Martha Graham, uma bailarina tardia

No corpo de um bailarino devemos, como espectadores, tomar consciência de nós mesmos. (Martha Graham)


Barbara Morgan. Martha Graham, Frontier (1935)

Martha Graham nasceu em Allegheny County (Pensilvânia/EUA) em 11 de maio de 1894.

Considerada a mãe da dança moderna, inventou uma nova linguagem do movimento. Começou a estudar na Denishawn School em 1916, escola e companhia de Ruth St. Denis e Ted Shawn. Dez anos depois, fundou a sua própria companhia, a Martha Graham Dance Company, e o centro de estudos Martha Graham Center of Contemporany Dance. Ambos existem até hoje. Coreografou 181 trabalhos ao longo da vida.

Faleceu em 1º de abril de 1991.

Fontes: Wikipedia (português), Wikipedia (inglês), NetSaber Biografias e Martha Graham Center of Contemporany Dance.

*
Se alguém se deu ao trabalho de fazer as contas, Martha Graham começou a dançar aos 22 anos de idade. Imaginem se alguém tivesse dito: “Martha, esqueça, você está muito velha para começar”.

14 comentários sobre “Martha Graham, uma bailarina tardia

  1. Que post maravilhoso!! Eu estou tão feliz, tenho 21 anos e vai começar as minhas aulas de Ballet dia 19/01/2015.
    Yuupii..

  2. Adoro os coreografias da Martha Graham. Engraçado, não tinha feito as contas. Realmente, ela começou tarde para os padrões aí. Mas que bom que ela começou.

  3. Nossa….
    estou com essa idade (22), faz 3 anos q parei o ballet por causa de um problema no calcanhar, parei no 4º ano, qro mt voltar e terminar e ainda tenho o sonho sim de ser uma grande bailarina, espero que eu consiga, mas imagino se com 16 eu fazia aula só com crianças imagine agora, tenho medo mais mt medo pq academias boas sempre acontece isso, mas n vou dxr meu sonho acabar. abs a toas e obrigada pelo blog q ajuda tantas nós. bj

  4. Olha, se vc está com receio pela idade, não esquenta com isso não. Também sou fã da Martha agora!! Comecei com 25, estou no ” terceiro ano” e tô super empolgada!!! : )
    Ballet é uma delícia!

  5. Oi, quando eu era criança muitas pessoas diziam queeu tinha talento e me incentivavam a fazer ballet, mas como minha mãe não tinha condições não fiz, hoje estou com 25 anos e sinto vontade de aprender, porém estou me achando velha será que ainda dá tempo?
    (amei seus conselhos sobre professoras está faltando verdadeiros profissionais como vc no mercado.)
    Beijos…

  6. Pah, é comum volta e meia alguma bailarina contar aqui sobre professoras como a sua. Volte ao ballet, mas com alguém que te incentive, te valorize, queria o melhor para você. Nada de alguém que não tem a menor ideia do que significa, de fato, dar aula. ;)

    Beijos.

  7. ai que bom ter visto issooo *-* achei que tava velinha pra voltar pro ballet estou com 16 ,fiz ballet 4 anos qndo era pequenaa dos 7 aos 10,mas a prof acabava comigo =( sem contar q onde eu fazia era particular e eu era bolsista…parece que ela implicava mais!

    bjs ♥

  8. Tá vendo? Há grandes chances de você ser a nova visionária da dança mundial, hehehe. :D

    (Imagina, não acho nada, mas percebe que você ama conversar sobre ballet, hehehe).

    Grande beijo.

  9. Uia! Com a mesma idade que comecei!!
    Então tenho chances! hehehe

    (Vc deve estar me achando uma psicopata compulsiva, mas não se assuste… [muito] :P)

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

