A ansiedade pelo uso da ponta

Eu confesso, quando comecei a fazer ballet, além de não saber nada de técnica, também mal conhecia o restante. O meu interesse foi aumentando na medida que as minhas aulas foram avançando.

Sendo assim, nunca fui uma ansiosa pelo uso da ponta. Pelo contrário, para mim isso sempre pareceu algo distante e uma coisa que chegaria no seu tempo certo.

A questão é: a minha ansiedade chegou. Assisto a tantos ballets, leio tanto sobre o assunto, faço as aulas, fico fazendo passos pela casa, e lá estou eu com minha sapatilha de meia-ponta. Como já contei, faço o curso regular e estou no 2º ano. Usar ponta só no meio do 3º ano, ou seja, somando com as minhas aulas na outra escola, usarei ponta quando eu completar três anos de ballet clássico. É muito tempo para quem tem quase 30 anos.

Sapatilhas Gaynor Minden, o sonho de toda bailarina

Entendo, cada coisa no seu momento. Mas esperar mais um ano? Isso está começando a me angustiar, de verdade.

*
Para quem quiser namorar as sapatilhas Gaynor, ou ter a sorte de comprar uma, clique aqui.

77 opiniões sobre “A ansiedade pelo uso da ponta

  1. Cássia e leitoras, por favor me ajudem. Eu vou começar a fazer ponta esse ano e não sei qual ponteira usar! Eu vi um video do So Dança e o medico disse que pra iniciantes era melhor a de tecido. Mas pelo que eu sei, a de silicone protege mais e para mim ainda mais que vou começar esse sonho agora. Então eu preciso de ajuda. Qual ponteira eu escolho? A de tecido ou a de silicone?

    • em resposta sobre o uso de ponteiras, para iniciantes aconselho o uso de ponteiras de tecido mesmo. Ela é bem acochoada e protege bem os dedos. Aconselho tb o uso de sapatilhas mais moles. Tem algumas próprias para iniciantes. Entrem no site da própria Só Dança, Capézio ou Cecilia Kerche. As ponteiras de silicones são grandes e podem machucar. Existem algumas de silicone arredondadas e não triangulares como as usuais, q tb são boas.

    • Giovanna, tanto a de pano quanto a de silicone são boas, mas tudo depende da sua tolerância à dor e do quanto você se sente bem com cada uma delas. As de pano são mais finas e melhores para quem gosta de “sentir o pé” ou se incomodam com uma ponteira mais grossa. As de silicone protegem mais sim, e costumam ser as preferidas de quem não gosta de sentir dor. Eu uso biqueiras de silicone, porque são mais finas, mas também não me fazem sofrer. Em todo caso, o melhor é que você experimente e escolha a mais adequada para você.

      Grande beijo.

  2. Olá, eu tenho apenas 12 anos e AMO MUUUITO ballet. Eu começei aos 8/9 anos em uma das melhores escola daqui da minha cidade. depois de dois anos e meio, eu era cosiderada uma das melhores e mais esforçadas alunas da minha turma. Quando completei 11 anos, minha professora comentou que eu iria para a ponta logo, como qualquer uma, fiqueiii muuuuuuuiiito ansioosa. Certo dia, uma das minhas colegas, de 9 anos, que tinha entrado logo depois de mim, foi chamada pela professora no canto da sala e a professora pediu para que ela comprasse a sapatilha de ponta. eu fiquei muito indignada por ter ouvido aquilo. Bom, na proxima aula, lá aparece ela com a sapatilha de ponta e com a ponteira, aí a professora a ensinou a como dar nó na fita e etc.Ao acabar essa aula, eu fui até a professora e perguntei quando eu iria colocar ponta, ela me disse que só nós 13 anos eu colocaria, mas aí eu perguntei porue a minha olaga colocou se ela tinha apenas 9 anos, e tinha um certo problema no joelho, ela disse que eu precisaria fortalecer meu joelho e, enquanto eu não menstroasse, não iria colocar mesmo. eu achei isso na verdade, uma injustiça, eu fiquei muito revoltada e resolvi sair daquela escola. Fui a procura de muitas outras escolas de ballet, até que enão acabei de entrar em uma. Lá todos são gentis comigo, diferente da outra escola, me dão força, como ainda a professora de lá não me conhece direito, acho que não vou por ponta tão já. Mas sei que ela sabe o que faz, diferente de outras professoras que adiantam a própria aluna e assim podem até prejudica-lás. Eu sempre sonhei em colocar a sapatilha de ponta, e ainda sonho ! eu amo ballet, sempr coloco no youtube videos de exercicios para fazer em casa para fortalecer o pé, o joelho. como fiquei um bom tempo a procura de escola de ballet e nao me exercitava, estou meio enferrujada, e por isso me esforço ainda mais para que eu consiga atingir meus objetivos *-* eu espero que me dêem força para que meu sonho se torne ralidade ! Muuuuuiitos bbeijos para vocês aí do blog *_* <3

  3. eu começei o ballet e nao tinha intereçe pela “grade sapatilha de ponta”
    mais minhas parceiras iam as loucura para chegar lá na ponta!!
    elas iam perguntando: “daniela voce nao se interessa pela sapatilha de ponta?”
    eu respondia que nao elas comessavam a rir e com o tempo eu fui me interessando pela sapatilha hoje faço ballet ja faz 2 anos e estou chegando lá eu nao posso ver a hora!!

  4. Boom,eu uso ponta a já um tempinho e pra quem está ansiosa não fique pq dói bastante :)…. e eu sei muuito beem disso ,. Eu me arependii muito ,pq a minha professora me disse que que irria chegar em 15 dias ,mas, com tudo, só foi chegar lá pra depois de 08 MESES :( e tbm pucham mais das meninas com pontas nas escolas e etc …… há e eu só tenho 11 anos mas, pelo menos eu vou ter mais tempo pra ficar na ponta
    Um beijão …..

  5. Ola galerinha ja faço aulas de dança a 3 ano na academia espaço corpo(prof: vagner) faço jazze agora sou bailarina . Amo a dança .
    sou crista e amo dançar para Deus pois sei que minha forma de o adorar e com a dança,somos 10mulheres de 19 a 25 anos nosso gropo e o atos….. sou da comonidade Deus e fiel de Sete lagoas se vcs gostam e isso ai .Envistão em seus sonho …Que Deus possa Abençoar a vida de cada uma de vcs . espero vcs para uma visita …
    meu nome e vanessa e sou louca por juesus

  6. Eu estou fazendo balé a 3 anos e so ano que vem exatamente daqui a dois meses quee estarei na a academia de balé que eu estudo adicionou mais um ano a 2 b e eu estou loca pra chegar a ponta

  7. Olá Cássia, meu nome é Mariana e comecei a fazer ballet aos 2 anos de idade. Parei com 8 anos e agora com 15 voltei a fazer. Estou na minha primeira semana ainda, e é triste ver que perdi toda a flexibilidade que tinha antes e bastante da força. Inevitavelmente meus olhos brilham ao pensar na sapatilha de ponta, e a ansiedade de botá-la é muito grande. Mesmo que meu desempenho seja rápido, ao ponto da professora brigar comigo que estou indo rápido demais, que vou ficar toda doida. É algo meio incontrolável né ? Mas sei que preciso ir no tempo certo e respeitar os limites do meu corpo. E usar a ponta antes do tempo ? NEM PENSAR. por mais que a vontade seja grande. HAHA! Mas enquanto isso, estou feliz com meu avanço, e espero ter minha flexibilidade linda de volta. Beijos!

  8. Olá! Vou fazer 19 anos e estou indo para meu 2ª ano de ballet clássico em 2011. Entendo completamente essa ansiedade. Diferente de você, eu SEMPRE quis ir logo para a ponto e TODA aula pergunta a minha linda professora quando isso vai acontecer. No início eu pensei que iria em 2011, mas já percebi que só em 2012. Meu maior medo é não ter tempo para a dança em 2012, mas não irei desistir tão fácil assim!
    Beijão e boa sorte, bailarina!

  9. eu ja to na sapatilha de ponta e na turma de iniciado mas eu so tenho 10 anos e meu professor vai mandar um video pro bolchoi vc acha q passo?

  10. oi
    entendo bem, oq vc esta passando..pois faz 3 anos q entrei na ponta e tenho 11 anos de ballet nao via a hora pois estou com 16 anos e talvez terei q para o ballet ano q vem..fiz ate pormeça mais a minha vez chegou e agora em dezembro irei dançar pela primeira vez na ponta o meu maior sonho se realizando mais confeso estou morrendo de medo
    ah o seu dia tbm esta quase chegando beeijos força ae

  11. Querida, essa ansiedade é normal. Eu comecei a pouco tempo e sinceramente vejo que o tempo que esperei deu resultados, se houve um sofrimento tão grande no início, por causa da dor, frustação e tal, imagina, sei lá, 1, 2 anos atrás… Vc vai ver que vale a pena esperar um pouco mais e estar mas preparada, técnica e psicologicamente!

  12. Cássia, sei bem como é isso! fiz ballet quando era pequena, dos 4 aos 10 anos e não cheguei a usar ponta. Parei, casei, descasei, tive filho e só retornei há uns 4 anos atrás, e hoje estou com 53 anos e continuo assiduamente nas minhas aulas. Demorei uns 3 anos pra colocar ponta e hoje uso normalmente. O importante é não estar mto acima do peso para não forçar os joelhos, e fazer bastante exercícios para trabalhar os pés e tornozelos. A meia ponta ajuda mto para dar equilíbrio q vc necessáriamente terá q ter no uso da ponta. Agora, procure usar uma sapatilha confortável. Para iniciantes aconselho a Milleniun Young ou a Clara da Só dança (antiga Cecília Kerche), pq não são duras e vc vai pegando os macetes do uso da ponta. Use ponteiras de silicone que ajudam mto e esparadrapo nos dedos, pelo menos o início, pq bolhas virão. um gde bjo pra vc. SE quiser me add no orkut – é pelo meu nome normal ou facebook a mesma coisa.

  13. Cássia!!
    eu comecei a fazer ballet com 4 anos.. e coloquei ponta com 10 anos… faz 5 anos q eu uso e é muito melhor.. mas assim naum é do dia pra noite q a gente passa da meia ponta pra ponta .. ee afinal.. jaq esperou quase 30 anos pra colocar o q sao mais 3 anos.. hehehe
    espero q vc coloque logo.. beijos

  14. nao se preocupe!!!!!!!!!!!!! vc e igual a todas nos que iniciamos ballet. mais cedo ou mais tarde a ansiosidade vem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! tambem comprei a minha a pouco tempo e e maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Olá Cassia!
    Tenho 23 anos e sempre sonhei fazer Ballet. Só agora comecei a fazer e tenho apenas um mês de aulas. Na academia onde faço, a primeira turma de ballet adulto é voltada para os passos básicos e controle muscular/postura e então após, no mínimo, 6 meses você é direcionado para alguma turma mais avançada, dependendo do rendimento de cada aluno é claro. Eu estava procurando sites e blogs sobre Ballet, encontrei o seu e simplesmente adorei, pois depois dos 20 sempre aparece aquela dúvida chata de “será que estou muito velha?” ou “será que conseguirei dançar tão bem quanto quem faz ballet desde pequena”, entre outras.
    A ansiedade da sapatilha de pontas existia em mim antes mesmo de fazer as aulas, e eu sei que o caminho é bastante árduo até conquista-las. Eu nunca nem questionei com a minha professora quando conseguirei usá-las, mas morro de curiosidade de saber!
    Parabéns pelo blog e a partir de agora irei acompanhá-lo, e quem sabe daqui um tempo nao relato a minha primeira experiência nas pontas!
    Beijos!

  16. oie eu nem começei direito e ja estou muito ansiosa a prof me indicou outra escola pq eu tenha jeita mais eu acho meio estranho pq eu fasso 12 amanha oq vcs achameu estou com um pouco de medo pq é muitooo dificio mais fazer oq eu amuuuuuuuuuuuuuuuuuu ballet!!

  17. Ooii ;)
    Cássia ….
    segunda-feira vou usar minha primeira sapatilha de ponta ….nossa estou super feliz, feliz mesmo !!! :D
    durante todo este tempo foi tipo uma preparação pra mim . E como tem 2 apresentações e 2 competições por ano , nós já estamos ensaiando para a apresentação do meio do ano … e eu fui escolhida a melhor bailarina do grupo e também vou ser a bailarina principal da apresentação . Nossa é isso que me deixa muito feliz , em pensar em todo o esforço que fiz pra chegar até aqui esta valendo a pena ; Bom passei aqui pra dizer Obrigada pelas suas dicas e lhe perguntar se você quiser q eu conte como foi minha primeira aula de ponta , saiba q sempre estarei disposta . Obrigada de ♥ ^^
    bjus … ADOORO o seu blog !!

    • Giovanna, parabéns pelo seu início nas pontas! Se quiser, pode contar como foi, todas aqui adoram trocar informações. :D

      Grande beijo.

  18. eu tenho uma irmã de 15 anos ela fez balé durante 1 ano, enquanto eu fiz 4 anos, eu e ela entramos na ponta, e depois mudamos de academia nessa academia apenas a minha irmã ficou na ponta só que eu não. Simplesmente eu não aceitei e começei a chorar escondido e o meu sonho des dos 7 anos é a ponta e agora me vem essa noticia hoje mesmo.

    • Monique, mas explicaram o motivo? Porque se vocês começaram juntas na ponta, acabaram de mudar de escola juntas, algum motivo tem. Acho péssimo quando professoras agem assim, sem explicar claramente o que está acontecendo. Já perguntou a ela o por quê? Se, mesmo assim, você ainda não voltar à ponta, fique calma. Uma hora você irá recomeçar.

      Grande beijo.

  19. Noossaaa…q bom saber q ñ sou um alien e sim q existem muitas outras bailarinas obsecadas como eu rs’
    difissil achar uma bailarina de meia ponta q ñ sonha dormindo e acordada com a sapatilha de ponta’ rsrs

    Mas então..entrei no YouTube como seeempre p/ ver videos sobre aulas e aparesentações de ballet, aí ñ aguentei esperar ate a prox. aula p/ perguntar p/ minha prof. quanto tempo de ballet é preciso p/ ir p/ a sapatilha de ponta, fui pesquisar no google ai acabei achando este blog (mt legal)…
    Confesso q fiquei decepcionada ao saber q é em base de 3 anos…por aí, pensei q era menos q isso ;/
    eu ja tinha feito 1 ano ballet , dos 11 aos 12 ai parei e fui voltar agora com 14 ..fiquei com receio por saber q estava meio velhinha p/ recomeçar, mas oq importa é a força de vontade ñ é??!! E isso ñ me falta!! Treino todos os dias os passos em casa e desde sempre sou beem flexivél acho q isso ajuda. Mas então…vai demorar ainda p/ eu ir p/ a ponta mas vou dar o melhor de mim nas aulas, assim quando chegar a hora eu estarei bem preparada.

    PARABÉNS PELO BLOG, ACHEI MT 10*
    bjiinhoos

    • Camila, eu comecei aos 28 anos. Da minha parte, eu jamais diria que 14 é velhinha. ;) Sua professora foi bem responsável, ela está certa, você parou um tempo e não seria prudente colocá-la direto nas pontas. Tenha calma. E o melhor é isso, você está preparada e a passagem para as pontas será muito mais tranquila.

      Grande beijo.

  20. Ooiii …
    Cássia conversei com a minha professora e ela me disse que eu já tinha passado pra ponta … só que eu acho que a secretária fez uma confusão !!!
    bom mais já começou as minhas aulas de ballet … só que o meu grupo não esta usando a ponta ainda porque a professora disse que vai ter que analisar o pé de cada bailarina pra saber quais bailarinas tem colo suficiente pra usar a ponta ( porque tem muitas bailarinas novas no grupo ).
    estou tão feliz :D
    Cássia muito obrigada por estar me dando dicas, de que preciso !!!
    Bjus ¬¬’) Adoro o seu blog !!!

  21. AA… eu ainda naum a usei… Não deu tempo ainda… E o pior é que a minha aula de ponta será na quarta-feira e eu machuquei a minha unha no jazz… Não sei se eu vou aguentar subir nas pontas … =/

  22. Eu achei boa sim, apesar de ter quebrado muito rápido, eu ia pedir outra só que reforçada, amis ia demorar muito para chegar, então a minha professora mandou eu pedir a Balance… Ela é bem reforçada!! Muito duraaa!!! Eu nunca vi nenhuma da Só Dança… como a minha professora já indicou aquela, achei melhor seguir o conselho dela dessa vez rsrsrs

    Beijos…

  23. Giovanna, por que seria prejudicial? Formada aos 18 anos você pode participar de audições para companhias profissionais sem qualquer problema. E não foque sua atenção na menina de 10 anos, pense em você. ;) Fique tranquila, você não está atrasada em nada.

    *

    Isabella, muito obrigada por contar isso! Porque acontece sempre das bailarinas afoitas comprarem sapatilhas inadequadas e treinarem em casa. Você poderia ter tido uma séria lesão no seu pé e sequer conseguir usar sapatilhas de ponta, já pensou? Ponta é lindo, mas é preciso paciência e orientação. Não conheço a Adágio da Millenium, é boa? Na Só Dança há sapatilhas com palmilhas bem reforçadas, quem sabe também dá certo no seu pé. Eu uso a partner student, da Capezio, e para mim é tranquilo porque meu pé é médio, tem um colo de pé básico, hehehe. E não é forte, então sapatilha para mim tende a durar.

    Grande beijo.

  24. Eu concerteza entendo essa anciedade…
    Pra falar a verdade eu acho que eu entrei no Ballet pelas sapatihas de ponta, eu comecei a amá-lo com o tempo…
    No meu aniversário a minha mãe me deu uma sapatilha de ponta(sem a autorização ou o concentimento da minha pofessora =P), ela quis me fazer uma surpresa, porque ela sabia da minha agonia para usar as tais sapatilhas…
    Eu fazia o máximo para não colocá-las nos pés, mais eu naum resisti, por fim acabou que eu as colocava todos os dias…
    Eu sei que isso podia ter sido muitooooo prejudicial para mim, mais eu não consegui me conter…
    A sapatilha que a minha mãe comprou pra mim foi uma Partner Student da Capézio…
    Quando chegou a hora de eu realmente usar as pontas, fazer as aulas, a minha sapatilha já estava completamente quebrada… Estava tão mole que o calcanhar encostava na caixa de gesso quando eu dobrava ela na mão…
    O que aconteceu?? A minha mãe não entendia nada do assunto, chegou na loja e disse que queria uma sapatilha para uma bailarina iniciante… Porém, eu tenho muiiiitoooo colo de pé, então aquela sapatilha virou papel mesmo antes de eu fazer aulas com ela…
    A minha professora me recomendou a sapatilha Adágio da Millenium… Conhece??
    Depois de alguns meses já estava super quebrada também mais eu tive que segurar ela por um tempo por causa da prova que eu ia ter, e como eu ia entrar de férias uma semana depois da prova não compessaria eu gastar R$90,00 em outra sapatilha para usar uma semana e acabar com ela nas férias, porque eu naum ia tirar ela do pé um segundo se eu bem me conheço rsrsrs…
    Agora que as aulas voltaram a minha professora recomendou que eu comprasse a mesma sapatilha só que com reforço extra acredita??
    Moral da história: A minha mãe ao comprar uma sapatilha para mim sem a autorização da professora e sem o devido conhecimento da sapatilha adequada para o meu pé, só gastou dinheiro a toa, pois eu “estraguei” a sapatilha e não pude aproveitá-la devidamente, sem contar os riscos que eu corri, podendo ter sérias lesões pela minha falta de paciência…
    Entãoaí vai o meu conselho para quem está lendo isso:
    NÃO COMENTAM O MESMO ERRO!!!

    Beijos Cássia… Adoro seu Blog!!!

  25. cássia….
    bom este ano de 2010 …eu só vou para a ponta daqui a 6 meses…e no grupo que eu vou entrar daqui a 6 meses tem uma menina que tem dez anos e já está na ponta a um ano; e quando eu entrar pras pontas eu já vou estar com 14…e vou sair desse grupo pra ir para um profissional com 18 anos….isto é prejudicial a mim ?
    mais acima de tudo estou feliz pq é depois de só 6 meses que vou relizar o meu sonho!
    grande e doce beijo !
    obrigada desde já ;*

  26. Jéssica, só a sua professora pode dizer se você irá para as pontas. E não fique tão ansiosa… porque dóóóóóoói, hehehe. Uma coisa é forçar a meia-ponta, outra é subir na ponta. Tenha calma, o momento chegará.

    Grande beijo.

  27. Obriigada !
    Maiis uma meniina que esta na ponta disse que esse ano vou para a ponta .. aiai ?
    Estoou ansiosa .. E meu maior sonho .
    Faço tudo pra isso ando com os meus pes virados pela casa e nao sinto nada ..
    Forçam minha ponta ate o chao e parece que nen estao forçanod nao doi .
    O que vc acha vou para a ponta esse ano ?

  28. Jéssica, se as suas professoras te colocaram num nível acima, elas sabem o que estão fazendo. Sobre o uso da ponta, por que o choro e a tristeza? Tudo na vida tem o seu tempo. Elas já não disseram que você dançará na ponta? Adianta você usá-la logo e depois ter problemas no corpo ou não conseguir dançar direito porque não está preparada para isso? Tenha paciência e confie nas suas professoras. E em vez de sofrer, aproveite o que a dança proporciona na sua vida.

    Grande beijo.

  29. Eu começei o Ballet ao passado em abril , E quando chegou em dezembro emvez de eu ir para a faixa branca , eu fui para faixa rosa . E eu fazia ballet com o Baby Class e minhas profs me passaram pro intermediario . Isso é bom ?
    Choro muuito pq meu sonho e subir na ponta . Um belo dia Lá estava eu fazendo meu exercicios no centro E tinha uma amia minha na ponta levando devant ai eu fiiquei olhando diireto .. sem parar ..
    E minha prof disse clama daqui uns dias e voce ..
    E agora será que esse ano vou para poonta ?
    Minha irma tbm é bailarina mais entrou faz muito pouco tempo nen faixa ela tem .. Mais quando estamos treinando em casa ela senta nos meus pes . Sobe neles e nao doi nadiinha ..
    Ando pela casa dos os pes viardo e miinha ponta tá baixa e tortiinha .. Por favor manda a resposta pro meu email .
    Preciso saber essa resposta o mais rapiido possivel . Ja to ficando triiste e chorando . Porque meu sonho e subir na ponta . Pq todos dizem que
    eu danço muiito bem ,,e ficam admirado com o meu trabalho ..
    Beijjjjjos ..

  30. Bom eu começei a dançar balé classico com 9 anos de idade;hoje estou com 13,ou seja,faço balé a 4 anos e a cada dia estou anciosa para a ponta…

  31. Larissa, tudo depende da professora e do método que está sendo seguido. Se for o Royal, realmente, ponta só a partir do terceiro ano. Mas se a sua professora usa outro método, você pode sim usar a ponta antes disso. Se você sente dúvidas, converse com a sua professora, ela irá orientar você da melhor forma.

    *

    Adriana, eu comecei a dançar aos 28 anos, então tenha certeza que eu jamais diria a você que é tarde. Ainda mais que você é professora de educação física, trabalha com o corpo, não se preocupe. Encontre uma boa escola, compre as sapatilhas, e seja feliz no ballet. :)

    Beijos.

  32. Olá Cassia
    sabe que eu tenho a mesma ansiedade assim como qq ser humano, mas em um critério diferente tenho 23 anos e sempre sonhei em fazer ballet mas nunca pude será que já é muito tarde? sou professora de educação fisica sei que eu posso dançar mas tenho medo de já estar velha pra começar, o que vc acha
    bjus

  33. nao sei ao certó se precisa colocar a ponta com pelo menos 3 anos……., eu fazo ballet a umns 6 meses…..
    estou com a ponta estudante com 2 meses…. e agora passei para a proficional…..
    é preciso colocar a ponta depois de 3 anos…? e o por que eu coloquei a ponta ?(larissa lima .., 13 anos….)

  34. Amanda, mas que bacana a sua história com a dança! E parabéns por ter voltado, e com o mesmo professor, e ainda começar logo mais na ponta. Muito, muito bacana! :) Sim, e qualquer dia estaremos aqui falando das nossas sapatilhas de ponta, hehehehe.

    Doce beijo.

  35. E Cassia, eu sonho com a ponta a anos, danço desde meus 3 anos de idade hoje eu tenho 19, mas nao fazia ballet fazia, jazz, cigano, street, dança do ventre espanhola, fiz um pouco tempo de ballet mas nao muito, sonho com a sapatilha de ponta desde meus 12 anos de idade quando dançei no Guaira e vi umas meninas dançando, fiquei um tempo parada, UM BOM TEMPO parada, mais retornei as aulas ah uns tres meses com o mesmo professor que me deu aula todos esses anos, e ele fala que naum vai demorar muito comprei a minha essa semana! ^^ mais qualquer dia estaremos aqui, falando que ja estamos dançando muito com a nossa tao sonhada sapatilha de ponta uahua

    ^^

  36. Gabriela, já ouvi várias bailarinas comentando sobre a dor no uso da ponta. Mas se você usa há quatro anos e ainda chora de dor, isso é normal? Não seria bom você relatar isso a sua professora? Hoje em dia há sapatilhas feitas de material ortopédico, como a Gaynor, e ponteiras dos mais diversos tipos. Quem sabe assim você não sofra tanto.

    *

    Danielle, você faz aulas de ballet e tem o acompanhamento de uma professora? Sapatilha de ponta não é brinquedo e os seus pais não podem de dar de presente só porque você quer. Não importa a sua idade, isso pode causar uma grave lesão ou até problemas irreversíveis no seu desenvolvimento. Ballet é lindo, mas é coisa muito séria.

    *

    Jessyana, muito obrigada pelas palavras. Pode deixar, minha angústia já passou. ;)

    Beijos.

  37. Comecei muito cedo nas pontas, tinha apenas um ano e meio de ballet, mal tinha saido do infantil.
    e quero te dizer que tanto nas pontas quando na meia ponta a emoção é quase a mesma, então guarde essa sua angustia pois se dançares de coração chegarás lá.

  38. gosto muito do ballet tabem da sapatilha de ponta .mas queria tanto uma ,meus pais desseram que iam compra é muito legal.

  39. Olha eu estou fazendo aula de ponta Já faz 4 anos e dói muito eu tive aula hoj e chorei de dor
    mas eu não vou desistir poq é meu sonho ser uma grande bailarina ó doi muito mais vale apena . E seu tempo de entrar no grupo das lokas já ta chegandoo..Pois quem faz balé é loko poq agente só se machuca !

  40. Como a gente fala lá na turma: “Pensa que é fácil? Queeeeeem mandou fazer ballet!” Hehehe. Pense mais para a frente, Ana, quando dançar lindamente nas pontas. ;)

    Beijos.

  41. Cosette, mas que bacana! Pense pelo lado bom, você já vai começar à assistir as aulas de preparação, para a ponta é um pulo! :D Fiquei feliz com a novidade, não deixe de contar depois como estão as aulas.

    *

    Ana, você só vai esperar duas semanas, não precisa de aflição! Você já vai começar a usar ponta, calma, hehehe. E parabéns!

    Beijos.

  42. Adivinhem!

    Fui liberada para usar as pontas lol…

    Nem esperava, na hora eu encarei como se fosse algo normal, sem nada de extraordinário, mas agora eu to super empolgada.

    Só tem um problema, eu não tenho dinheiro pra comprar a sapatilha agora ¬¬

    Vou ter que esperar mais umas duas semanas pra fazer isso… Mas tudo bem, eu espero… O mais importante é que eu vou pra ponta, e nem esperava isso tão cedo…

    Ai ai…

  43. Oi Cássia!

    Não se preocupe! Eu venho aqui porque realmente é um óptimo blog e porque aborda realmente os temas que mais me tocam! ^^
    E como eu sou uma “bailarina novata” no mundo do Ballet, nada melhor do que me informar e saber a opinião de outras pessoas!

    Muito obrigada Cássia! Eu também gosto muito do meu nome, mas realmente não fazia ideia que era um nome de uma bailarina principal de repertório! Só tinha ainda ouvido falar sobre o musical de “Os Miseráveis” ^^’

    Bom, mas agora vou dizer o que tinha a dizer:

    Então, na última aula eu recebi as minhas primeiras sapatilhas de meia-ponta, e então enquanto a professora dava os ajustes nas minhas sapatilhas e via se estava tudo certo, nós tivemos a falar e eu comecei a enrolar a conversa e chegamos a falar sobre as sapatilhas de ponta! E eu disse então: “Pois, realmente as sapatilhas de pontas são muito dificeis… Para eu chegar lá ainda tenho uns bons aninhos, não é?” Olha olhou para mim e sorriu, e compreendeu que eu queria chegar a usar sapatilhas de ponta, e convidou-me para ir assistir e fazer as aulas das mais velhas, quando elas começassem o uso de pontas!

    Eu fiquei realmente feliz!´
    Talvez também comece as preparações lá para 2010, porque a professora disse que ia só começar as dar essas aulas de preparação, talvez para o ano! Sei que não vou utilizar logo as sapatilhas, pois o que eu vou assistir são às aulas de preparação, e não começar logo a utiliza-las, mas fiquei muito feliz na mesma!

    Vamos ter fé e esperança para que tudo dê certo e comecemos o mais cedo antes a preparar-nos para as sapatilhas de ponta, e talvez até utilizá-las logo!

  44. Ana, só falei dos elogios porque já vi muita bailarina se inflar e se perder por isso. O mérito, claro, é todo seu pelos elogios e que eles te sirvam para crescer e melhorar, sempre.

    Grande beijo.

  45. Cássia,

    na verdade os elogios me ajudam, eles sempre vem quando eu acho que não to bem, eles servem pra me impulsionar a querer ser melhor ainda…

    Sou uma pessoa extremamente exigente, principalmente comigo mesma… Um elogio me faz exigir ainda mais de mim… Minha prof de ballet já descobriu isso…ehuehuehueheu

    O negócio é não deixar subir pra cabeça, tenho muita estrada pela frente se quiser me profissionalizar, e não apenas no ballet, mas outros fatores que complicam a situação…

  46. Ana, bailarina e nerd deveriam ser sinônimos! A gente tem de estudar muito e sempre, além de buscar todas as informações possíveis. E cuidado com a empolgação com os elogios: eles inflam o ego, mas não suportam as sapatilhas. ;) Se quer mesmo seguir, vá em frente, faça faculdade de dança, seja bailarina profissional, dê aulas, mas guarde os elogios numa caixinha, para eles não fazerem você tropeçar no caminho, viu?! Porque é isso o que acontece com muita gente por aí.

    *

    Cosette, há tempos estou para te falar isso: você tem nome de personagem principal de ballet de repertório! Hehehe, é sério! Tudo bem, eu sei que é nome de personagem do musical “Le Miserables”, mas é que o seu nome é lindo. =) E você tem razão, o tempo passa muito rápido, logo mais 2010 está aí…

    E obrigada a vocês duas por virem aqui sempre. :D

    Beijos.

  47. Oi Cássia!

    Sim, eu também já estou como a Ana!
    Sempre que posso venho sempre aqui dar uma espreitadela! ^^
    Eu estou a pensar ganhar coragem e perguntar à minha professora então se posso vir a começar o uso de pontas algum dia! ^^

    Vais ver que não tarda nada já estarás a começar o uso de ponta! O tempo agora parece que passa tão depressa, que daqui a pouco já está em 2010 e nem dá por isso! ^^

    Enfim, desejo tudo de bom para você e para o resto das meninas!
    Beijo! o/

  48. Cássia,

    pode deixar que eu volto sim. Aliás, ultimamente estou sempre por aqui, to virando uma bailarina nerd. Na verdade sempre fui nerd em tudo rsrs, enfim…

    Precisamos trocar figurinhas a respeito de tudo, sou fanática por ballet e por dança em geral… To tão empolgada pq até a dona da academia me elogiou LOL…

    Agora eu vou me empenhar mesmo… aiai To pensando em fazer vestibular de novo, agora pra dança, vou precisar de material teórico… Falei demais já..

    Beijos

  49. Fernanda, o fato de estar prontas, como já foi falado aqui nos comentários, sequer entra em discussão. Relatei apenas a minha ansiedade. E quando entrar na ponta, volte para nos contar. :D

    *

    Ana, você também, quando entrar na ponta, volte para nos contar. :D

    Beijos.

  50. Bem, sábado eu fiquei empolgadíssima. Algumas meninas foram perguntar para a prof sobre o uso das pontas, ela disse que depende muito de pessoa pra pessoa, principalmente da dedicação e consciência corporal de cada um. Eu nem sabia que elas estavam falando sobre isso estava na fila pra perguntar sobre a respiração, e nem deu tempo. Mais tarde quando eu estava indo embora ela disse que eu não posso parar de fazer aulas, e que estou progredindo muito, e que até o final do ano estou nas pontas LOL…

  51. Oii!!
    Bom acredito que o sonho de toda bailarina é subir nas pontas dos pés…É lindo lindo, maravilhoso MESMO!! Porém temos que nos segurar qto a ansiedade, acredito que devemos estar realmente prontas para usar a sapatilha de ponta, com mta força abdominal e nas pernas o que não é fácil né!!!
    Tenho bastante facilidade para o Ballet, faz 10 meses que faço aulas de uma hora e meia 2 vezes por semana, estou na turma mais avançada e minha professora está querendo começar com alguns exercícios de ponta para a gente. Ela quer começar no próximo semestre…e agora imagina a minha ansiedadeee!!rsss….
    Mas ela disse que nossas aulas serão normais na meia ponta e os ultimos 15 minutos serão dedicados para a ponta….aiai, não vejo a hora!!!!
    Beijos.

  52. Cosette, é verdade, a gente fica imaginado como será dançar na ponta! Ai ai… E obrigada pelo incentivo, mas é mais fácil chover sorvete do que a minha professora propor o uso da sapatilha de ponta antes. Com ela, será no meio do terceiro ano, só em 2010 e ponto final. =/ O jeito é esperar mesmo…

    Doce beijo.

  53. Pois é, Cássia!
    Imagina só!
    Eu só tenho 1 semana de aulas e já me veio a ideia à cabeça de como seria bom saber já dançar muito bem Ballet, e é claro, usar as sapatilhas de ponta!
    Mas eu tenho a noção que ainda vou ter muito de trabalhar para chegar até lá, e por isso tudo virá a seu tempo!

    Não desespere mais, Cássia!
    Um dia, o seu trabalho irá ser recompensa, e quem sabe se a/o sua / seu professor/a não lhe propõe para começar a usar sapatilha de ponta mais cedo? ^^

  54. Barbara, mas como fizeram isso com você! Um mês é pouquíssimo tempo. E você tem toda razão, é importante o nosso corpo estar “preparado” para isso, para depois a gente não ter de voltar e reaprender uma porção de coisas. Ah, ela é bem bonita, vai, hehehe.

    *

    Acredito, Stephanie! Sabe que eu já cheguei a ter pesadelos com bailarinas? Eu estava muito doente, com febrão, e só via bailarinas girando, girando, girando, pensa na agonia! Também já sonhei que estava na coxia, usando sapatilha de ponta. E, não se preocupa, logo você está com o tendão tinindo! E ainda vamos comentar aqui que estamos usando pontas, você vai ver. ;)

    Beijos.

  55. Se eu te disser que hoje sonhei que dançava numa sapatilha de ponta vc acredita? hahaha
    eu faço aulas só há um mês, acredito que ainda vá demorar pra usar a ponta… ainda mais que minha professora disse que eu tenho tendão fraco e pés chatos ;/
    De qualquer forma, a gente não desiste nunca né?
    Boa sorte! Já já você chega na ponta e vai dançar muuuito!
    beijos

  56. Eu nem cheguei a passar por isso… Também entrei no ballet completamente ignorante e, ainda ignorante, fui colocada pra fazer ponta. COM UM MÊS DE AULA. Acredita em mim que foi a pior coisa que podiam fazer comigo no ballet. Porque eu não tinha força nenhuma no pé, noção nenhuma de técnica, de en dehors, de nada, quase morri de tanta dor, fazia tudo errado… Acho que é bem melhor esperar até você ter toda a musculatura preparada, porque aí você não vai ter dificuldade em fazer os passos na ponta, vai ser praticamente a mesma coisa que na meia ponta… Não adianta começar antes pra passar um tempo enorme “reaprendendo” todos os passos até deixar de ser uma inválida com a sapatilha de ponta… É isso! :)
    Beijinhos :*

  57. Carol, muito obrigada pelo conselho. Quando eu estiver lá fazendo mil exercícios para fortalecer os pés e pensar “Ai, essa ponta não chega nuuunca”, vou me lembrar das suas palavras. ;) Porque uma hora o sonho vai chegar!

    *

    Thays, pensar na pirueta só piora, porque esse é o meu ponto fraco, hehehehe. E você tem razão, um ano e meio passa muito rápido! Logo mais eu estou aqui falando que estou usando ponta. E a nova escola, você está gostando de lá?

    *

    Simoní, também não estou preparada tecnicamente para usar a ponta. E a minha professora é beeeeeeem rígida nisso. Dançar de ponta e não esticar o joelho? Mas nem pensar! Se na meia-ponta ela já não tolera… Eu entendo ela só nos colocar ano que vem, é só minha ansiedade de bailarina mesmo.

    *

    Ana, calma que a sua ponta vai chegar, hehehe. Eu gosto só de sapatilha rosa. No mááááximo salmão. Sempre acho que sapatilha colorida chama atenção demais para o pé e não para o todo. Mas muito bacana essa sua coleção, já pode lançar sua grife de sapatilhas, ó! ;)

    Beijocas.

  58. Faço ballet desde julho do ano passado, e também não estava ansiosa pela ponta até eu, no final do ano passado, comentar com a minha prof que gostaria de fazer vestibular para FAP ( Faculdade de Artes do Paraná), para dança. Ela disse simplesmente que eu passo no clássico, e que estava quase pronta para a ponta. Bem, isso fez minha vontade de ir pra ponta ainda maior.
    Estamos em abril e nada ainda, eu sei que processo é lento, mas…
    Enquanto não vou para a ponta, ternho uma coleção de sapatilhas de ,meia-ponta, das mais diversas cores, uma delas é vermelha com amarela e estou tingindo uma de roxo para um amigo. :)

  59. É verdade, acho que entendo bem pelo que você está passando, comigo acontece assim: tenho plena certeza de que ainda não estou pronta para usar a Ponta, tanto na técnica, quanto no psicológico =)
    Acho que ainda falta algo em mim no qual eu estou lutando descobrir (e conquistar!).
    Já vi alguns espetáculos amadores no qual as bailarinas usavam ponta só que com os joelhos totalmente flexionados, sem equilíbrio, sem leveza na execução dos saltos, nem precisão nos giros, e depois que comecei a fazer aula de Ballet fiquei muito mais crítica em relação a Dança em geral (acredito que todas(os) vocês são assim), e se for para “subir” na ponta quero fazer direito, não só pela estética e pela beleza, mais sim pela minha saúde também, pois sabemos os riscos que podemos correr se trabalharmos de maneira errada.
    Mais confesso que a ansiedade e a vontade existem, também já tenho idade avançada para esperar e por esse motivo me preocupo com esse assunto, pois sei que se vir a usar ponta vou ter que me dedicar bem mais do que já me dedico fazer aulas todos os dias, e isso é algo que vou ter que me esforçar pois o tempo infelizmente não é meu amigo, é difícil conciliar as coisas: trabalho, estudo e ballet… =(

    Beijos Cássia

    ;*

  60. Ah, sei bem como é essa ansiedade! Até pq quando falam em bailarina uma das primeira coisa que vem à mente é a sapatilha de ponta!
    É como se ela nos “coroasse” com o título! Sei lá! hehe
    Fiz exercícios com ponta em outra escola, mas apenas na barra. Eu fazia um relevés em casa sem barra também.
    Hj na nova escola só uso meia ponta, mas uma vez li no orkut que quem faz uma pirueta bem feita na meia ponta acha que fazer na ponta fica mais fácil… Acho que isso me serve de consolo… por enquanto!
    Mas se tranquilize pq um ano e meio passa muito rápido e logo logo vc sentirá a dor e o prazer de estar na ponta! hehe

  61. Realmente é terrível. Mas como bailarina que já entrou na ponta, você vai se arrepender dessa anciedade. Porque dói. Mas a gente consegue suportar, e vale a pena ;D
    Pensa assim: “eu tenho que melhorar minha técnica e força antes da ponta, então o que estou fazendo agora é para eu atingir meu sonho”.
    Funcionou pra mim!

  62. Então, como eu já falei aqui e lá na comunidade, eu faço curso regular, é separado por anos. Não importa se começamos crianças ou bem mais tarde, a minha professora segue criteriosamente a grade de oito anos de curso. Sendo assim, ponta só no meio do 3º ano. Como eu estou no 2º, o jeito é esperar… Já no seu caso, provavelmente você começará antes. Sorte a sua, hehehe.

    Beijos.

  63. eu tb comecei tranquila. sem ligar pra ponta. mas realmente quando vc começa a ler e a assistir mais, fica com vontade. eu estou no nível básico. nao sei se meu nível é igual ao seu. tem básico, intermediário e avançado lá na escola, para adultos. ela diz que fazemos em menos tempo do que as que começam criança. vou até perguntar na comu.
    mas eu ainda tenho um mês de aula hahaha

  64. Jessy, mas eu sequer discuti isso. É claro que temos de subir na ponta APENAS quando nosso corpo e nossa técnica estão preparadas para isso. Aliás, se eu não tivesse mudado de escola, hoje eu já estaria na ponta, mas não me arrependo em momento algum. Só relatei uma ansiedade minha, de quem já gostaria de estar usando ponta. Só.

    Grande beijo.

  65. Ola! entendo beeeeem essa ansiedade! o perigoso dela eh a pessoa se precipitar e acabar fazendo algo para o q nao esta preparado e adquirir alguma lesao… Ha professores q tb “apressam” esse momento como forma de conseguir mais alunas e/ou manter as antigas! Eh importante ter mta responsabilidade nesses casos e sempre, em qquer situaçao, analisar atraves do crivo da razao… Eu começo os exercicios de ponta mes q vem, jah comprei a minha, com todo cuidado (da Capezio q eh mais em conta), jah li varias dicas e reportagens sobre o assunto… Mas confesso q to um pouco apreensiva tb!
    Enfim: Boa sorte pra vc em cada etapa conquistada nessa jornada maravilhosa da dança!

Os comentários refletem a opinião dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da autora do blog.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 446 outros seguidores