tudo para dançar lindamente. Grande beijo.

  14. Cássia, tenho 17 anos, meço 1,80m e peso 83, por aí. Sei que é muito, mas posso entrar no ballet mesmo assim?

    1. Maria Carolina, pode entrar sim! Há várias bailarinas profissionais que são altas, algumas da sua altura, como a Sylvie Guillem e a Marie-Agnès Gillot. Por isso, comece suas aulas sem receio. Grande beijo.

  15. Bom eu me chamo Aline , tenho 13 , 1.68 de altura e 65 kg. Sempre quis ser baillarina, já fiz aulas de ballet e já me apresentei como baillarina mas tudo isso quando tinha 8 ou 9 anos de idade, depois disso parei de fazer ballet pois me mudei de cidade. Foi ai que comecei a engordar e não fiz mais ballet pois tenho vergonha do meu peso , porque sei que minha estatura física não é ideal pra uma baillarina.

    1. Beatriz, com sua idade, peso e altura você pode sim entrar no ballet tranquilidade. E com a prática regular, é possível que você consiga emagrecer. Grande beijo.

  16. ola ! meu nome é Bianca Victória e tenho 11 anos e peso 51Kg e querias muito entrar no ballet mas nao sei se o meu pesso ta bom, sera que você poderia me ajudar ?
    eu irei me matricular na academia de ballet terça-feira…
    aguardo resposta…

    1. Bianca, não basta saber o peso, mas a relação entre peso e altura. Em todo caso, não se preocupe com isso, comece as suas aulas sem receio. Beijos!

  17. Olá, eu tenho 13 anos. E tenho 1,63m e 52 kg .. Eu queria saber se posso fazer Ballet ? Porque é meu sonho ser bailarina , desde sempre , então.. Posso ? Devo emagrecer ??

    1. Olá, Queren, você pode sim fazer ballet. Você ainda é nova e não precisa emagrecer não, seu peso está ótimo assim. Comece as suas aulas sem problemas, tudo bem?

      Grande beijo.

  18. eu tenho 13 anos, tenho 1,57 de altura e peso 70kg. Estou acima do peso e quero mudar isso. Não pelo ballet. Mas por mim mesma. O peso me atrapalha no ballet?Sim, atrapalha! Mas tenho em minha cabeça que mesmo eu amando o ballet de todo o coração, não vale a pena desenvolver um transtorno alimentar somente para dançar numa grande companhia. Na minha opinião, nós não dependemos do nosso peso para dançar ballet. Só temos que ter em nossas mentes, qual é o nosso objetivo dentro do ballet.
    Estou acima do peso. Mas ainda sou uma bailarina, certo?

    1. Aylla, que lindo o seu comentário! Não vale a pena desenvolver um transtorno alimentar porque a nossa saúde é o mais importante. E, sim, você ainda é bailarina. =] Nunca deixará de ser. Imenso beijo.

  19. Oi, tenho 16 anos , tenho 1,65m e peso 62kg, estou acima do peso para ser bailarina?Já fiz ballet qndo era pequena, gostaria muito de voltar, mas tenho medo qnto ao meu peso e altura… poderia me tirar essa duvida?

  20. Oi eu queria te perguntar se vc acha que eu posso fazer balé,eu tenho 1,72 e 69k.Sera que posso fazer?o que vc acha? Amei seu blog :)

  21. Oi Cassia queria te fazer 2 perguntas primeira pergunta é se vc mora em Sao Paulo pricipalmente na zona leste vc ppoderia me indicar um estudio ou escola de ballet aqui na zona leste e qto seria a mensalidade mAIS OU MENOS ?e tbm qual seria o peso e ccintura em centimetros para uma adolescente de 12 anos

    1. Não ligue pro que os outros dizem, sua paixão vale mais a pena d que a opinião dos outros, nessa idade é difícil compreender isso, mas você é nova então comece o quanto antes a dançar pois fará de você uma pessoa muito mais feliz com você e seu corpo também irá ficar como você quer.

    1. Não estou entendendo essas perguntas. Qualquer um pode dançar Ballet, independente da idade, peso e altura. Você estando acima do peso, ou não, não importa. O Ballet vai resolver isso, funciona como um esporte e você com certeza vai perder peso. Então, não interessa se você tem 70kg, 80kg. VOCÊ PODE DANÇAR BALLET INDEPENDENTE DISSO.

  22. Eu entrei na academia faz 3 anos (este é o 4°) (pratico 8 danças) , tenho 10 anos de idade 1,46 m e peso 34k… :(

  23. Eu tenho 13 anos e faço Ballet, a ultima vez que me pesei estava com 46 quilos, e não achei o peso certo para uma bailarina, oque acham ?

    1. Nao se preocupe,eu tenho 1, 75m de altura tenho13 anos e peso 60 kg, e isso nunca foi um problema (é claro, estou na meta para os 56kg kk) mas nao pare de fazer o q gosta pelos outros, nao deixe o seu peso te impedir de ser feliz

  24. Oi … Meu nome é Priscila …. Amei o seu artigo … concordo com vc que a a questão do peso é para ter saúde , bom eu faço ballet a 1 ano e sou gordinha tenho 1.60 de altura e peso 69 k porem a prorpoção do meu corpo é bem avantajada …. porem me dou muito bem na ballet sinto pouca dificuldade para faz os passos … e recomendo pois desde q eu entrei no ballet perdi muitos kilos e ganhei uma postura certa … e essa historia de que gordinha não pode fazer ballet é so mito pois a minha professora é gordinha e ela da um show de bola na aula e nos espetaculos que ela apresentou e apresenta … :D

    1. Boa Tarde! fiquei feliz em saber que tem bailarinas gordinhas! ( fiquei com vontade de fazer! rs é serio) mas minha questão é outra minha amiga que faz ballet é magrinha e a professora dela tirou ela e mandou ela voltar daqui a 3 meses, assim fique muito triste por ela! pelo que eu vi e li isso é algo comum entre as professoras de acharem que as alunas estão gordas..

  25. oi boa tarde cassia bem, eu tenho 21 anos, fiz ballet a 8 anos atrás dos 8 aos 12 anos, parei porque não conseguia mais pagar, mais sempre amei, sempre me dediquei tinha uma das pernas mais altas da academia e um dos pés mais bonitos, desde os 18 anos estou querendo voltar, mais minha mãe sempre dizia que eu ja estava velha pra voltar, ontem finalmente criei coragem e resolvi fazer uma aula teste, me surpeendi com o que ainda lembro e como meu pé ainda é bom, porém tenho coxas grossas e isso dificulta um pouco os movimentos, tenho 1,68 de altura e peso 62 kg, será que ainda tenho condições de ser uma bailarina tão boa quando eu era? ainda posso me dedicar a essa arte voltando depois de tanto tempo?

  26. Oii Meu Nome é Daiane , tenho 18 anos ,1,50 de altura e peso 40 Quilos , tenho cochas grossas , e vivo escutando que estou gorda , meu maior problema é com o meu tamanho e eu tenho muita vontade de ser bailarina profissional , vc acha que eu devo desistir ?

  27. Oi, eu tenho 13 anos meço 1.56 e peso 50 kg. Gostava imenso de praticar ballet, mas não é uma idade um pouco avançada para começar??
    Teria de ir para a baby class, eu pratico ballet mas n é nada a sério é na câmara municipal e nem tenho graus (levels)??
    Gostaria de saber se é tarde para começar e se os meus 5kg a mais me podem prejudicar.

    Bjs, Raquel

  28. Olha, isso é muito difícil, lidar com o peso, ainda mais quando você está cheinha… Isso as vezes, é o fim! Na minha classe de ballet ver as amigas magricelas, no começo dá vontade de sumir, parar de comer e essas coisas loucas que passam pela cabeça, mas ainda bem que nunca cheguei de fato a fazer nenhuma loucura. Hoje, eu já não tenho tanta neura, estou perdendo peso pela saúde e a estética vem como consequência, estou uns 5 kgs acima do peso ideal, e uns 10 Kgs acime do peso desejado rs Mas estou tentando, mais uma vez, perder os kilinhos a mais e desta vez está dando certo, sem neuras ou restrições absurdas.

  29. Olá , eu amo ballet clássico e gostaria muito de começar a fazer as aulas , porém estou receoso porque tenho 1,62 de altura e tenho 17 anos e para um homem fazer ballet teria de ser mais alto . Por favor me explica como funciona?

    1. Jonathan, você pode fazer aulas de ballet clássico mesmo tendo 1,62cm. A sua altura só influenciaria se você seguisse a carreira profissional, mas mesmo assim, há bailarinos incríveis que não são altos, como o Daniil Simkin e o Mikhail Baryshnikov. Por isso, não se preocupe e comece a dançar o quanto antes.

      Grande beijo.

  30. Olá, tudo bem? Eu tenho 16 anos, peso 56kg e tenho 1,65 de altura. Tenho pouco busto, porém meus quadris são largos. Acho que já estou um pouco velha e não tenho exatamente o perfil de bailarina. Mas mesmo assim, morro de vontade de começar a fazer ballet. Eu não tenho mesmo o perfil certo? Devo desistir? Beijos.

    1. Gabriela, eu tenho 1,50m, peso 50kg e comecei a fazer ballet aos 27 anos. Hoje eu tenho 33. Não sou a única, há várias garotas e mulheres que começaram a dançar mais tarde. Não é uma questão de ter perfil, mas de querer dançar. Sobre desistir ou não, essa é uma pergunta que só você pode responder. Mas se você quer mesmo fazer ballet, pode começar sem medo.

      Grande beijo.

  31. engravidei e engordei 24 kilos não emagreci nada ante eu dançava ballet mas ja faz 2 anos q ñ danço mais por causa do meu peso posso voltar a dançar?

  32. Tenho 15 anos, em 2013 faço 16 , tenho 1,64m e peso 58 kilos, estou acima do peso para ser bailarina?
    Já fiz ballet qndo era pequena, gostaria muito de voltar, mas tenho medo qnto ao meu peso e altura… poderia me ajudar?

  33. eu tenho 17 anos e meio e gostava de dançar ballet. meço 1,65 aproximadamente e peso aproximadamente 64 ou 65 quilos. é possivel eu dançar ballet?

    1. Lidia, claro, é possível sim ter o seu peso e altura e dançar ballet. Eu tenho 1,50m e peso 50kg, isso nunca me atrapalhou na dança. Faça as suas aulas tranquilamente.

      Grande beijo.

  34. oi cassia eu danço em ministerio de igreja , mas gostaria mto de fazer ballet acho lindo tenho 1,58 e peso 85kls. na igreja isto nao me encomoda mas nao sei no bale… amo dançar mas nao quero ser uma profissiona danço por amor.

  35. Oi Cássia. Tudo bem? O Ballet é uma paixão, mas as vezes pode ser um problema. Meu biotipo não ajuda. Quadris largos de mais, pernas grossas de mais. Tenho 19 anos. 1.68 de altura e 70 kg. Dizem que, uma vez começadas as aulas, naturalmente o corpo emagrece. É verdade? Para qualquer outra atividade como dançarina estou dentro do peso ideal, mas para o ballet clássico, a professora olha torto. O que eu faço? Será que o ballet não é mesmo pra mim?

    1. Maia, eu tenho 1,50m e peso 50kg. Isso nunca me impediu de fazer nada no ballet clássico, mas entendo quando você fala sobre o “olhar torto” da professora. Se você quer ser profissional, sim, vão te pedir para emagrecer. Se não é a sua meta, faça as suas aulas tranquilamente. E se o comportamento da professora te incomodar muito, faça o melhor para você: mude de estúdio. ;)

      Grande beijo.

  36. ah eu acho q tenho 1,62 e peso 53kg…
    tenho pouco busto, porem tenho quadril um pouco largo e bumbum tambem, sera q é ruim fazer ballet assim?

  37. Tenho 17 anos, 1.70m e 59 kg. Já fiz ballet antes e queria voltar. Já passei da idade? Se não, meu peso esta bom para começar ou devo emagrecer?

  38. Cássia, eu estou com 13 anos de idade, merço 1,62m e peso 65Kg, faço ballet há 2 anos, atualmente estou no terceiro ano e no quarto grau, queria saber se com essa altura e esse peso estão ruins para subira na sapatilha de ponta, pois há alguns dias minha professora de ballet disse que eu passei no teste pra ponta, só que eu me esforço bastante e dou o meu máximo sempre. Esse meu pesso está bom!? Ou preciso emagrecer um pouquinho!?

  39. Olá ! Eu tenho 14 anos meço 1,63 e peso 53 , kg . Esta boom ou precisa emagrecer ? Por favor queria muito mesmo uma resposta (:

  40. Ain to numa indecisão danada,tenho 1,70 e 85k da pra fazer ballet sem problemass???
    queria muito fazer é um sonho que estava quieto e agora voltou com tudo.
    E olha gostei muito de vcs!
    bjs

  41. oi tenho 12 anos e quero muito começar a fazer aulas de balé tenho 1,52 e peso 52 kg ou 53 kg.
    acho que estou gorda para fazer balé,já estou fazendo dieta e pretendo emagrecer.o que voce acha ?

    1. Larissa, você não está gorda e não precisa fazer dieta para fazer aulas de ballet. Eu tenho 1,50m e peso 50kg e danço há cinco anos, meu peso nunca foi um problema. Faça suas aulas sem receio.

      Grande beijo.

  42. Olá, tenho 17 anos e quero muito começar a fazer ballet, só que eu acho q não tenho a postura ideal de uma bailarina pois tenho 1:63 de altura e peso 50Kg. Oque eu faço? será q devo desistir de um antigo sonho?
    Alguém de ajuda!!!

    1. Obg, me ajudou bastante, assim que der vou procurar algum lugar onde tenha aulas de ballet, sai na base de quanto por mês, vc sabe me responder?

  43. Olá, minha filha esta fazendo balet e neste momento passa por uma série de testes para integrar o corpo de balet infantil do Bolshoi infantil aqui em Brasilia. Para a idade dela, 07 (sete) anos, ela esta com 1,27 cm de altura e 27 kg, qual seria o peso ideal para poder compor a equipe do corpo de baile?

    1. Olá Luciano!
      Sua filha tem o peso ideal para uma bailarina da idade dela.
      Se ela tiver leveza e delicadeza em seus movimentos ela vai passar!

  44. Oi… bom dia.
    Estava lendo sobre Ballet para adultos e li que existem diversos benefícios. Achei que era algo que só poderia ser feito quando criança, ou melhor começado quando criança. Queria saber se existe uma idade máxima para iniciar e se alguém conhece uma escola de Ballet na região de Jacarépagua rj que tenha aula para adultos iniciantes.
    Obrigada

    1. Na onde eu faço o ballet é até 18 anos, porém na maioria das academias tem uma turma de ballet direcionada, não posso te indicar uma academia pois moro em SP, mas em todos os lugares em que eu fui tem ballet para adultos,

  45. Eu queria pensar como você,eu vou começar fazer ballet classico aos 23 anos,rs.. Sempre quis fazer,mas minha mãe não tinha condições,e agora enfim,graças a Jeová Deus eu posso.
    Mas não paro de pensar no meu peso,andei conversando com algumas bailarinas e sempre elas me incentivam a fazer mesmo,mas também a emagrecer,eu tenho 1,65 e peso 74kg,estou bem acima do meu peso. Eu pesava 49/50kg até a 2 anos atras,mas… enfim,espero que seja uma boa escolha o ballet…

    1. eu tbm vou começar, e nós temos o mesmo peso e altura..a diferença eh q eu tenho 17 anos …haha boa sorte pra nós XD

  46. meu nome é rafaella,e eu sempre fui gordinha,eu tenho 1,70 de altura e peso 89 kilos,eu fiz algumas aulas quando eu era pequena mas não me lembro de nada,eu tenho 13 anos e queria começar a fazer (voltar na verdade),mas todo mundo fala que é perda de tempo

    1. Rafaella, quem diz a você que é perda de tempo, não sabe do que está falando. Volte às suas aulas, você tem 13 anos e um longo caminho de dança pela frente. :)

      Grande beijo.

    2. Querida Rafaella, quem decide o que é perda de tempo ou não na sua vida é você. Você tem 13 anos, tem todo o tempo do mundo! Não permita que esse tipo de comentário coloque freio nos seus sonhos.

    3. Rafaella ,o melhor que você tem a fazer é voltar as aulas pois o importante é fazer o que você ama e a questão do peso não liga com as aulas mesmo você vai perdendo (:
      E não ligue para o que as pessoas falam pois ninguém vai há lugar nenhum ouvindo pessoas que querem te derrubar, eu também tenho 13 anos e sou fora do padrão físico para o ballet clássico mas é o que eu amo e não ligo pra opinião da pessoas que acham que não vou conseguir conquistar a minha vitória, voltei faz um ano e estou lutando pra crescer na profissão mesmo o tempo, e minha forma física não estando muito ao meu favor estou aqui firme.
      Espero ter te ajudado e dado motivação.
      Beijos (:

  47. Nossa, adorei o blog. Tenho 18 anos e sempre sonhei em ser bailarina. Comecei a fazer Ballet com 9 anos, e só fiz durante dois meses. Hoje em dia, me arrependo de ter parado… gostaria de saber se sou muito velha para retomar as aulas, você sabe me dizer? Ah, e meço 1,76 e peso 48kg.

    1. olha nunca é tarde voltei dançar esse ano faço jazz e Ballet tenho 19 anos e amo muito eu adoro no comecinho
      doi um pouco mais é só falta de treino

  48. Oi Cássia(de novo)
    eu semper tive vergonha do meu corpo, mas quando eu danço, todo mundo fica de boca aberta sabe, mas eu ainda não me convenci se eu estou magra ou não, eu acho que é por causa da estrutura, na escola quando eu fazia ballet e jaza moderno, a minha prof me amava mesmo, quando eu para um pouco a dança ela me chamava pra fazer um dos papeis, sem precisa fazer a matricula, e como eu amo dança eu aceitava, mas e enjoei da dança dela, porque não é ballet, sabe é só diversão, os alunos que freqüentam aquela aula não leva a sério, e por isso, eu sai mas eu vou entrar em uma escola profissional, provavelmente vou me mudar pra Joinville e entrar no Ballet Bolshoy (avo que se escreve assim) e ai eu vou poder me dedicar tipo 120% mas eu tenho vergonha tipo em dueto não ter par, por causa do peso, eu sei que a prof sempre tenta escolher alguém que te agüente, ou que esteja no nível, pra fazer o par, mas eu não me sinto segura, já tentei deixar a dança e ir pra música, por que eu sei tocar violão e todos que já me ouviram cantar, falam que minha voz é lida, mas minha verdadeira paixão é o ballet.

    Como eu já tenho 10 anos, peso 38 kg mais ou menos, e tenho 1,45m de altura, eu estou muito gorda, porque eu tenho a famosa barriguinha, e eu faço natação então não emagreço com certeza não é por falta de exercício, e meu corpo está em forma, só não a parte da barriga, e eu admito eu não me acho a menina mais linda e talentosa apesar de saber que talento e esforço são as coisas que importam no ballet não a beleza eu ainda não me sinto confortável.
    Eu me esforço tanto, que tenho vários livros sobre ballet, procuro na iternet, posições, poses, e tudo, pra eu me informar, já treino a flexibilidade do pé pra fazer ponta.Enfim morro de vergonha da barrigudinha!!

    E eu tenho mais uma pergunta, quando você vira uma bailarina famosa, e a fama acaba você geralmente entra em depressão, as vezes começa a usar drogas, ou beber, o que a pessoa faz??

    Por favor me responda, eu não sei mais o que fazer. Eu devo desistir??

  49. Oi Cássia
    Eu tenho 10 anos, e amo ballet, tenho muita vontade de fazer, eu comecei a treinar um pouco em casa com sapatilhas simples, mas as vezes eu fico pensado se vale a pena mesmo, porque eu tenho uma prima que fez ballet durante 8 anos, e o professor dela sempre colocava ela pra baixo, porque ela tem a estrutura óssea maior, então o corpo é mais robusto, e eu acho que quanto a isso eu tenho a mesma coisa que ela, então eu tenho um pouco de medo de que isso aconteça comigo, pois foi por causa disso que ela desistiu do Ballet. Outra coisa é que todos dizem que eu vou ser muito alta, afinal com 10 anos medir 1,45 é bastante, e eu peso 1,38 mais ou menos, então eu acho que eu tenho receio de alguma coisa claro eu sempre tento esquecer isso e focar no meu sonho. Meus pais também falam que vão me apoiar e tal, mas até agora eu não percebi nenhum apoio, nem pra ir ver a escola que eu pretendo freqüentar, mas espero que isso seja apenas, por que eu tenho uma irmazinha de 1ano e 3 meses.
    Eu espero conseguir alcançar o meu sonho, acho que eu estou muito ansiosa pra começar a sapatilha de ponta, bem o verdadeiro motivo de eu ter vindo postar aqui, é porque assim, eu me sinto um pouco acima do peso, todos dizem que eu vou espichar igual minha irmã, mas eu ainda não vi sinal disso, e estou começando a ter um pouco de busto, creio que não terá problema né igual você respondeu para ou garota isto não interfere, mas então eu estou acima do peso?e é possível alguém que se esforça demais pro ballet, só que ainda não entrou em uma escola de ballet de verdade e só fez ballet na escovinha, já começar a fazer ponta, assim, logo cedo?????????????

  50. • Oláa Meu nome é Raquel..tenho 1,74 de altura, eu adoro ballet.. tenho 19 anos e ja fiz aulas quando era mais nova.. Queria muito voltar as aulas, mais fiqueii muito tempo parada na ginastica, estou uns dois quilos acima do peso. ( 70 kg ) AchÔo que isso é muito.. eu pesava 65 kg.. mais por causa de alguns problemas familiares começei a comer muito, continuo magra e com o corpo bonito.. só não seii se daria pra mim continuar a fazer aulas .. Já faz muitos anos !!..

    • Gostaria de algumas opniões a respeito,.. mas só afirmando gostaria de entrar no ballet, mais por robe ..

    • Um BeijO .. Adoreii o blog Ass: Raquel Oliveira ..

  51. Oi Cássia. Tipo, eu tenho 12 anos, quase 13, meço 1,47 e 39 quilos. Eu fiz ballet de 1 ano e meio até 4 e depois parei. Voltei agora, esse ano e acho que não sou tão ruim assim, por que em 6 meses a professora disse que eu já podia usar ponta. Mas eu me sinto incomodada com meu peso, por que, no inicio do ano eu pesava 31 quilos. Engordei 8 quilos durante o ano e queria muito perder isso e voltar a ter 31 quilos. Eu só tenho medo de pedir uma nutricionista pra minha mãe e a nutricionista dizer que é besteira eu querer emagrecer e não me ajudar em nada. Uma amiga minha media 1,51, pesava 40 quilos. Como ela ainda não menstruou ela cresceu tipo, 8 centímetros, mas como ela estava tendo que fazer uma dieta de colesterol, ela não podia comer nada que engordasse, e com essa dieta ela emagreceu quase 8 quilos. Acha que eu devo pedir a dieta pra ela? É uma dieta bem saudável, sem fritura nem nada que engorde. E esporte pra mim não é problema, eu amo praticá-los. Acha que eu devo pedir a receita da dieta pra ela? Por favor, me retorne. obrigada

    1. Let, uma nutricionista não querer que você emagreça é questão de responsabilidade. Alguém de 1,47m pesar 31kg está fora de cogitação: isso é abaixo do seu peso ideal e compromete diretamente a sua saúde. Eu tenho 1,50m, se eu pesasse 42kg eu já estaria magra. Se eu pesasse 34kg, eu poderia ser internada em um hospital para tratar a minha saúde. Disse tudo isso por um motivo: não, você não deve pedir a dieta a ela, a menos que você queria comprometer a sua saúde e ficar doente. É isso o que você quer? Você já está magra, Let. Já conversou com alguém a esse respeito, de você se sentir incomodada com o corpo que tem? Acho que você precisa conversar.

      Beijos.

  52. Olá Cássia,tudo bem?Eu adoro ballet pois acho muito lindo e tenho muita vontade de fazer.Mas eu tenho um pouco de receio por conta do meu peso.Eu tenho 16 anos e peso 63 kg, e 1,60 de altura sera que eu consigo???Obrigada

  53. oi de novo Cássia !
    até os meus 8 anos, eu era meio gordinha, quero dizer, EU me considerava gordinha. Disso, eu me sentia uma pata dançando, sem leveza, sem graça. Depois, com 11 anos, quando eu cresci e emagreci, eu parecia outra coisa. Diziam até que entre as meninas da minha sala ( 3 magrinhas e 2 gordinha, fora eu) eu parecia ser uma pluma dançando . Que bom ouvir isso, né ? Mas enfim, perder um pouco de peso é bom , mas isso não significa nada, pois na minha academia, uma menina meio cheinha fez um duo juvenil como uma das mais importantes . Bj Bj *——-*

  54. Eu tenho 18 anos e estou acima do peso…. Estava pensando em fazer Ballet pq eu sempre quis e estou buscando um insentivo para amagrecer além de me sentir muito melhor…. Há dois anos eu perdi 13 kg, porém os recuperei, rs, então vou começar minha dita amanhã, comprei uma esteira a qual pretendo fazer todos os dias, e pensei em fazer Ballet, pq seria uma motivação pro caso de eu gostar, eu nunca fiz antes… Será que vai dar certo?

  55. Eu também acho isso um absurdo, tenho 1,50m e peso 50kg, apesar de ter 12 anos, aparento ser uma jovem de 14, tenho muito busto e não me acho gorda, meu professor de Ballet implica comigo por eu ter muito busto, isso interfere alguma coisa no ballet? Obrigada!!

    1. Carol, eu tenho a mesma altura e peso que você, mas tenho pouco busto. Não, você não é gorda! E não, o seu busto não interfere no ballet. O que talvez te deixe mais confortável é fazer aula de sutiã ou top reforçado, para não te incomodar, mas só. Preste atenção na Polina Semionova: ela tem busto grande igual a você. ;)

      Grande beijo.

  56. Eu queria tanto fazer Ballet :( mas sou alta, tenho 1,75 de altura.
    E quando digo as pessoas que quero voltar a fazer Ballet, (pois fiz durante 1 ano dos 9 anos de idade a 10), elas começam a rir, fazem piadinhas, principalmente porque eu sou magra, meu peso é 50Kg. Nossa isso me deixa muito triste. Minha mãe fala que eu não devo ligar para o que os outros falam, e sim acreditar no meu sonho, mas sei la, os comentários deles me deixa muito pra baixo.
    Adorei o blog, e as dicas são maravilhosas :)
    beijinhos;*

    1. Vanessa, quem diz que você não pode fazer ballet clássico por ser alta não entende absolutamente nada do assunto. Duas das maiores bailarinas clássicas do mundo, Darcey Bussel e Sylvie Guillem, são mais altas do que você. A Darcey tem 1,77m e a Sylvie tem 1,80m. Além disso, você é magra e tem o corpo que a maioria das bailarinas gostaria de ter. Por isso, volte a dançar. Volte! Vá por mim, você tem uma linda estrada pela frente.

      Grande beijo.

  57. Meu corpo sofre uma dualidade terrível.Tenho tronco comprido e bem magro,meus braços são enormes e sinto essa parte do corpo bem flexível. Mas da cintura pra baixo a coisa muda,já sou um pouco mais cheia,sinto essa parte do corpo mais pesada e muito menos flexível. Quando começar no ballet terei que trabalhar principalmente essa parte.

  58. eu quero muito fazer bale mas peso 75k e tenho 1,51 de altura
    mas agora com esse texto e com texto e com esse comentario
    com certeza vou fazer
    obrigada
    Paola

  59. eu comecei o ballet a pouco tempo e ja começei as aulas de pontas, tenho 14 anos, sou bem gordinha 60 e alguma coisa, com + ou – 1,59m e eu nao vejo problema nenhum em ser uma bailarina gordinha, o ballet esta me ajudando a emagrecer e eu vou ficando cada dia melhor nas aulas, nao sei por que o preconceito com as gordinhas… se começar uma aula de dança ou outra coisa é por q quer emagrecer ou gosta daquilo…. Eu sofri muito preconceito, e isso ja me fez pensar em desisti mas é obvio q eu nao vou, desisti de muita coisa por causa do meu peso e de rirem de mim… Se alguma bailarina quiser me dar dicas ou só conversar me adc: siath_lopes@hotmail.com =)

  60. Infelizmente parei de Fazer ballet…
    Mas eu tô querendo voltar! Mesmo que eu esteja fazendo Dança de Salão (é, paro o Ballet, mas não paro de Dançar) não vejo que é a mesma coisa! Parece que o ballet exige mais! Muito mais de mim!
    Já tinha entrado em outras duas escolas… Demorou como vc disse em comentários anteriores! Mas eu consegui…
    Só que agora parei com o ballet de uma vez e quero voltar! Mas o chato é que eu não tenho mais o tempo que tinha antes!
    Eu estou estudando pela manhã e na parte da noite tbm! Então fica muito difícil arrumar uma escola de dança na parte da tarde! O que seria beem interessante pra mim!

    Como estão suas Aulas! Nunca mais tinha visitado o seu Blog! Amei o Layout novo! :)
    Beijos Linda!

  61. Olá, esse blog é muito bom mesmo, Olhei vários, mas esse é o melhor, sem dúvidas ! Essa questão do peso mexe mt comigo. Eu sonho em um dia usar uma sapatilha de ponta. não faço ballet, infelizmemte, mas se Deus quiser eu vu entrar! Faço jazz. Tenho 1,62 de altura e peso quase 59kg . Me acho mega gorda e o sonho de usar a sapatilha de ponta vai ficando distante devido ao meu peso. Vcs acham q com esse peso eu conseguiria ? Queria muito a resposta *-* Obrigada por tubo, um beeijo

  62. Olá Cássia!!

    Primeiramente parabéns pelo seu blog, é um incentivo para pessoas que não estão com o peso ideal , poderem realizar o sonho de fazer a dança clássica. A minha história começa com um sonho que vem desde criança em fazer ballet clássico, confesso, que tenho um profundo amor por está dança. Mas, quando criança, viviamos uma situação dificil, meus pais trabalhavam muito e não tinham tempo, para me levarem para realizar este sonho, já que tinhamos que sair de nossa cidade para a cidade vizinha. Fiz em toda minha infância Jazz, já que o ballet não era possivel. Com 18 anos comecei a trabalhar, fazer faculdade e não tinha mais tempo para fazer nada. Depois casei, e com a vida corrida achei que meu sonho de fazer ballet seria enterrado, comecei a engordar muito, fiquei depressiva por diversos problemas que a vida nos trás e por fim, no ano passado tive um AVC. Hoje estou com 38 anos, tenho uma filha de 3 anos e só me dedico ao lar, e no dia 01/02/2011 me matriculei em uma escola de ballet classico para adultos pois está foi uma forma de ocupar meu tempo fazendo algo que sempre gostei. Confesso que estou realizando aquele sonho que tinha ficado adormecido, sinto muitos dificuldades pois estou com 88 kilos e tenho 1,63, meu peso atrapalha muito, principalmente em exercicios onde temos que saltar. Minha esperança hoje com o ballet e emagrecer, corrigir postura e tonificar a musculatura. O sonho de ser bailarina profissional , esse infelizmente, terá que ficar guardado, não há mais tempo para isso. Fique animada em saber que muitas pessoas do seu blog emagreceram com o ballet, eu preciso emagrecer para baixar o colesterol e com isso ter qualidade de vida. Portanto, amigas que começaram tarde no ballet, lembrem-se que nunca e tarde para se começar. Só temos que ser fortes para passarmos pelos obstaculos que seguem em nossa direção. Meu sonho e que minha filha adquira a mesma paixão que eu tenho pelo ballet e possa se tornar uma bailarina profissional da qual eu não fui. Beijos!!!!

  63. Olá Cássia!
    Devo dizer que não só adorei suas dicas sobre o ballet, como toda sua ideologia sobre o mesmo. Achei seu blog, pois estou interessada em retornar ao ballet, e simplesmente digitei: ‘Peso e altura ideias para o ballet’ no google. Fiquei entusiasmada por ver que poderei ter chance de ao menos praticar, pois antes tinha receio devido a minha idade (22 anos). Acho que ainda terei um pouco de relutância das pessoas que me rodeiam, pois querendo ou não preconceitos existem, ainda mais em minha cidade, onde as oportunidades para a prática dessa tão linda dança é um tanto inacessível. Adorei sua crítica sobre Black Swan, enfim, Parabéns!

  64. Olá meu nome é roberta sou bailarina desde os 4 anos … tenho 18!
    Nunca parei de dançar … sou negra e como era de de se esperar tenhos bumbum grande e grossas coxas… isso sempre foi um problemas no ballet classico… com o passar do tempo por volta dos 12 anos (já dançando jazz e afro) percebi que embora sempre me destacasse … eu nunca era a primeira e isso foi me magoando aos poucos eu era só uma menina … comecei a me voltar mais para o afro e comecei o comtemporaneo me apaixonei!
    Apesar de nunca parar com o classico o que eu ainda adoro muito e ser essencial pela tecnica … me voltei para esses outros lados da dança e realmente eu amo o afro e o comtemporaneo! No momento tive que dar uma paradinha e já engordei alguns quilinhos mas um dia ainda ouvirão falar de mim huahauhauhaua (tenho me voltado também para os musicais : tenho uma mulher incrivel como inspiração : claudia raia ela assim como eu amava o classico mas infelizmente n tinha o biotipo e hj é uma estrela dos musicais quero ser como ela… )é um grande sonho dançar e viver disso … mas no momento estou trabalhando e estudando … mas eu n desisto tão cedo embora tenha outra areas como opção de carreira!

    Beijooos … por favor responda-me! =)

  65. Li todos os comentários e me emocionei muito aqui :/
    Bom, fiz ballet dos meus 6 anos aos meus 9 anos quando era pequena, sempre fui dentro do meu peso! Mas sempre tive bundinha e perna cheinha haha Parei as aulas pois me mudei e a escola ficava muito longe da minha casa atual, então desisti.
    Bom, agora estou com 14, quase 15 e estou morrendo de vontade de voltar a fazer aulas mas estou muuuuito acima do meu peso :/
    tenho mais ou menos 1,66 e peso 93 kls.
    E concerteza foi ser muito humilhada se voltar fazer aulas, pois já fui em uma escola de dança da minha cidade e vi que TODAS as alunas eram lindas e magras. Claro que tem muitas mais escolas de dança aqui mas mesmo assim estou com medo de ser extremamente humilhada, e eu sou muito emotiva, acho que iria ficar muito mal caso isso viesse acontecer (e é obvio que vai.)
    E iria ter que começar do zero, pois nao lembro mais de nada do ballet D:
    queria a ajuda e/ou opinião de voces meninas :/ por favor me ajudem!
    beijo

    1. Natália, você não será humilhada “com certeza”. O fato de todas as alunas serem magras não significa que elas terão esse tipo de atitude. Humilhar outra pessoa não é questão de tipo físico, mas de caráter. Você quer fazer ballet, mas já colocou na sua cabeça que será maltratada em todas as escolas, dizendo “é óbvio que vai”. Não é óbvio. Dê uma chance a você, ao seu sonho de fazer ballet, de conhecer bailarinas legais e que podem ser suas amigas. Visite as escolas, converse com as professoras. E siga seu caminho, bailarina.

      Beijos.

  66. Aiiii, eu li esse blog e fikei indignada, todas aki sao super magrinhas….
    Gente, eu que estou tendo problemas, odeio fazer ballet e saber qe eu sou a mais gorda da turma, ver as outras vestindo figurinos bem menores que os meus.. D:
    Olha, eu tenho 1,58 e peso 62 kg….. Eu queria saber como emagrecer, de verdade.

    1. Maria Paula, de onde você tirou que somos magrinhas? Hehehe. Aqui ninguém é não, pode ficar tranquila. E para saber como emagrecer, procure um nutricionista ou endocrinologista. Nada de fazer dietas mirabolantes, hein?!

      Beijos.

  67. Ola Cassia, meu no e é Dasy tenho 16 anos..
    faz 4 meses que eu estou fazendo ballet, ja emagreci 4 quilos mas ainda estou gorda pois tenho 1,50 altura e peso 55 quilos gostaria de saber como eu faço para emagrecer!

    bjoo

    Ibitinga-Sp

  68. Nossa.. Quando li esse texto..
    Lembrei de tanta coisa que eu já passei no meu sonho de ser bailarina..
    Eu sempre fui normal.. Rosto magro mais com bochechas e aquela famosa barriguinha…
    Mas quando entrei no ballet aos 13 anos..
    Vi que isso era um problema..
    Nesses 4 anos de ballet, eu já emareci e engordei tantas vezes.. E de formas tão loucas..
    A questão é que esse negocio do peso não vem de vc…
    Por que muitas vezes , a gente nem se acha gorda, mas quando o sonho aumenta.. E vc resolve se comparar … Ai é fogo…
    Atualmente peso 56 e tenho 1,68/9 de altura..
    engordei devido a uma medicação..
    E pensar que antes.. eu pesava 46!!
    Nussa , nem preciso dizer a repercussão que isso teve , tanto pra mim quanto no ballet.
    As pessoas nunca falam pra vc, pelo menos as educadas..
    Até que fui em uma festa , e só de estar comendo algo, recebi dois cmentários ácidos.. O que foi o fim pra mim..
    As pessoas acham que se engorda de comer muito ..
    Mais nem sempre é assim..
    Sempre cmi bastante.. Até quando eu era beem magrinha.
    Mas só agora, as pessoas reparam nisso..
    :(

    1. Talita, acredite, você não está gorda! Muito pelo contrário, pesando 56kg e com quase 1,69m de altura, você deve ter um corpo lindo! Eu tenho 1,50m e quando pesava 46kg já era magra, imagine você, um palitinho. E a alimentação é importantíssima para manter o seu corpo saudável e ativo. Não comer ou comer mal influencia diretamente na sua saúde e no seu desempenho no ballet. Pense nisso. ;) E sobre os comentários ácidos, você sabe que nem sempre é verdade, né? Nenhuma pessoa legal o suficiente agride a outra, tenha certeza. Pode até ser o contrário, você ser linda e o bichinho da invejinha aguçar os outros. Não deixe, jamais, viu?!

      Grande beijo.

  69. Minha nossa,eu amei esse site ! Parabéns !
    Bom,eu sofro muito com essa história de ser gordinha.
    Tenho 13 anos,tenho 1,40 m , e peso 47 !
    Meu sonho sempre,sempre foi fazer ballet,não pra me tornar uma profissional,viver disso,nada disso. Eu me apaixono cada dia mais vendo os vídeos de bailarinas na ponta dos pés,e queria muito poder fazer o mesmo,eu me apaixonei pelo ballet !
    Mas pelo fato de ser gordinha,acho que esse meu sonho nunca vai se realizar. Já pensei até em me tornar bulêmica, mas depois percebi a mancada que eu ia fazer.

    1. Jennifer, ainda bem que você percebeu a grande mancada que ia fazer. Nada no mundo, NADA, vale mais do que a sua saúde. Nada. Nem o ballet, nem qualquer outra coisa que você pense em fazer na vida. Não vale a pena. Mas você pode sim realizar o seu sonho. Você disse que não quer ser profissional, então, o que a impede de fazer? Escolha uma escola bacana e siga o seu sonho. Você não é tão gordinha quanto você pensa. ;)

      Grande beijo.

  70. Obrigada cassia pires,adorei fazer parte dos comentarios e vo ta senpre ligada aqui pode ter serteza….BJOS

  71. ouvi um comentario na internet que fiquei chateada…
    comecei a fazer ballet,mas as pessoas nao me olham muito bem..
    nao tenho barriga,mas tenho bastante coxa,perna,bunda e peito e ele disse que ter corpo asim fica ridicolo no colan…tenho 1,63 de altura e peso 58 o que fasso sera que com 4 messes consigo emagrecer 7 quilos..tomara que sim pq amo dança e nao quero de deixa de fasse o que gosto..

  72. Li todos os comentarios acima,gostei muito… e eu vivo uma situação parecida com a de muitas a questão do peso.Eu tenho 16 anos com 1.68 e 66.0 Kg não aparento ter todo esse peso.Faço ballet desde dos 7 anos,todos me dizem qe dançam muito bem que sou uma bailarina maravilhosa,que eu não deveria me importa com a questão do meu peso,eu já fiz muitas coisas pra tenta emagrecer mais não consegui,e agora estou começando a emagrecer mais bem devagar,já reduzi muito minha alimentação ela agora está bem balanceada,mais a questão do meu peso é agora que vem me assombrando a muito tempo.
    Por mais que eu tenha visto muitas bailarinas gordinhas por ai e ve que nao sou apenas eu.Isso me deixa muito chateada por que sofro muito preconceitos muita gente me fala- “onde ja se viu bailarina gorda” e isso é ruim.Muitas vezes já pensei em deixa o ballet mais o amor que sinto pela dança é amor que essa gordura.
    E o pior de tudo é que eu não consigo emagrecer com facilidades,e gostaria de saber se voceis tambem ja passaram por preconceito por algum motivo.teria alguma dica pra me dizer para mim conseguir emagrecer.
    Falta de esforço não é pois sou uma bailarina MUITO dedicada…Faço de tudo pra emagrecer a cada dia e não consigo.! me ajudem….
    Obrigada desde já

    Cássia amei seu blog realmente esta de parabéns.

    E parabéns para as meninas qe foram corajosas em dizer suas preocupações e por tenta resolver isso com pessoas qe tambem ja passaram pela mesma situação..
    Beijos

    1. Suelen, você acha que tem “todo esse peso” por ter 1,68m e pesar 66kg? Sabe qual é o meu peso atual? 52kg. E eu tenho 1,50m de altura. Olha aqui uma foto minha: https://dospassosdabailarina.wordpress.com/2009/03/01/a-primeira-apresentacao/ Olhe para a foto, eu sou gorda? Agora, de verdade, você se acha gorda? Acho que temos, de uma maneira geral, uma visão absolutamente deturpada sobre peso e proporção do corpo. A maioria das pessoas não sabe o que significa sobrepeso. Talvez você não consiga emagrecer mais porque o seu corpo está como deveria estar. Olha para si mesma e pense se realmente essa sua preocupação tem fundamento. Ainda falarei sobre esse assunto com mais calma no blog, porque comentários como o seu me preocupam imensamente, de verdade. Tenho certeza que você tem um corpo lindo.

      Grande beijo.

  73. Puxa, esse post é maravilhoso! Eu gostaria de contar a minha experiência também. ^^

    Desde os meus três anos eu danço ballet. Hoje tenho quase dezesseis anos, e parei com o ballet há quase quatro por razões relacionadas ao peso.
    Desde pequenininha eu fui gorda, e a única gorda das aulas de ballet a minha vida inteira. Eu nunca me incomodei com isso, até porque, quando todas são crianças, isso não interessa nem um pouco. Eu tive uma professora maravilhosa, que dentre suas trinta alunas magras e altas sempre me colocava a frente de todas, dizendo que a minha leveza, elasticidade e precisão para com todos os movimentos era simplesmente fantástica! Eu era a favorita dela, e sempre a primeira bailarina de todas as apresentações, públicas ou não. Até que, com nove ou dez anos, entrei para a ginástica olímpica para melhorar ainda mais no ballet.
    O tempo foi passando e eu comecei a gostar mais da ginástica, mas não parei de fazer ballet. Mesma coisa: a única gorda da turma da ginástica. Meu maior sonho era passar para a 2ª pose, mas eles nunca me passaram. E por que? Por causa do meu peso! Não importava se eu sabia fazer tudo; as magras não sabiam nem virar uma estrela e passavam com a maior facilidade. Reprovei duas vezes, e na segunda eu não aguentei e desisti da ginástica, com uma dor imensa no coração.
    Voltei para o meu querido ballet. Tudo ia bem, até eu descobrir aquelas bailarinas mais velhas e esguias, com uma sapatilha de ponta nos pés. Aquilo me deixou maravilhada, e eu comecei a olhar em todos os lugares, procurando por fotos daquelas meninas que já dançavam com a ponta. Olhando de foto em foto, descobri também, para minha tristeza, que nenhuma delas tinha uma gordurinha sequer. Meu mundo caiu de novo e, completamente sem esperanças, desisti do ballet, quase deixando meu coração naquela sala. Desisti porque vi que, tanto na ginástica quanto no ballet, eu não possuía futuro, pois eu nunca quis dançar só como um hobbie, mas meu sonho era me apresentar como Primeira-Bailarina da minha escola. Vendo que isso era impossível, não vi mais razões para continuar alimentando meu sonho, visto que a cada momento era uma lágrima a mais que iria cair quando eu não tivesse mais o que fazer em uma aula de ballet.
    Até hoje eu choro por isso, mas eu lembro de todos os movimentos, posições… e meu maior desejo é voltar, pois a professora ainda é a mesma, e a escola é ao lado do meu colégio. Mas eu tenho medo, pois agora eu engordei mais e eu não queria ser humilhada.
    Bem, todo mundo diz que eu sou muito gorda para o ballet e que eu nunca chegarei às minhas sonhadas pontas, mas ballet, fora animais, tocar piano e minha família, é a coisa que eu mais amo no mundo!
    Eu sei que eu tenho 1,64 e 96kg, mas eu queria tanto continuar…
    O que vocês acham? Algum conselho ou opinião?
    Beeijos e obrigada pela oportunidade!
    ;*

    1. Eduarda, em primeiro lugar, você não poderia ter se comparado com as fotos que encontrou. Se a gente for pesquisar fotos de bailarinas, professoras, estudantes, médicas, advogadas, na maior parte das vezes veremos as altas, esguias e sorridentes. Você não precisaria ter abandonado o ballet por conta disso, mas entendo quando você diz que não conseguiria mais ser a primeira-bailarina da sua escola. Agora, vem cá… Se a professora continua a mesma daquela época, por que você tem medo de ser humilhada, se era justamente ela quem mais lhe apoiava? Pense no presente que você tem, poder voltar com a mesma professora! Sobre usar pontas com o seu peso, a professora vai auxiliar você da melhor maneira. Claro que isso demorará um tempo, mas como acontece com qualquer uma de nós. Se você quer uma opinião, volte. Converse com essa grande professora, que sempre apoiou você, e volte a dançar.

      Grande beijo.

  74. Detalhe:

    tenho, atualmente, 32 anos e devo estar pesando uns 75 kl, pois desenvolvi um problema de intestino que me faz variar de peso e ainda não assimilar várias vitaminas, fazendo com que minha imunidade baixe constantemente.
    Essa tem sido minha luta para permanecer dançando, pois nem sempre consigo forças para estar lá….mas Deus tem sido comigo!!

    Se quiserem ver as fotos do último espetáculo, que foi sábado, 24/01/10, em Londrina-Pr, acessem meu orkut, ok? É liberado para todos!!!
    Tem até um vídeozinho de uma camera de alguem da platéia que foi postada na internet que já está a disposição…podem assistir!!!
    Posso até ter dobras na barriga, porém sei que estou sendo feliz e vidas tem sido transformadas. Isso é o mais importante pra mim!!!

    Enqto as pessoas reparam, eu danço, minha Professora me ama, meus amigos e familiares me apoiam…e Deus? ME ABENÇOA!!!

    BJS A TODAS VCS!!!

    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=15942468577885155656&aid=1272181529

    1. Elis, eu fiquei imensamente tocada com a sua história. Especialmente no final, quando você disse isto: “Enqto as pessoas reparam, eu danço”. Nossa! Parabéns é pouco para você. Essa questão do peso aparece sempre aqui no blog e já faz um tempo que quero fazer outro post sobre o assunto. Sem dúvida comentarei sobre você, já que nem todos leem os comentários. Parabéns mesmo! E vou lá ver suas fotos e vídeo no Orkut.

      Grande beijo.

  75. Bom lendo os comentários aqui postados, resolvi compartilhar a minh experiencia.

    Danço desde os meus 16 anos, qdo retomei meu contato com a dança. Antes disso havia feito bále por 2 anos na minha infância – dos 6 aos 8 anos, e parei por falta de incentivo msm. Nessa fase de retomada foi em um projeto cristão de evangelismo onde vi uma garota mais nova e beeeem gordinha dançando e pensei: “se ela pode, pq não posso tbém?” E lágrimas rolaram pelo meu rosto…..
    Fiquei muito tocada e constrangida pq era muitooo gorda e sentia muita vergonha da minha obesidade.
    Com o incentivo de pessoas próximas e que me amavam muito, me envolvi com Street e um pouco de jazz, mas nada muito profissional. Tbém com Libras misturada a dança e fazíamos td isso nas ruas, morros em forma de evangelismo e em projetos sociais em várias cidades do Brasil. Asim foi dos 16 até qdo terminei minha faculdade e pós graduação em 2005. Muita coisa aconteceu nesse período, muitas mesmo. Entre elas que em 2000 iniciamos um Ministério de Dança na nossa Igreja onde começamos a ter aulas de bale, jazz, etc, técnicas, com pessoas formadas na área de dança e com vasta experiencia e tbém a fazer vários cursos afins. Nisso, com 1,60 eu já estava com 102 kl e continuava dançando e muito, fazendo coisas que muitos magros não faziam.
    Outra coisa que me ocorreu foi uma cirurgia do estomago, exatamente pq a dança é algo de Deus na minha vida e sentia que precisava dar mais a Ele e aqueles que me cercavam.
    Emagreci 32 kl, que o médico julgou suficiente e assim prossegui.
    Terminando os estudos consegui tempo a noite para aulas técnicas. Entrei no balllet, sapateado. Até hj já me apresentei em 3 Espetáculos de dança em Teatros da minha cidade pela minha Escola e fui extremamente bem acolhida pela minha professora e dona da escola.

    Desde o início o fato de ser gorda tem sido polêmico, porém posso testemunhar que isso tem trazido transformações na vida das pessoas que me veem dançando pois gera encorajamento.
    A Dona da Escola sempre me coloca como exemplo de superação e tantas outras tem vindo simplesmente para realizar seus sonhos.

    Não queremos realmente ser PRIMEIRAS BAILARINAS mas apenas popularizar e descriminalizar uma cultura que muitas vezes fica sob a ditadura dos padrões que a sociedade impõe, podando muitos sonhos e impedindo o acesso de pessoas simples e a pulverização de saúde aos adultos e até msm a cças obesas, como já foi provado que ballet aos adultos é benéfico à saúde. Eu tinha primeiro grau de obesidade mórbida e fui salva primeiro pq Deus me ama, segundo pq vislumbrava a possibilidade de me realizar na dança, msm sabendo que poderia ser alvo de chacotas….DEUS ME DEU CORAGEM E SEGUI EM FRENTE!!

    poderia falar muito mais detalhes, mas acredito que é suficiente para que independente de qquer coisa, vc se encoragem e não deixem seus sonhos morrerem, pq vale a pena acreditar nos seus sonhos, pq o dia que pararmos de sonhar, morreremos….

    DEUS ABENÇOE VCS!!

  76. ainnnn Cássiaaa!!

    ja liguei aki pra ter mais informações..

    e se Deus quizer vai da certo!

    u problema mesmo como eu ja te disse é a vergonha.. por eu ser gordinha..
    e a questão de achar meu corpo bonito..
    eu até axo sabe.. pelos fatores q eu te disse
    mais tenho barriga saliennnte asasuhhu’
    e quadril largo.. ¬¬² aii da a intender q a pessoa é mais gorda doq ja é!

    :~~

    toh numa indecisãooo!

    mais é uma paixão q eu adoraria retomar *-*

    adorei o site.. essas idéias aki devem ser divulgadas mais.. pq assim como eu tem inumerasss garotas q sempre olharam o ballet, tem vontade de fazer…mais tem vergonha!

    vou divulgarr!
    ^^
    beijossssss

  77. Oiii gent!
    falando sobre ballet!
    axo lindoooooooooooooooo
    fiz quando era pikena..e axo q foi issu q me deu até uma cinturinha legal..^^

    e tenho maior vontade de fazer novamente
    mais nossaa….tenho tantaaa vergonha ><"

    sou gordinha…

    eu axu meu corpo bunito sabe.. só sou gordinha mesmo..mais tenho cintura ..coxas.. enfim
    sahuashuas
    mais todo mundo sempre diz q eu toh gordaaa.. etc..etc..etc..

    tenho muita vergonha de começar ballet agora deepois de grande

    conselhos?

    sera q é uma boa ein meninas?

    beiiijosss

    1. Camyli, se você acha o seu corpo bonito, problema de quem chama você de gorda. E perguntar aqui neste blog se é um problema começar mais velha? A dona começou aos 28 anos! ;) Matricule-se numa escola, compre suas sapatilhas e dance feliz.

      Beijos.

  78. Gente, Claro que a questão da altura e do peso sempre irão gerar discussões no ballet, mas não é ser magrela que vai me fazer girar horrores, e não é por ser alta que eu vou ter uma perna la na orelha, rs.
    eu tenho 1,65 m e viro fouette duplo pra esquerda, minha amiga tem mais de 1,72 e não vira ,mas ela tem muita musicalidade, e eu tenho um pouco menos.
    o que eu to querendo dizer é que não são esses detalhes que a gente tem que ficar se preocupando, e sim em dançar. somente.

  79. Puxa!que alívio…eu queria fazer balé,apesar de ser mais velha.tenho o peso na linha do ideal,mas não sou uma vassoura…Obrigada!eu amo ballet,gostaria de fazer!!

    1. Flavia, eu tenho 1,50m e peso 50kg. Nunca tive problema com o meu peso nas aulas de ballet. ;) Fique tranquila, você não está gorda coisa nenhuma! E com as aulas de ballet, você tende a emagrecer um pouco, então não se preocupe com isso.

      Grande beijo.

  80. Oi, eu tenho 17 anos, meço 1,60m e peso 50kg, acha que estou apta para começar dançando? Tenho medo de estar iniciando tarde de mais, e como vi aqui, o meu peso não parece ser o ideal.

    1. Mily, “como eu vi aqui”? Em qual momento você leu que estar 10 quilos abaixo em relação a sua altura não é o ideal? Não confunda. Isso não foi escrito no post em momento algum. Além disso, não pense que bailarinas clássicas são modelos, que precisam estar 20 quilos abaixo em relação a sua altura. Eu comecei aos 28 anos, tenho 1,50m e peso 50kg. Você está velha e gorda para o quê mesmo? Não entre nessa neura, ela não cabe em lugar algum, nem no ballet. Você é nova e está num excelente peso. Se o seu interesse é ser bailarina profissional, daí sim é um pouquinho tarde. Fora isso, não há motivo para preocupação.

      Beijos.

  81. cássia preciso muito da opnião de alguém de fora, tenho 16 anos e comecei a fazer ballet faz a 1 ano me apaixonei, antes já fazia dança de salão e já tinha o objetivo de ser professora, hoje quero muito ser professora de ballet e de dança de salão amo muuuuuito as duas coisas são simplesmente minha vida!!!! pra ter uma idéia quando é um feriado de carnaval como esse fico super extressada e triste por não ter uma aula de dança, graças a deus hoje já tem, porém minha dúvida é será que (pela minha idade) possso ser professora de dança, sérá que dá tempo? tenho muito o que aprender pq apesar de amar muuuuuuuito não danço NADA e ñ estou exagerando ñ viu? ñ entrei em uma companhia de dança por meu nivel ser muuito baixo e olha que tinha gente que nem sabia tanto assim, e no ballet eu nunca entrei numa escola de ballet onde faço e no ABC onde é aberto para todos e a professora perde muita aula chamando atenção das alunas ou montando coreografia pq lá todo mes tem que ter uma e então qual sua opnião?

    1. Sarielice, fique tranquila. Dá tempo sim de você ser professora de ballet. Você pode fazer o curso regular, que dura 8 anos, daí você será professora lá pelos 24/26 anos. Pode fazer um curso técnico, mas só vão aceitá-la se você já tiver um bom conhecimento. Há também a possibilidade de você fazer faculdade de dança. Como você também quer ser professora de dança de salão, seria bacana porque você terá um curso mais amplo, com várias modalidades de dança, além de aulas de didática e afins. Escolha o que você quer e estude para isso, que será uma grande professora. A paixão pelo ensino e dança você já tem, agora só falta o conhecimento. ;)

      Beijos.

  82. Émile, existem muitas escolas e professoras de ballet, fique tranquila. Você encontrará um lugar bacana, mesmo que demore um pouquinho.

    *

    Beijos, Brunelle. E eu também concordo com as duas. ;)

    *

    Emily, eu fico impressionada quando ouço histórias como a sua. Impressionada de verdade. É um desrespeito tão grande com a aluna que nem há nome para isso. Você tem toda razão, o ballet foi feito para todas. E acredito que, um dia, professoras desse nível deixem de dar aula.

    *

    Émile, eu também emagreci com o tempo. E mesmo que a pessoa não emagreça, o importante é que ela está lá para dançar.

    Beijos nas três.

  83. Concordo plenamente com vc Émile Eni

    O talento não se mede pelo fisico de uma pessoa e sim pela sua força de vontade,perseverança e dedicação.

    Sucessos para ti também!!!

  84. É verdade chará…

    Eu quando entrei no ballet era uma bolinha, mas depois fui emagrecendo com o tempo…

    Não se preocupe com essa questão já que msm sendo gorda, magra , alta, baixa… Nao é necessario um tipo físico se vc tem talento…

    Basta querer…
    Sucessos na vida moça…

  85. Gostei muito mesmo desse post e queria deixar meu comentário.

    Realmente a maiorias dos professores e pessoas no geral acham que o ballet é só pra gente magra e pronto e acabou.

    Sofri muito durante minha estada no ballet por causa do peso.A professora só exergava meu peso e minhas limitações,não me dava crédito por nada e toda aula perguntava quando eu iria começar um regime,se eu já tinha começado,se já estava perdendo peso até dava dicas de dieta e coisa e tal…
    Sentia muita vergonha por não emagrecer como ela queria e por ver todas as minhas colegas de classe magras e eu lá…parecendo uma baleia de colant.
    Ela falava do meu peso na frente de toda a classe e algumas meninas ficavam do lado dela falando também de mim e do meu peso, o que eu deveria fazer para emagrecer…Aí meu Deus!!!

    Bom,mas indiferente aos comentários alheios,eu com toda a certeza do mundo acredito que o ballet foi feito para todas,sejam gordas,magras,altas,baixas,atleticas,sedentárias enfim é uma arte e como toda a arte deve ser livre para todos que quizerem aprecia-la.

    Fike com Deus.

  86. Ai obrigada meninas pelo apoio…

    Para de dançar nao é meu objetivo, até pq minhas amigas falam que eu sou a primeira-bailarina delas, então o apoio de vc’s e delas me inspiram mais e mais…

    Cássia é exatamente isso, a profª tem exatamente ssa síndrome que vc falou, ela nos disse uma vez que vai ser primeira – bailarina, nem ke seja em outra vida, eu achei uma leseira mas, vou fazer o ke mudar o pensamento dela eu nao posso…

    Brunelle, desculpa pela outras vezes…
    bjo pra vc’s….

  87. Vanessa, foi você! Hoje mesmo eu estava pensando que eu tinha de encontrar uma bailarina alta. O meu post mais recente foi sobre um bailarino baixinho, e sempre achamos que eles têm de ser altos e fortes. Já com as bailarinas é o contrário, sempre pensam que as pequenas se sobressaem. Vou procurar os vídeos da Ana Lacerda. ;) (Acabei de encontrar um dela com o Carlos Acosta. Nossa, ela é imensa!)

    *

    Émile, pense sempre o seguinte: ao sair de lá, você ganhou muito mais do que perdeu. Essa sua professora tem a “Síndrome da Primeira-Bailarina Frustrada”, dá aula, mas queria mesmo só brilhar nos palcos. Há muitas escolas e ótimas professoras por aí, você encontrará uma bem bacana. Sobre a média da minha turma, olha, tem desde meninas de 19 a mulheres de 40. A média é mesmo um pouco mais velha, 25, quase 30. Na outra escola onde eu estava não, a média era um pouco mais baixa, mas tinha sim bailarinas de 25, 30, 35.

    *

    Brunelle, você tem toda razão. A Émile não pode parar de dançar.

    Beijos nas duas.

  88. :O coitada de ti Émile nao ligue siga em frente e NÃO PARE DE DANÇAR please ;D
    essa sua professora foi muito incompreensiva u.u povo sem paciencia eu hein!
    não abaixe a cabeça ok flor?
    beijos :*

  89. cASSIA, :'(
    Saí do ballet… Eu vi uma vez um post seu sobre isso tbm né??
    Não pq eu queria, mas pq eu nao Aguentava akela profª, pelo amor de Deus como é que aguentei akela pessoa, velho??
    Ela fala em Ética o tempo todo mas nao tem um pingo de ética…
    Vc não acredita, ela me tirou do MEU lugar na coreografia só pq eu nao fui a dois ensaios, e sabe pq eu nao fui? Simplesmente, tava sem dinheiro, minha tbm, meu pai tava trabalhando e nunka na Globo ele saíria de lá pra ir me levar e me buscar no Ballet…
    Pra piorar ela queria que eu pagasse as roupas que eu nem iria usar…
    Sabe o ke ela ria fazer? Iria pegar minhas roupas (akelas que saíram do MEU bolso) E iria emprestar ou dar pra quelquer outra guriazinha que ela iria meter na coreografia… E isso é que eu fico INDIGNADA… Depois, eu sei que a guria nao tem culpa, mas como ela pede pra nós termos uma certa sensualidade numa certa coreografia se, quando ela me tira da introdução ela poe uma menina, magrela que nao tem “sensualidade” nenhuma… Ela pra piorar ainda quer participar da coreografia.. Imagine que coisa linda… Um bando de mulecas de seus 14 a 16 anos, e uma velha senhora com seus 37 no meio… (ironia) ‘Lindo’ né?? Pois é exatamente isso que acontece, e ela tira outras meinias pra ELA dançar na frente ou lugares de destaque… Mas ela só vai aprender a dar valor depois que ela perder, eu quero ver o ke ela vai fazer quando TODAS as meninas e meninos da Escola saírem, Ligar nao adiantar pq ninguem mais vai querer.
    O que eu acho mais engraçado é que tem gente que não se toca e simplesmente ainda fica “babando o ovo” dela… Ai me poupe…

  90. Cássia, fui eu que falei da Ana Lacerda, lembras-te? Por ela ser bem alta… Disseste que ias procurar no youtube. LOL Ela é a bailarina principal da Companhia Nacional de Bailado de Portugal e dança lindamente.

    Beijinhos

  91. kkk Cássia nao entendi o Certo, Brunelle?
    XD
    quer dizer q concorda comigo ou está mandando eu procurar tbm?
    nao consegui interpretar o final desculpe-me :)

  92. Luciana, toda vez que alguém da sua idade pergunta se pode fazer ballet e o que acho, percebo que a pessoa não leu a minha descrição em “a bailarina”. Eu comecei aos 28 anos, sendo assim, a minha resposta a você está implícita. Você está nova, comece no ballet, e não se importe com a questão do “corpo ideal” ou da “idade certa para começar”. Encontre uma escola e seja feliz. Certo, Brunelle?

    Grande beijo.

  93. Meninas, eu queria fazer ballet tenho 13 anos será que é tarde de mais ? não sou magra e nem muito gorda mais amo o ballet axo uma coisa linda, já fiz judô por causa de me axar gorda para fazer ballet mais agora to pensando denovo em fazer ballet mais axo que não tenho o corpo ideal

    e ai meninas oq vcs axam ? me ajudem ?

    eu amo ballet axo a coisa mais linda do mundo e queria muito fazer estou perguntando a vcs pq já fizeram

    Obg ! ee miiL beijus *-*

    aguardando a resposta

  94. Émile, foi um dos posts mais recentes, está fácil de achar.

    *

    Drika, as pessoas sempre veem problema: se você é alta, baixa, gorda, magra, ágil, lenta. Não fique chateada e siga feliz da vida com o seu ballet. Sua professora está coberta de razão.

    Grande beijo.

  95. eu faço ballet desde os 5 anos e sou beeeeeeem alta, tenho 1,78 com 16 anos- muita gente fala :
    – nossa voce é bailarina ? alta desse jeito ?
    eu fico meio chatiada, mas minha professora sempre fala que nao tenho que me preocupar e tal, entao, eu acho que todo mundo deve fazer o que gosta, seja alta, magra, gordinha, baixinha ..

    beijos e parabens pelo blog

  96. Cassi eu quis diz que queria um video seu dançando e se possivel da otra bailarina tambem!!!
    mas tudo bem passando desse assunto para o do meu espetáculo, nós mudamos o tema e agora será “emoções”! Nós vamos expresar todas as emoções atraves da Dança!! Mas msm assim obrigada por ajudar!!!

    Ana Lacerda é uma bailarina Lindaaa Que eu tava vendo a história dela dia desses. Em comentário aí em cima tem falando algo dela.

    Bjinhuu!!!!

  97. Émile, eu fiz apenas um comentário sobre os “tamanhos dos cisnes”, não tenho vídeo sobre isso, tampouco dançamos eu e outra bailarina.

    Sobre o tema “estações do ano”, faltou um pouquinho de vontade para pesquisar, né? Há o “Four Seasons”, de Robbins, com música de Verdi. Também há, em Cinderella, fadas das quatro estações.

    E quem é Ana Lacerda?

    Beijos.

  98. Ah é! Nem te falei!! A escola onde eu faço aula, vai ter uma apresentação no fim do ano e o Tema é: As estações do ano!!

    Só ke nao temos nenhuma idéia de danças pra representar o OUTONO! Dá uma idéia ae!!!

    Ficarei agradecida!!!

    BJO!!! :*

  99. Brunelle, nao foi minha intenção criticar seu comentário… E se vc acha que critiquei mil desculpas… Assim como a Cassia falou, nao é do meu interesse “discutir ou brigar”, mas sim dar a minha opinião sobre o assunto, e obrigada pela sua resposta. ;P Espero que vc tenha muita sorte na sua caminhada no Ballet!!!

    ——–#———

    Cássiaa!!!! Foi ótimo saber da bailarina de 1,50!! Me deu mais animo pra continuar com o meu projeto de vida sabe! Deu mais vontade, mais coragem é a palavra certa!!! Obrigada msm, se vc puder (se possível) passar algum vídeo (se tiver é logico) de vc e dessa bailarina dançando, eu vou ficar agradecida pelo resto da vida!!! E quando eu estiver lá na Russia (Bolshoi) sabe, eu vou poder dizer que vc foi uma das pessoas que mais deu apoio pra conseguir meu futuro!!! manda pro meu Email qualquer coisa okay!!!?

    Bjinhuuu Émile ( emile_eni@hotmail.com) :)

  100. Aah Ok jamais aqui é um blog para dialogar e trocar conhecimentos nao trocar birras ^^
    Obrigada Cássia o/
    A propósito ponha mais fotos de suas apresentações adoro ver ^^
    Bjos.

  101. Brunelle, eu já ouvi outras bailarinas altas reclamarem da dificuldade em realizar os passos. Mas também, quando aprendem, é de uma beleza absurda! Um longo cisne é mais bonito do que um cisne pequenino. E olha que tenho 1,50m! E, mesmo assim, acho lindo bailarina alta. Tudo é questão da gente aprender a lidar com o nosso próprio corpo. Talvez as pequenas tenham mais noção de espaço, especialmente porque o comum é ser baixinha. Mas não se incomode em ser alta, pelo contrário. Aprenda a lidar com o seu corpo e siga lindamente. E, tudo bem sobre a sua resposta. Só não quero as duas brigando aqui. Dialogar pode, brigar nunca. ;)

    Beijos.

  102. Émile eu nao reclamei querida :) só queria saber o porque do preconceito mas depois do que a Cássia me falou fiquei bastante aliviada!

    Pq na minha classe 80% das bailarinas são baixas é incrivel os movimentos delas são perfeitos ja as altas tem dificuldades em alguns passos q as baixas arrasam \o/

    Bom acho q vc teria q ter um pouco de respeito ao meu comentário nao se deve fazer criticas sem ao menos entender o q se passa :)

    Cássia me desculpe por responder a Émile mas eu precisava.

    Beijos

  103. Beijo, Brunelle.

    *

    Émile, realmente, ser primeira-bailarina com 1,60m de altura é difícil. Especialmente nos pas de deux, os bailarinas são bem altos. Mas sabe que já vi um vídeo em que a bailarina tinha 1,50m, o bailarina 1,80m, e não teve tanta diferença? Continue estudando, se empenhando, que quem sabe você alcance o que tanto quer na vida. Torço por você!

    *

    Vanessa, será que achei vídeos da Ana Lacerda no YouTube? Agora quero vê-la dançar!

    Beijos.

  104. A primeira-bailarina portuguesa, Ana Lacerda, é longa que nunca mais acaba! LOL E bem magrinha também, mas ela é simplesmente magnífica a dançar! E é muito apreciada a figura longílinea dela.

  105. Velhooo to vendo ke esse papo sobre “altura” da o ke falar né??

    Bem eu tenho um pouco menos ke 1,60 e me cnsidero super baixinha!!

    meu GRANDE sonho(objetivo,projeto) é ser uma primeira-bailarina! mas eu sei ke se eu nao crescer mais esse objetivo nao vai ser alcançado mas eu tenho fé!!

    Brunelle vc tem uma dadivade Deus em ser alta porque a discussão??? Cassia graças a Deus vc tem maturidade o bastante para ser uma boa mediadora… O ke a Brunelle fez nao tem um pouco de sentido, mas fazer o ke né?? pessoas assim só o tempo e kem pode responder!!!!

  106. Brunelle, primeiro, eu não sabia o seu nome e, mesmo que soubesse, eu sempre coloco o nome que a própria pessoa colocou no comentário. Assim, quem costuma ler sabe a quem estou me dirigindo. Sobre a grosseria, por esse seu comentário percebe-se que, de fato, você não é adepta disso. E se você já sofreu preconceito pela sua altura, eu já sofri por ser baixa e mais velha, há quem tenha sofrido por ser mais gordinha, outra por ser magra, outra por ter facilidade em aprender, outra por ter dificuldade em pegar os passos… Todas nós, em algum momento, já sofremos preconceitos no ballet, pelos mais diversos motivos. Nem por isso esses motivos possuem uma causa aparente, nem explicação lógica. A maioria é apenas especulação.

    Beijo.

  107. Em momento algum fui grosseira com a Lancelloti e muito menos intenção de conflitos só fiz uma simples pergunta até pq a maioria das bailarinas sao baixas e ja sofri preconceito por minha altura no ballet.
    E você ja respondeu a minha pergunta nao sabia disso mas obrigada.
    Jamais perguntaria algo tecnico pois sei que nao és professora.
    Abraços.

  108. Lara, eu nunca soube de qualquer impedimento em relação à altura para a prática do ballet. Inclusive, nas companhias profissonais de dança, são as altas que levam vantagem. No caso de duas bailarinas com a mesma capacidade técnica, tenha certeza, a alta será a escolhida. Nem vejo problemas, afinal, no caso da ginástica artística, são as mais baixas que levam vantagem. Por isso, não se preocupe com a sua altura e faça ballet tranquilamente.

    *

    Nelle e Bruuh, é o seguinte: essa minha resposta foi porque eu não quero, e nem vou admitir, qualquer tipo de rixa aqui. Você respondeu rispidamente para a Lancelloti, e eu respondi a você. Eu sou uma bailarina igual a qualquer outra aqui, não tenho conhecimento técnico e teórico para responder uma série de perguntas que me são dirigidas. Se bailarinas altas levam vantagem nas companhias profissionais, logo, a sua pergunta está respondida. Caso queira uma resposta exata, seja ela profissional ou técnica, pergunte à sua professora de ballet, porque é ela a responsável pela sua orientação.

    Beijos.

  109. Lara eu perguntei a mesma coisa para a Cássia e ela disse:

    *Bruuh, primeiras-bailarinas são altas, mas a maioria das bailarinas do mundo são baixas. Encerrada a questão.

    ^^ tbm gostaria de saber o motivo mas nao tive a resposta exata!!

  110. ~.oi meninas!!Li tudinho ai em cima!^^
    agora tenho que perguntar uma coisinha a vcs que entendem do assunto: tem qlgum problema de meninas altas fazerem ballet? sempre gostei de dançar,só que sou alta.meu peso é proporcional ao meu tamanho,e ballet é uma das danças que eu mai admiro!!
    bjO*

  111. Cláudia, eu emagreci 7kg em cinco meses de ballet, com várias aulas durante a semana. Sem dúvida, a pessoa mais indicada para dizer isso a você é uma professora, mas acredito que o ballet seria um auxílio para você emagrecer, ganhar força e postura. E se você gosta de dançar, então, é hora de começar. ;)

    Grande beijo.

  112. Olá Cássia, eu encontrei seu blog fazendo uma pesquisa sobre ballet para adultos. Eu estou pensando em fazer ballet como opção de atividade física, preciso emagrecer bastante (pelo menos 20kg), e gostaria de saber se vc acha que é possível começar a aprender com este sobrepeso, ou se é melhor emagrecer pelo menos um pouco antes. Preciso da postura e da força do ballet! Eu gosto de dançar e acho lindas as bailarinas!

  113. Gabriela, claro que é possível! :D Procure uma escola que dê aula para adultos e, principalmente, respeite quem queira recomeçar. Além disso, o ballet ajudará você a emagrecer, a se sentir mais disposta e mais feliz.

    Grande beijo.

  114. Oii eu tenho uma duvida, eu sou gorda, ja imagreci 13 kg, mas sempre amei ballet dançei uns 2 anos mas depois da separação dos meus pai engordei muito dai fikei com vergonha queria volta a dançar ballet mesmo tendo q imagrecer mais, sera que eh possivel??

    lindo lindo o blog
    beijos

    ;@@

  115. Ana Beatriz, cada vez que ouço a história de alguém que virou motivo de chacota porque dança ballet e não é magérrima, me dá vontade de juntar todo esse povo, colocar na platéia para VER o que é uma bailarina dançando. Aí soltam um “Nossa… mas que lindo, não sabia que era assim!”. Eu já comecei a pensar se isso não passa de dor de cotovelo, sabe. E ainda bem que hoje esses seus problemas já passaram… deixe que todo mundo fale! Enquanto eles falam você DANÇA! Só nós sabemos o que é colocar a sapatilha, o tutu e dançar lindamente. E essa alegria, ah!, ninguém tira da gente! :D

    Grande beijo.

  116. concordo plenamente !
    faço ballet recemtemente, e, quando falo para minhas amigas que faço ballet elas fazem caras e bocas dizendo: “você faz ballet ? com esse corpo ?!”
    e eu fico muito triste, porque acho que o que realmente importa é se eu danço bem, e isso eu faço muito bem , fui até chamada para fazer parte do grupo de dança !
    entrei em neura, pensei de ficar anoréxica, quase me tornei bulêmica. mas isso já passou.
    e agora vejo que não sou a única, e consegui emagrecer, acho que a fase que passei, foi puro pensamento nagativo e influência das pessoas….
    hoje, me sinto bem comigo mesma, independente do meu peso ou do que os outros pensem.
    beeijos queridas :*

  117. Carol, concordo plenamente com você! E não se preocupe, você emagrecerá fácil. Ano passado, em junho, eu estava com 55kg e tenho 1,48m. Terminei o ano pesando 47kg, agora meu peso varia entre 47 e 48kg. Só com o ballet, sem mexer na minha alimentação. Em pouco tempo, 1kg seu já foi embora. ;) Sem falar que o nosso corpo fica lindo.

    *

    Bruuh, primeiras-bailarinas são altas, mas a maioria das bailarinas do mundo são baixas. Encerrada a questão.

    Beijos.

  118. Acho um absurdo e totalmente incoerente uma pessoa ter o corpo como santuário, como fonte de prazer através da dança e ao mesmo tempo não cuidar dele. Muitas bailarinas profissionais ficam anoréxicas por causa disso. É uma contradição! Você precisa do seu corpo saudável para dançar. Se não comer direito, ele não vai funcionar direito! Simples assim. Uma amiga minha quase formada já fez várias dietas quase que absurdas ao invés de simplesmente comer bem e direito, porções saudáveis e médias. A dieta do vigilantes do peso, por exemplo, é ótima! Com ela e com o ballet já emagreci 1kg. Tenho 1m50 e 50 kg. Quero chegar aos 45kg e eliminar toda a gordura do meu corpo. :)
    Essa minha mesma amiga me disse que bailarinas tem que ser médias ou baixinhas….

  119. huum acho que o meu tem haver com a postura então pq tipo quando levanto a coluna sabe a barriga da um ar de que se eu melhorar a postura ela some hahaha =D

    quanto a fisioterapia eu ja faço a 1 ano ^^
    aos poucos ela fica boa tenho desvio pouco notável e meus ossos ficam aparecendo kkk parecendo uma dinossauro :p x’D
    Mas anyway

    Beijos :*

  120. Bruuh, nem sempre os pneuzinhos se resolvem com dieta e exercícios físicos, muitos deles são provenientes de má postura. Sobre o seu problema na coluna, o ballet ajuda, mas quem melhor entende disso é um fisioterapeuta. Eu faço fisioterapia há 10 meses e foi isso que colocou a minha coluna no lugar. Esse seu “probleminha” na coluna virará um problemão se você não cuidar.

    Beijos.

  121. Ahh sei tbm q logo no início do meu comentário falei dos ‘pneus’ que habitam em mim hahaha… mas não acho ruim pq os outros falam e sim pq atrapalham se você tem um corpo bom mais facilidade terá de fazer qualquer movimento! =]
    Isso você adquire com uma alimentação boa
    procure uma nutricionista não façam dietas alopradas ^^ foi o que eu fiz procurei uma profissional e claro passei a comer moderadamente!!

    Postarei uma foto no meu blog mostrando os ‘chatinhos’ visitem se quiser claro =]

    Abraços e Beijos a todas =]

  122. Por nada Querida =]
    Só tenho um pequeno probleminha com meu corpo eu tenho problema de coluna e tenho uns pneus na região chamada BARRIGA kkk mas com a volta ao ballet ficarei com o corpo ideal ^^
    Espero xD

    Eu sempre fui contra esse negócio de excluir as gordinhas do mundo e principalmente da moda claro que não estamos falando de moda mas se possível gostaria de ressaltar um detalhe: Quando vamos a um desfile iremos ver oq??

    Resposta certa- Roupas
    Resposta ridícula e errada- Modelos

    Se o propósito é vender as roupas pq nao colocar modelos gordinhas??
    Portanto Thays e Carol cuidem do corpo de vocês e ignorem comentários sem nexo seja ele chamando de magra ou seja ele gorda ok!
    ^^

    Beijos a todas!

  123. Bruuh, agora você está proporcional ao seu tamanho, sem ferir a sua saúde. E quando somos mais novas isso é normal, ser um pouco mais gordinha ou mais magrinha, depois o nosso corpo entra nos eixos. E obrigada pelos elogios ao blogue.

    *

    Thays e Carol, mas o corpo de vocês, para o ballet, é considerado o ideal. Vocês já passaram por exame de final de ano? Quando meninas magras entram, os examinadores já olham com outros olhos. No ballet, magreza é sim um diferencial, não importa o que digam. Se para vocês, em algum momento, ser magra já foi motivo de chacota, para o ballet vocês são as privilegiadas da turma. Assim como ser pequena é importantíssimo para atletas da ginástica artística. Uma professora minha da faculdade me contou com imenso pesar que teve de parar de treinar quando chegou a 1,75m de altura. Sendo assim, no ballet, quem sofre são as gordinhas… Se eu começar a contar aqui cada coisa que já vi bailarinas “mais cheinhas” ouvirem, ai ai…

    Beijos.

  124. Nossa, eu também, Thays, sempre fui magra por genética mesmo. Tem que estar bem com o seu corpo e dar a ele o seu valor: você pode prefeirir ser uma bailarina bem sucedida ou ser uma gostosa pegadora, sabe? (desculpa o termo, rs)
    Mas veja bem, você está bem com o seu corpo, nem tão magra, nem gorda. E isso não te impede de dançar e fazer o que você ama. Então não precisa mudar nada!!

    Beeijos ;*

  125. Sempre fui magrela demais por questão genética. E não imagine que na “era da geração saúde” as magrelas também não viram alvo de piadinhas. Já tentei fazer dieta pra engordar e tudo e foi com o ballet que aprendi a ver algum tipo de tipo de beleza no meu corpo que com “ajuda” das propagandas de cerveja eu nunca veria.
    Ao mesmo tempo tenho plena consciência que ser magra não quer dizer tanta coisa pro ballet quanto se propagandeia. Se vc não tiver técnica, limpeza nos movimentos, alongamento e força de sustentação não adianta nada ser um palito.
    Ballet, assim como tudo que nos propomos a fazer na vida, deve nos fazer bem! A partir do momento que vira uma tortura pra lutarmos contra nossa própria natureza é hora de repensar se devemos continuar…

  126. Concordo com você Querida Cássia ^^ quando eu fiz ballet com 14 anos eu era…. digamos uma bolinha xD mas alta por incrível que pareça ^^ hoje tenho 20 anos parei quando tinha 16 =/ por conta do R$ ¬¬ pretendo voltar esse ano ^^ mas eu sempre fiquei treinando em casa até hoje faço isso com cuidado claro! perdi quilinhos tbm graças ao ballet e a minha boa alimentação, tenho 1,71 e peso 50 kg =]

    Amei seu blog li todinho ^^ percebi que temos algo em comum o BALLET *-* ^^

    Beijos e abraços visite meu blog lá tem um post sobre minha paixão!

    :)

    1. Eu queria saber quantos quilos uma bailarina de 11 anos e 1,52m deve pesa.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s