O uniforme

Quando eu comecei a fazer ballet, na escola onde estava não era obrigatório usar uniforme, até porque, as alunas geralmente faziam aulas de várias danças e passavam de uma a outra sem intervalo. Sendo assim, para não destoar entre o ballet, a dança do ventre e a dança cigana, eu usava regata e legging pretas, além da sapatilha rosa. No máximo, o coque, e olhe lá.

Mudei de escola, entrei em um curso regular e o uniforme passou a ser obrigatório.


Esse é o meu uniforme, mas essa não sou eu.

Collant preto com o logotipo da escola, saia preta, meia-calça rosa, sapatilha rosa, coque e arranjo correspondente ao ano da aluna. E, a partir do segundo ano, a sapatilha deve ter fita rosa, mesmo sendo de meia-ponta.

No começo, confesso, eu não gostava. Aliás, ainda não sou fã do collant, ele é de manga curta e me incomoda, prefiro regata. Sem falar que eu gostaria de usar os collants lindos e estilosos que existem por aí.

Porém, depois de um tempo, o uniforme passa a fazer parte da aula de ballet. Além disso, dá unidade à turma e o que se sobressai não é a roupa, mas o que as bailarinas estão fazendo. Agora, não sei se me acostumei ou se realmente passei a gostar, mas acho muito estranho quando vejo algo assim:


Mas, confesso, há momentos em que eu gostaria de fazer aula desse jeito:


Só para variar um pouco.

*
Fotos: Bailarinas.kit.net
1) Ballet, oh, ballet
2) Australian Ballet, ensaio de O lago dos cisnes
3) Karen Uphoff, Melissa Thomas e Angela Snow

23 comentários sobre “O uniforme

  1. Olá Cássia, comecei a fazer Ballet agora, também aos 27 anos, e estou amando! Felizmente quando se tem um uniforme bonito na escola é maravilhoso, como o da sua. Mas nem todas tem esse bom gosto, apesar de estarmos falando de Ballet (o bom gosto clássico). Na minha estou relutando o uso, imagina o por que, não é? Adorei seu blog.

  2. Olá Adorei este cantinho….e estou olhando par aminha sobrinha de 5 anos iniciar, pois ela sempre me pediu…
    Gostaria de saber para esta fase iniciante qual a média de valor para o uniforme completo de ballet classico…
    Abraçosss

    Lívia

  3. Sempre quis fazer ballet, sempre achei lindo, mas na cidade onde moro as escolas de ballet ficam longe da minha casa e como minha mãe e meu tinham que trabalhar nunca deu para eles me levarem, por isso eu nunca fiz. Já tenho 15 anos e já to um pouco para começar a fazer agora. :(

    1. Lorena eu começei com 16 anos ,realmente tive esse mesmo pensamento que voce ,mas acredite não está nem um pouco velha para começar ,voce vai amar !!! beiijos

    1. Melissa, este blog não é de uma escola/estúdio, mas de uma estudante de ballet. Sendo assim, nem que eu quisesse você poderia fazer aula aqui. ;)

      Beijos.

  4. Olá!
    adorei o blog! parabens!
    você acha esquisito usar collant preto, saia preta, meia presta e so a sapatilha rosa?
    não gosto da meia rosa. ,/
    mas acho que se nao tiver jeito mesmo! heheh dá pra usar o collat preto, com a saia preta e so a meia e a sapatilha rosa. concorda? ,)

    1. Gabi, particularmente, não sou fã de meia-calça preta e sapatilha rosa. Eu prefiro ambas da mesma cor. Mas nada impede que você use como achar melhor, a menos que você estude em uma escola que exija uniforme. E, claro, dá para usar sim collant e saia pretos e meia e sapatilha rosas. Até porque, vamos combinar, quando tudo é cor-de-rosa nós ficamos parecendo um algodão-doce! Hehehe.

      Beijos.

  5. … mais uma coisinha; na escola onde eu dançava era obrigatório o uso do collant; meias calça; sapatilha e coque! :) acho que era uma das coisas que eu mais gostava na escola; adoraa me vestir assim! *—–*

  6. Adorei o seu site *-* o meu sonho é fazer ballet; sempre tive vontade, fiz jazz por 1 ano mais mudei de casa e tive que parar de dançar, mais meu sonho mesmo sempre foi fazer ballet, eu fui adiando adiando e agora com 18 anos achoo que ja to meio velha pra começa a dançar outra vez! Mais eu amo ballet, choro quando assisto algum filme de dança :'( é bom poder botar pra fora e falar isso pra alguem!

    Beijos*

  7. poxa na escola que eu danço , é obrigatório o uso do uniforme!
    mais pode usar meias xadrez , pretas , ou brancas .. meia rosa é só para o baby class , sapatilha de ponta todas tem que ser rosas !mais eu gosto mt disso.

  8. Ana, converse com a sua professora, quem sabe não instituem o uniforme lá? Sobre se sentir perto de ser profissional, lembre-se, nas companhias não existe uniforme. ;)

    Beijos.

  9. Eu quero uniforme na minha escola! Se eu tivesse uniforme na minha escola eu me sentiria mais bailarina, como se tivesse mais perto de ser profissional… Pode parecer bobo, mas é verdade, mas a minha escola não é bem uma escola de formação…

  10. Fernanda, eu nunca fui fããããã de rosa, comecei a gostar mesmo depois do ballet, acho que é mal de bailarina, hehehe. Eu também acho que o melhor é fazer aula sem saia, mas talvez eu tenha acostumado. E o seu blogue é bem fofo! :D

    Grande beijo.

  11. Adorei esse post!! Bom posso dizer q amo as roupas de ballet, os collants são lindossss, a sapatilha, e eu amo rosa. Não uso saia nem shorts, na academia onde faço, o uso de roupas é livre, tem meninas que vão de leging e blusinha, eu prefiro collant, meia calça e sapatilha, o uso da saia me encomoda um pouco…
    Tbm tenho um blog, gostaria que vc conhecesse e desse sua opinião sobre o que eu escrevo.
    Adorei o seu está lindo e apaixonante!!!
    beijos.
    segue o link do meu blog.
    http://sonhodeumabailarina.blogspot.com/

  12. Thays, só o exame eu fiz sem a saia e sabe que gostei? Mas a maioria das meninas também se sentiram expostas. Eu acho bom porque conseguimos analisar melhor nossa postura. E concordo com você, também acho muito estranho quando vejo um pessoal todo descambado nas aulas. Até quando vejo ensaio de companhia me dá agonia, hehehehe.

    Beijos.

  13. Faz quase 3 anos que danço ballet e só ano passado passei a usar uniforme. Collanto preto, meia-calça rosa, sapatilha rosa e coque (sem saia ou short, o que pra mim no início foi terrível! Me sentia muito exposta).
    Hoje se não faço aula de ballet desse jeito eu estranho… sinto que falta algo pra ser realmente o ballet clássico, com toda a discipina típica.

Os comentários refletem a opinião das leitoras e dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da editora do blog.

