O meu grande problema do momento: a pirueta

Eu já comentei aqui sobre o meu trauma de pirueta. A última vez que havia feito uma, e malfeita, foi na minha primeira apresentação de ballet, em novembro de 2007. Mas um dia ela teria de voltar à minha vida, certo? E voltou.

Agora ela faz parte de praticamente todas as minhas aulas. Aparece no centro e na diagonal. E quem disse que consigo? A minha professora já encontrou o meu grande erro, agora a questão é consertá-lo.

O meu grande problema é fazer relevé e dobrar o joelho da perna de base antes mesmo de tirar a outra perna do chão e tomar impulso para girar. Com isso, perco totalmente o equilíbrio. E fico tão tensa que daí não consigo mesmo pensar em fazer tudo ao mesmo tempo: relevé, joelho esticado, retiré, impulso, braços, marcar a cabeça e girar. Sem falar em estar totalmente encaixada e com a barriga bem presa.

E eu desisto? Imagina. Já sei o caminho, agora preciso de muito treino e um punhado de paciência.

About these ads

56 opiniões sobre “O meu grande problema do momento: a pirueta

  1. A minha pirueta direita é, na maioria das vezes, perfeita, até consigo dar duas, na meia-ponta claro rs Na ponta ainda não fiz. Mas quando vou fazer esquerda, aí o bicho pega, fica um pouco mais complicado consegui, mas continuo tentando.

  2. Oi td bem? Eu tbm tenho panico em dar piruetas. Sinto q sempre saem na sorte, e isso eh pessimo! Gostaria de saber se alguem sabe onde comprar a pirueteira????
    Beijos

    • Carol, pesquisei e não encontrei uma loja que venda pirueteira. Aliás, faz tempo que não ouço comentarem sobre isso, talvez você encontre apenas nas feiras existentes nas competições de dança.

      Grande beijo.

    • olá neste site tem oh eu comprei e achei maravilhoso o resultado hoje consigo dar mais piruetas me preocupo apenas com marcação de cabeça e postura o resto flui normalmente

  3. Gente, Piruetta depende da pessoa!!! compre um objeto que ajuda a encontrar o seu eixo chamado ‘pirueteira’ ele te ajuda a encontra o eixo ou seja o equilibrio e treine bastante com ele, outra… não adianta fazer pirueta de joelho fechado! as pernas tem q formar o numero 4! outra mt importante o plié antes pra ele dar impulso, olhe se sua cintura esta correta, se seu braço esta correto, se seus pés estão corretos! e depois gire, fazendo cabeça! um amgo meu só conseguia fazer 2 piruetas ele treinou o ano todinho! com esse objeto a pirueteira q tem mandar fazer(encomendar) e agr ele faz 3,4,5,6! piruetas! é um progresso em tanto só se dedicar, tem videos no youtube mostrando: http://www.youtube.com/watch?v=GPkLF9aGafs Boa sorte! qualquer coisa meu face é Leonardo Donato. foto sem camisa com meu irmão do lado haha ;)

  4. Olá! Eu sou bailarina, tenho 13 anos e meu único problema é a pirueta! Por mais que eu marque a cabeça e deixo meu tronco reto pra ajudar no equilibrio, não consigo fazer! Me ajudeeem!

  5. Gente!! tenho dificuldade ao fazer os fouttes! voces tem alguma dica ????? ou so e treino mesmo?? me respondao pf! beijos

  6. Sou bailarina e faço apenas duas piruetas. Mas já estou treinando os fouettés.. gostaria de saber como fazer fouettés liiiiindos!!

  7. Gente acho tão lindo as piruetas *-*
    Meu problema era equilíbrio, mas agora já estou muito bem. Treinar faz muito bem. haha ‘
    Mas sei que ainda tenho que treinar muito, para ficar melhor ainda!
    beijos e boa sorte na vida da dança de todos vocês ai (:

  8. Nossa.. pirueta para mim era o pior pesadelo.. daí eu comecei a fazer ela decomposta pra ver se achava meu erro.. comecei a treinar minha respiração e respirar funnnnnnndo. Deu muito certo pra mim, hoje faço no máximo três inteiras en dehors, meu problema são as en dedans ahahhaha fouetté tbm, mas nada que muuuuuiiiito treino não resolva. Beijos

  9. Olá… boa tarde!

    Começei no ballet a pouco tempo.. estava lendo uns posts sobre um elastico que usam na cintura, poderia me explicar como devo usa-lo?
    (por favor se for encomodo me responde por e-mail)

  10. eu também tenho esse mesmo problema que vs,poisé eu ñ tenho nada a fazer do que tenter até conseguir*_*

  11. Olá!!!! Danço jazz a um ano e pretendo começar no ballet ano que vem… tenho 22 anos e meu sonho é chegar a sapatilha de ponta… Depois de quanto tempo de aula você subiu na ponta Cássia e como foi sua primeira aula com essa sapatilha???
    Parabéns pelo blog!!!

    • Oii ii ai vc já conseguiu a o seu objetivo? eu faço ballet a 7 ano :D

    • Marinéa, você pode fazer o elástico, se quiser. Compre pelo menos um metro de elástico largo, porque ele será usado para “prender” o seu abdome. Meça a sua cintura, depois “tire” 5 cm, esse será o comprimento do seu elástico. Meça-o, corte e costure ganchos para prendê-lo como um cinto mesmo. Pronto, pode usar. =)

      Beijos.

    • Cássia, mas esse elástico deve ter qual espessura? Tipo, é fino como uma “fitinha” na cintura, ou tá mais pra um corselet?

  12. Cássia, adorei seu post, e me identifiquei muito: comecei com idade avançada também, e tive várias dificuldades, principalmente em elasticidade, mas o giro tem sido um capítulo a parte.
    Demorei vários anos para conseguir uma pirueta dupla na ponta, e só agora, no 5º ano de ballet, sai uma tripla de vez em quando, mas o que eu aconselho é o seguinte:

    * nunca pense que sairá de primeira; o principal ao fazer giros, é ter em mente que é preciso perseverança – se tanta gente consegue, você também é capaz.
    * na pirueta, é preciso “pensar pra cima” – a postura, o joelho duro e a ponta muito esticada (no caso de sapatilha de ponta) são fundamentais.
    * quando for girar na ponta, é preciso dar uma pequena rotação, ainda com os pés no chão. Eu, pessoalmente, errava muito por querer subir o passé logo de cara, sem impulso.
    * os braços têm que fazer força um em direção ao outro, e marcar a cabeça.

    Outra coisa que eu nunca aprendi em aula, mas acabei observando nos treinos: fazer passé antes de preparar a pirueta dá um encaixe legal. Pra quem tá começando, é um bom exercício, até pegar o jeito.

    Meninas, muito sucesso sempre… e muitos giros!!!
    fla_viduedo@hotmail.com

    • Nossa Flavia muito obrigada pelos toques confesso que tenho muito medo de fazer essas benditas piruetas pois tenho medo de torcer o tornozelo e tal rs valeu mesmo agora tenho que ousar jogar o medo pro canto e seguir as dicas =D

  13. caramba.. vc diz que é só paciencia e treino.. kkk ctz vc tem mto dois dois eu me mato para fazer um duplo na ponta.. na meia faço triplo uma vez ou nunca. kkk

    boa sorte.. =]

  14. Gente, pirueta na ponta é muito difícil mais eu ainda vou conseguir…
    Quando a minha professora me disse pra eu fazer pirueta na ponta eu não consegui fiquei com muito medo de cair no chão, fiquei tipo insegura d+.
    Quero dicas de como fazer grand jete (acho que é assim que escreve) com braços fui tentar e ai a minha perna não abriu o quanto ela abria antes rs.
    Cássia,você tem msn? Se tiver me passa por favor; Beijos 1.000!

  15. Eu aprendi a pirueta na ultima aula.Minha professora falou que eu estou no eixo Graças a Deus .Eloa falou que estou otima na pirueta.

  16. Ai meu grande problema é a pirueta !
    Quero que alguém me dê uma dica de como fazer um belo fouette por favor.

  17. Fazer piruetas sempre foi muito dificiu pra mim.QUER UMA DICA???Prenda a respiraçao antes de girar!!!funcionaaaaaaaa.Treine bastante!!com muito treino vc consegue.Hoje eu ja consigo girar 3 piruetas na meia ponta.Na ponta eh muito mais dificil neh

  18. oooiiiii.
    O meu problema não é só ma pirueta,mas sim em quase td.Qando me preparo para virar a pirueta,viro um terço e caio.sem dizer q na ora que giro a minha perna muda de posicão..
    Qando é ora de abrir grande-ca tento fugikkkkk
    sigo abrir nem ficar um minuto se quer.
    as vezes penço em parar de fazer balle, mas dai lembro que tenho apenas 12 anos e que tenho muita coisa pra aprende.
    bom é só.se vc puder mandar algumas dicas para me ajudar e mandadr no meu email eu agradeço…
    bjs
    obs: me acho a pior da turma. e perco a vontade de fazer balle

  19. O meu grande problema é fazer uma pirueta. Eu faço mas, eu naum me equlibrio, e assim fica dificil.
    Eu queria q vcs me dessem umas dicas para fazer uma pirueta perfeita.
    E tambem queria saber se existe algun secredo para fazer.Meu problema não é só a pirueta, é tbm fazer o passe, e sai do passe para o rondejan.
    Bom é só espero q vcs me ensinem.
    bjs….
    Desde ja obrigada

  20. Matheus, não basta acreditar em si mesmo. Se assim fosse, não precisaríamos estudar tanto, certo? E parabéns pelas piruetas!

    *

    Paula, essas dúvidas devem ser repassadas a sua professora, ela quem deve indicar a melhor maneira de você melhorar a sua abertura.

    Beijos.

  21. Olha eu tb nao faço direito as piruetas mas me esforço muito e eutambem so sei o basico poderia me passar alguns passos e como são feitos e umas dicas se poder de como fazer uma abertura boa ta ?

    ADOREI O SEU SAITE ELE ME AJUDOU MUITO BJS TCHAU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. Eu fasso ballet a 5 ou 4 meses e no meu 2 mes já estava fazendo dupla

    e agora eu ja estou dando quadrupla

    bom pra se fazer um bom piruet tem que acreditar em si mesmo

  23. Mari, eu também faço isso, preparo antes de subir, daí que a gente não vira direito nunca. Mas fique tranquilo que com muito treino, uma hora a gente chega lá. ;)

    Grande beijo.

  24. Oi Cássia! Adorei o seu blog. Eu tb comecei tarde no ballet, depois de adulta, qdo pudia pagar pelas aulas. E ainda por cima parei diversas vezes, em virtude de estudo e trabalhos.
    O ballet é a minha paixão, já fiz outros, mas prefiro o ballet (em segundo vem a dança do ventre).
    E no meu caso a pirueta tb é um problema, tenho a tendência de preparar antes de subir (e o fouettés nem pensar, ainda, infelizmente). Vou testa a técnica da respiração.
    E as de equilíbrio tb!
    Bjs

  25. Gabriela, você leu o meu perfil em “A bailarina”? Eu comecei praticamente aos 28 anos… então, você dizer que começou bem atrasada aos 11 anos? Não, né? ;) E não pense em provar para a sua professora o quanto você é boa. Não tente provar nada para ninguém. Dance para você. Se não está feliz com ela, mude de escola, faça em um lugar onde você não pense em competir, mas conseguir fazer o melhor que puder.

    Outra coisa: na pirueta a gente sempre usa a perna para dar impulso. Quando isso não acontece, recebe um outro nome, pode ser soutenu, chassé… Eu vou separar um material sobre os passos, depois eu te mando por e-mail, tudo bem?

    E se o ballet é a sua vida, fique tranquila, você só tem a crescer na dança.

    Doce beijo.

  26. Eu tenho 13 anos vou fazer 14 e comecei a fazer ballet aos 11 anos, comecei bem atrasada mas tudo bem … eu acho.

    Ate hoje não sei o nome dos passos só sei o básico do básico do básico minha professora só olha as meninas que são boas que tem elasticidade estou doida para mudar de cidade e dançar em uma companhia de danças de verdade.

    Mas antes quero provar para ela que sou boa o bastante e todas as bailarinas tem o seu jeito de dança, sei fazer pirueta mas não daquela que usa a perna para dar o impulso…

    Eu estou pedindo na verdade que se possível vocês me mandarem o nome dos passos de ballet e como se fazem … ficarei muito feliz e eu quero que vocês saibam que Ballet é a minha vida…

  27. olá,gostaria de saber que elástica quevcs usam na barriga e se funciona mesmo?(se ñ for incomodo,mande a resposta para o meu email)

  28. Paola, agora eu entendo o sorriso das suas alunas quando vi as suas fotos no Orkut… Não basta uma professora ter conhecimento e didática, ela tem de entender o coração das suas bailarinas. Eu chorei quando li o seu comentário. Obrigada pelas suas palavras, de todo o coração.

    Doce beijo.

  29. Cássia vc já tem o essencial,a alma de bailarina e muitos conhecimentos,agora é só perseverar…”destensiona”…conecte-se com sua alma… flutue nas aulas …. respire suave… faça a pirueta serenamente…tenha certeza a sua bailarina de alma aparecerá…bjouxxxx Paola

  30. Eu tinha escrito um comentário enorme sobre essa técnica da respiração, mas deu erro na hora de postar. E agora não tenho muito tempo para reescrever ele inteiro…

    O importante é que minha prof é super atenta a respiração e eu vou pedir mais dicas pra ela sobre isso, ai eu posto no meu blog ou venho aqui comentar… O problema é que minha aula é só no sábado, e como sábado eu vou dançar no evento da igreja provavelmente só poste no domingo…

    Quanto ao elástico é uma mão na roda, eu sempre esqueço do abdomen quando preciso girar e ele ajuda muito.

    Até mais…

  31. Ana, ai, esse elástico na cintura… eu também começarei a usar, a turma inteira, aliás. Uma das meninas já usa, me dá agonia só de ver. Mas, pelo seu comentário, adianta mesmo, né? A minha professora só fala para respirar, mas não tem essa indicação precisa, sobre os momentos em que isso deve ser feito. Achei bem bacana o comentário da Carol por isso, porque a gente tem de respirar no “momento certo”. A questão é saber quando… Bacana a sua professora ser atenta a isso!

    Grande beijo.

    P.S. Fouettés são lindos mesmo, ai ai.

  32. Cássia,

    to louca pelos fouetés, mas cada coisa na sua vez… Primeiro preciso me concentrar na cabeça, que é a minha pedra na sapatilha, tenho melhorado muito, já que o abdomen firme eu superei com o elástico na cintura rsrs…

    Minha prof vive pegando no pé por causa da respiração, ela sempre diz pra respirar antes de fazer alguma coisa… A respiração ajuda a não colocar tensão onde não precisa, logo os movimentos saem melhores…

  33. Barbara, toda bailarina tem vícios. E não seja maldosa, a menina do vídeo não vira o pé completamente en dedans… ela começa totalmente en dehors e depois vira um pouco o pé de base. Mesmo assim, as piruetas dela são lindas.

    Beijos.

  34. Aaah, é normal isso! Na ponta então é uó, o corpo vicia muuito em fazer isso! Eu acho que é falta de força no pé, ou no joelho… Também tenho probleminhas com piruetas, passé en dedans, primeira posição de braços grande demais… Ah, cá entre nós, piruetas são um saco! ¬¬’
    Mas fazer o que se ninguem consegue pensar em ballet sem piruetas né?
    Beijão :*
    Obs: to indo testar essa ténica ninja de respiração aí também! *-*

  35. Carol, nem se preocupe porque você não tem vício algum, então, de tanto pensar no que fazer, uma hora o seu corpo vai “acostumar” e você fará sem pensar. O meu problema foi o vício que peguei logo que comecei a fazer pirueta. E eu também gosto de deboulé. ;)

    *

    Carol, eu não esperei para “testar” a respiração na subida do relevé. Fui fazendo logo depois de ler o seu comentário… Acredita que a pirueta saiu? Viva a Carol! \o/ Além de bailarina, tem talento para ser professora de ballet! Muito obrigada, viu?!

    *

    Ana, se você já consegue fazer uma pirueta inteira, ah!, as duplas e triplas virão logo. Já já você estará craque no fouetté, hehehe. Temos de pensar longe! :D

    *

    Jessy, o meu problema não está nos braços, tampouco em marcar a cabeça. Como falei no post, eu faço relevé com a perna de base antes de fazer o retiré com a outra perna. Meu corpo ainda não entendeu que tenho de fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Poooooooor isso eu desequilibro. Mas depois da técnica ninja da Carol, agora as piruetas vão sair, hehehe.

    Beijos.

  36. Olha, pirueta eh um calo mesmo! heheheheheh… comigo funciona se eu “empurrar o chao” e pensar num “fiozinho” me puxando pra cima! ajuda a manter o eixo e lembrar de esticar o joelho da perna de base! E lembre-se: o braço e a cabeça dao impulso pra girar varias vezes!!
    Boa sorte e nao desista!

  37. Não tem um ano que faço ballet e as piruetas me perseguem rsrsrsr…

    Odiava a pirueta, assim como o deboulé, enfim…

    Hoje, minhas piruetas estão MUITO melhores…. Até consigo fazer uma inteira uehueheuheueh Meu objetivo esse ano é conseguir fazer mais de uma…

  38. Não pode desistir não! Depois que pega o jeito, você vicia em fazer piruetas… Uma coisa que me ajudou muito foi que além de pensar em tudo isso, para aliviar a tensão, pense em respirar fundo quando subir no relevé. Você se sente bem mais leve. E na contagem do tempo, pense o número da pirueta é bem maior, como “cinco, seis, seeeeeeeeeeete, oito” (pirueta no sete)
    Entendeu?

    Espero ter ajudado. Beeijos e boa sorte!

  39. acho que meu problema na pirueta vai ser justamente isso: pensar em tudo!
    por enquanto, só faço na barra e muito meia-boca, pois ainda não tenho a tal força abdmonial. estou caprichando no debulé! rs (escrevi certo?) pelo menos nisso to bem…

Os comentários refletem a opinião dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da autora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 465 outros seguidores