Cinderella

Se nos contos de fada, a Cinderella ganha da Bela Adormecida, no ballet a história se inverteu. Quantas bailarinas realmente dançam ou conhecem esse repertório?

Há várias versões: desde a primeira, em 1813, passando pela de Petipa, em 1893, até a de Ashton, em 1948.

Achei linda a sequência da Cinderella, ainda como Gata Borralheira, dançando para o quadro da própria mãe. A graça maior está na delicadeza da Alina Cojocaru, tão natural, o que raramente as bailarinas sabem fazer. Sim, há quem brilhe nas sapatilhas, mas a luz se apaga no quesito interpretação.

Alina Cojocaru em Cinderella. Para assistir à essa sequência, aqui.

E para as princesas de plantão, a Cinderella no baile, aqui.

*
Quem quiser saber mais sobre a história e as várias versões desse ballet, em inglês, clique aqui.

13 comentários sobre “Cinderella

  1. gostei muito,pois,traz a alegria da dança e
    o prazer de fazer oque mais admiravel em todos os pontos seja cultural ou pessoal.

  2. É mesmo, Carol, você adora a Alina! Eu comecei a prestar mais atenção nela de uns tempos para cá, e eu fico impressionada. Sobre os ballets, é dificíl mesmo encontrar repertórios completos. Tem uma coleção chamada O melhor do ballet (http://www.planetadeagostini.com.br/colecionavel/o-melhor-do-ballet.html), são uns 40 DVDs na coleção, mas é caro. Poxa, 40 reais um DVD que nem extras tem? Eu já falei não sei para quem, se eu fosse rica e empreendedora, abria uma distribuidora de material sobre ballet. Sério! Haveria DVDs e livros aos montes, assim a gente pararia de correr atrás das coisas e nunca achar o que precisa. E, relaxa, eu descubro as coisas no acaso. Tem muita coisa que nem imagino que exista.

    Grande beijo.

  3. Amei a Alina de Cinderella! Ela é minha bailarina favorita atualmente.

    E eu, que nunca vi quase nenhum ballet inteiro ainda!? É dificil encontrar pra baixar, alugar… E os DVDs são importados e caros!
    Tem que ficar caçando e ainda não tive tempo. Nem sabia da existência de Cinderella!

  4. Vanessa, você conhece bastante sobre o ballet Cinderella! Nossa, mas que versão mais surtada essa do DVD que você tem, não? Só de imaginar já entendi porque é horrível. E sobre a música, eu baixarei o CD do ballet e ouvirei com calma. Mas você tem razão, se Cinderella tivesse o mesmo autor da Bela Adormecida… seria tãããão diferente.

    Doce beijo.

  5. Eu gosto tanto da história da Cinderela!

    Tenho o DVD de uma versão de Maguy Marin que eu infelizmente acho horrível… Os bailarinos usam máscaras e todo o ballet é uma tolice pegada. Também já vi outras coreografias no Mezzo e acabei por decidir que Cinderela é o ballet que menos gosto, muito por culpa da música de Prokofiev que me parece… assustadora. É estridente… tão diferente de Tchaikowsky!

    Contudo vi esse pedacinho e está lindo, a Alina é realmente fofinha.

  6. Thaís, quer saber? Eu nunca sequer tinha parado para ver um trechinho de Cinderela! Eu encontrei esse porque estava procurando a variação do Cupido, de Dom Quixote, porque queria colocar algo alegre aqui. Encontrei a Alina, daí nos vídeos indicados tinha esse da Cinderela e eu amei! Mas não gostei da parte do baile. Eu tenho isso com alguns ballets, gosto só da primeira parte. Ah, mas isso não é discurso, você tem toda razão, a gente não acha material mesmo! A gente tem de se virar, baixar raridade pela internet, gastar uma nota na Amazon, ver só trechos pelo YouTube. Eu queria ser uma empresária rica e abrir uma empresa só de distribuição de material de ballet, sério. Assim a gente não sofreria tanto para encontrar material de estudo. E que livro você comprou? :D

    *

    Ana, comigo também acontece isso, de buscar vídeos e ir clicando e achando as coisas. Vou procurar a versão com a Polina, mesmo achando a Alina uma perfeita Cinderela!

    *

    Adorei, Leticia. :D E acho que todas nós, em algum momento da vida, esperamos pela mesma coisa. Aquela que entra e brilha por si mesma.

    *

    Carol, pasma mesmo! Ela consegue passar tudo pelo sorriso e os olhos, linda linda!

    Beijos.

  7. todo mundo conhece o conto cinderela melhor que bela adormecida… No ballet é ao contrário!
    Mas essa Cojocaru… Uma fofaaa! Amo muito. Uma expressão que pasma!

    beeijo

  8. Já ví alguns vídeos desse ballet. Afinal, sempre em busca de novos vídes. Ví também a Polina Semionova interpretando esse papel, mas preferi a Alina. Na foto ela parece mais uma menininha rs.

  9. Cassinha, preciso confessar que nunca vi este ballet inteiro. Mas é aquela coisa, né? Caímos sempre no discurso de que no Brasil não há divulgação do ballet e nem muito material disponível. Detalhe: para o PP, tive de encomendar um livro pela Amazon! Referências em português são escassas, espetáculos são escassos, etc… Ainda bem que temos o YouTube pra termos pelos menos uma canjinha… rs

    Beijão!

Os comentários refletem a opinião dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da autora do blog.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 392 outros seguidores