Balé ou ballet?

A única real diferença entre as duas palavras é que uma é de língua portuguesa, devidamente aportuguesa da outra, de língua francesa. Isso é muito claro até o momento em que resolvemos entrar no mundo da dança.

Eu sou revisora de textos, então, a escolha mais óbvia sempre foi a primeira. Até o dia em que comecei a dançar e perceber que nas escolas, nos textos, nos livros e afins, ballet sempre prevalecia. Afinal, a terminologia do ballet é praticamente toda em francês, onde quer que estejamos. No Brasil, nos Estados Unidos, na Argentina ou na Rússia, um plié é sempre um plié. Sendo assim, a forma francesa seria a mais utilizada.

Aos incautos, porém, um alerta: a ortografia é francesa, mas a pronúncia é em francês com gosto de feijoada. Ballet deixa de ser “balє” para virar “balé”, attitude passa de “atityde” para “atitidi”, sem falar nas palavras mais difíceis. O jeito é esquecer o biquinho e dançar.

12 opiniões sobre “Balé ou ballet?

  1. eu tinha essa noção de que Balé era em português, a academia de ballet onde eu faço, sempre é Ballet , por isso eu sempre falei ballet! mas tinha uma duvida ainda! Rsrs. agr sei como é. :D
    tô acostumada a Ballet, entãaao … Vaaamos fazer Ballet !! *.*

    beijos

  2. olá!
    gostaria de saber os valores do curso de ballel clássico.
    eu era bailarina e membro de uma cia de dança e gostaria de fazer ballet nessa academia….
    grata!
    aguardo sua resposta

    • Jeniffer, este blog é de uma estudante de ballet clássico, não de uma escola de ballet. ;) Para encontrar uma, clique no banner “escolas de ballet”, há uma lista de estúdios pelo Brasil afora.

      Beijos.

  3. AI émeio dificil msm de dize qual dos dois é o certo, sendo que “os dois estão certos”…
    eu sempre uso Ballet… mas meus amigos (mesmo nao sendo bailarinos) insistem ke eu fale balé!!!

  4. Emanuel, entendi que você adora ballet, mas não sabe se é esse nome mesmo? Hmmm… Eu não tenho uma escola de dança, portanto, não há chances de oferecer bolsas de estudo. Procure alguma escola de sua cidade para ter mais informações e, quem sabe, conseguir o que deseja. Boa sorte!

    Beijos.

  5. oi adoro muito ballet espero que o nome seja este mesmo queria saber si está dando bolsa pq eu queri a muito dança ballet bjs adoro demais ballet

  6. Querida Claudia, que bom que gostou, ainda mais porque você também é bailarina. ;) Comigo é um dilema: quando falo com as pessoas geralmente, uso balé, já no “meio da dança”, uso ballet. Qualquer hora tenho um tilt, hehehe. E, claro, eu visitarei o pePPer sempre.

    Grande beijo.

  7. querida cássia, lindo seu novo espaço… ainda mais por ser sobre ballet! é, eu sempre usei ballet… espero que seja um sucesso o blog! eu serei visita certa, claro! aproveito tb p/lhe avisar que apenas o pepperinfashion está ativo agora, pois preciso ter tempo p/atualizar sempre. lhe aguardo por lá! bjs, querida!

Os comentários refletem a opinião dos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião da autora do blog.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 464 outros seguidores