Qual ballet de repertório é a sua cara?

Eu comentei aqui quais são os meus repertórios preferidos, aqueles que eu faria sem pensar duas vezes. Porém, eu sempre achei que há bailarinas específicas para cada papel. Nem falo aqui do aspecto técnico, porque isso é premissa básica para qualquer bailarina, mas de um certo tipo adequado para cada ballet de repertório. Ainda farei um post para contar por que eu acho a Cecília Kerche perfeita para O lago dos cisnes, mas nada a ver com La fille mal gardée, por exemplo.

Agora, e nós? Alguém já pensou em qual papel se encaixa? Se eu sonho com Dom Quixote e La Bayadère, eu entendo que não tenho o perfil para nenhum dos dois. Não tenho o vigor da Kitri, tampouco a classe da Nikiya. Eu tenho a graça e a delicadeza de Giselle.


Variação de Giselle, Alessandra Ferri, 1º ato

A história completa está aqui, mas, basicamente, Giselle conta a história da camponesa que morre após sofrer uma grande desilusão de amor, mas acaba perdoando o amado e o salva da maldição das willis.

Eu nunca havia prestado muita atenção a esse ballet, mas de uns tempos para cá, de tanto pesquisar sobre o assunto, acabei me encantando. Eu prefiro o 1º ato, quando Giselle é uma camponesa sorridente, mas passei a gostar do 2º ato, quando as willis aparecem.


Entrada de Giselle, Alessandra Ferri, 2º ato

O próximo passo é assistir ao ballet completo. Quem sabe, assim, Giselle entre para a minha lista de preferidos.

About these ads

46 opiniões sobre “Qual ballet de repertório é a sua cara?

  1. Eu amoooo o ballet Fairy Doll acho muito fofo e tambem me identifico muito com Coppelia, Herliquinade, Aurora e apesar de ser bem diferente dos outros sou apaixonada pela maléfica Odille de Cisne Negro

  2. Muito lindo o seu blog,admiro sua escolha de repertorio,como bailarina é difícil expressar cada personagem com sua personalidade,mas é assim que podemos definir qual personagem combina mais conosco,obrigada pela ajuda,agora sei que tipo de repertorio combina mais comigo,bjs.

  3. Oie!!
    Meu nome é Tayanne eu gostaria de saber qual variação é mais a minha cara!!
    Todos falam q eu giro mto e salto mto!!
    Tem alguma variação meio do meu estilo?
    Mto agradecida,
    Tayanne!!

  4. Amo La Bayadere e classifiquei ele como meu repertório favorito no meu blog, mas acho que com o meu jeito de ser e de dançar me identifico com Odette do Lago dos Cisnes. Principalmente depois que assisti Cisne Negro !

  5. Sou bailarina desde os 8 anos de idade hoje tenho 13, comecei tarde, mas bem a um mês fizemos minha primeira viagem internacional, junto com a compania, fomos convidos para danças na Venezuela o Lago dos Cisnes, fui apenas solista pois sou muito novinha para as meninas do grupo, de 16 e 18 anos, mas adoraria fazer o papel de Odile, simplesmente amo o Cisne Negro, Swan Lake não é um de meus preferidos, na verdade meu predileto é Coppelia, poucas pessoas gostam, mas também gosto muito de Carmen, pois adoro um otimoi carão na hora de dançar, Quebra-nozes, pois sempre quis fazer a Fada -Açucarada, jamais quis fazer a Clara, e Paquita *—-*, sempre quis fazer a 4th variação de paquita, mas só fiz a primeira, segunda.
    Bjbj
    MillaRayssa

  6. Olá Cássia…
    Com certeza a variação tem que combinar com o perfil da bailarina, mas eu tb gostaria de saber, se para uma competição existem algumas preferências para a escolha da variação certa?!Por exemplo: Eu tenho 19 anos,portanto,tenho que competir na categoria avançado,estou ensaiando a var. “Bodas de Aurora”(bela adorm. 3 ato-….pq segundo a minha professora combina muito comigo,uma dança meiga,adagio etc…)
    Por isso eu gostaria de saber se para competir com determinada variação,existem preferencias para cada categoria(juvenil,adulto,avançado…)Por ex.:a variação da princesa florine costuma ser mais dançada por meninas que competem em categoria juvenil ou adulto,dificilmente avançado…Pq além de muito linda é uma variação mais simples que as demais.Gostaria de saber sobre o que vc acha da minha variação(na minha categoria avançado),aos olhos dos jurados…
    Irei competir no Ballace 2012,junho,Camaçari,BA.

    OBRIGADA,UM GRANDE ABRAÇO,
    ESPERO RESPOSTAS…BJS!!

  7. amei gisele! E acho muito meigo Talismã e estou ensaiando faz alguns meses, mas não concigo encontrar nada a respeito desse repertório. Será que alguém pode me ajudar a encontrar algo?

  8. gostei muito mesmo, mas o ballet da minha kra é o passaro azul,nunca tinha visto gisele, minha amiga quem sabe vai apresentar esse ballet, desejo boa sorte atodos que apresentarão essa dança,e se vão apresentar,ensaiem muito pois cada dança nós temos que dançar como se fossemos viajar às estrelas, pois temos que dançar é com paixão!!!***

  9. Eu simplesmente amo Giselle eu gostaria de poder dancar esse repertorio mas sou muiito nova!!Bjos amei o Blog vou acessar mais vezes :*

  10. Emily, você tem razão, a Zakharova não é expressiva, mas tem uma técnica impecável. Eu já olhei torto para ela, hoje eu gosto bastante. Eu também não tenho aquele ballet de repertório que seja feito para mim… mas acho que alguns combinam com o meu perfil, como Giselle. Verei o vídeo, muito obrigada.

    Grande beijo.

  11. Oi Cássia

    Meu Ballet de repertório favorito é sem dúvida O Lago dos Cisnes.Não é bem minha cara,pois esse ballet exige grande habilidade técnica,força e resistência e como parei isfelismente com o ballet,acho q vai demorar um tempinho pra eu dançar ele,mesmo que seja no corpo de baile.
    De todos os ballets ainda naum encontrei um que me identifico,sabe,que quando eu olhe eu diga…
    Nossa!!! Parece que esse ballet foi feito pra mim…
    Com calma um dia eu sei que vou achar.Tomara!!!

    Agora,sobre o ballet Giselle,eu acho ele muito lindo e romântico,como eu disse num outro post,eu seria umas das camponesas do corpo de baile do primeiro ato se eu tivesse me apresentado esse ano.Comprei até o dvd para ver melhor os passos e ensaiar.A solista é Svetlana Zakharova.Eu gostei muito.A técnica dela realmente é incrivel.Deixa de queixo caído.
    Não é tão expressiva assim,mas dança muito e domina bem o palco como ninguém.

    Este é o endereço para vc e quem mais quizer ver a varição dela do 1º ato em Giselle do dvd que tenho.
    Espero q goste.

    Até

  12. Adoro ballet de repertório faço balé a anos e ja estou no meu 3º repertório
    Carmen
    Don Quixote
    Pássaro Azul
    E espero progredir ainda mais, e desejo boa sorte para os que já trabalham nessa área e para os que vão começar desejo um ótimo começo de trabalho.
    B.

  13. amei o site!
    giselle!dancei o ballet ontem
    1o e 2o ato
    o 2o é o mais lindo ,na minha opinião

    eu amo todos,amor por repertorios!
    mas minha prioridade de dançar,agora é variação de la bayadere(que tbm é usada pra corsario)
    harlequinade(pdd e variação) e don quixote (completo)

  14. Luana, todas essas são lindas! Mas acho Esmeralda e Fada Lilás bem difíceis, especialmente a segunda. Por isso que ela nem entra na minha lista de “dançarei um dia”, hehehe.

    Grande beijo.

  15. Linda, adorei seu blog!
    Estou dançando uma variação de Giselle chamada Pas Paysant e resolvi pesquisar mais sobre Geselle… Através de seu blog fiquei sabendo muitas coisas!!!

    bjs

  16. Liiinda !
    Adoreii eu vou fazer faculdade de dança…
    e estou vendo uns videos e adoreii esses !
    Beiijos

  17. Stephanie, desculpa, eu nem respondi o seu comentário! Eu também acho o ballet A bela adormecida lindo demais, mas você tem razão, poucas pessoas gostam tanto dele. Uma das minhas variações preferidas é desse ballet. Além disso, o que eu acho mais bacana em A bela adormecida é que há mil papéis diferentes, não é? A Aurora, a Fada Lilás, a Princesa Florine… Qualquer hora eu farei aqui um post só sobre ele, pode deixar.

    Grande beijo.

  18. O link do seu já está aqui. ;)
    Na verdade, Giselle é bem famoso sim, se você for procurar, a variação que coloquei aqui (a primeira) é uma das mais realizadas. Quebra-nozes é mais conhecido pelo público em geral, mas Giselle está ali com O lago dos cisnes e Dom Quixote, por exemplo. Eu tenho alguns ballets de repertório, pena que não dá para repassar porque são imensos! Assista a Giselle, O lago dos cisnes, Dom Quixote, La Bayadère e Quebra-nozes. A meu ver, são os obrigatórios para nós. Depois você vai pegando outros que são igualmente lindos: Paquita, A filha do faraó, La fille mal gardée (um dos meus preferidos, é uma graça!)…

    Doce beijo.

  19. vc me fez interessar por giselle. nunca tinha prestado mta atenção, talvez por nao ser tão famoso quanto o quebra-nozes. baixei uns ballets, to vendo romeo e julieta e variações do quebra nozes. baixarei giselle. beijoss

  20. Eu simplesmente AMO A bela adormecida. Não conheço quase ninguém que goste tanto dele, geralmente preferem Dom Quixote ou o Lago dos Cisnes. Eu sou apaixonada por esse repertório, é meu sonho!

    Ah, parabéns pelo blog! Muito bom!

    beijos

Os comentários refletem a opinião dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da autora do blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 464 outros seguidores